O que é o Natal

A palavra natal do português já foi nātālis no latim, derivada do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. De nātālis do latim, evoluíram também natale do italiano, noël do francês, nadal do catalão, natal do castelhano, sendo que a palavra natal do castelhano foi progressivamente substituída por navidad, como nome do dia religioso.Já a palavra Christmas, do inglês, evoluiu de Christes maesse ('Christ's mass') que quer dizer missa de Cristo. (Wikipédia)
Fim de novembro, até dezembro. Começam as promoções, propagandas, pessoas vestidas de Papai Noel. Luzinhas pela cidade, enfeites pela casa, árvore de Natal. Posts em blogs recomendam filmes e livros para a ocasião. Os canais na televisão fazem especiais natalinos. Os jornais falam do comércio, e as pessoas são entrevistadas comentando sobre a correria para comprar todos os presentes que faltam.

O que é o Natal?

"Ah, o Natal não é sobre presentes! Muitas pessoas esquecem disso. É tempo de rever seus hábitos, estar com a família, fazer o bem, estar junto. De reunir todo mundo. De fazer aquela Ceia com pessoas que você ama."

Uma resposta sensivel, alguns diriam. É, quando colocada diante das propagandas na televisão e nas ruas de promoções de Natal, ou "Natal é na loja tal", o consumismo gritando para você comprar, é sim. Mas, meus amigos, por mais sensível que essa resposta seja, ela não está totalmente correta. É legal, é importante, é bonito montar a Ceia. Porém, como disse o padre na missa do terceiro domingo do Advento, isso não é o essencial. E como tudo na vida, se algo não tiver um centro, algo que é essencial, se torna vazio. E é isso que está acontecendo. Um Natal banalizado.

O Natal é nada mais, nada menos, quando nós lembramos, vivemos e louvamos a Deus porque Ele se fez carne e habitou entre nós. Depois de um tempo ouvindo isso, pode aos poucos não despertar mais a nossa sensibilidade. E é por isso que o Advento, as quatro semanas anteriores ao Natal, e o próprio Natal existem. Para todo ano nos lembrarmos. Se você acredita em Deus, reflita comigo. Deus, o Todo Poderoso, o Onipotente, Onisciente, o Criador de tudo aquilo que existe, e cuja ausência é a origem de todo o mal. Esse Deus, tão perfeito, tipo, DEUS, assumiu a forma de uma de suas criaturas. Ele simplesmente se fez Homem. Homem, sabe? De carne e osso? Que cai, rala o joelho, sangra, sente dor, fica triste, chateado, se alegra e, como nós, ama. Mas não é esse amor desfigurado que o mundo mostra; é o Amor. E é por isso que Ele veio. Para nos salvar. Vocês conseguem imaginar isso? Conceber isso? Deus simplesmente quis vir ao nosso encontro! Depois morrer em uma Cruz e ressuscitar por nós! Depois de ter nos criado, Ele nos deu seu Amor. Tudo que o coração humano anseia. E o trocamos pelo pecado. Mas Ele veio ao nosso encontro. Nós não merecíamos. Mas tudo isso porque além de tudo aquilo que eu falei, e primordialmente por isso, Ele é Amor. Como não louvar? Como não agradecer? Como não contemplar e dedicar dias para seus mistérios?

E por que que ainda assim insistimos em olhar pro que não importa, pro que passa? C. S. Lewis mesmo dizia: "Tudo que não é eterno, é eternamente inútil", porque por mais que sejam lindos, a iluminação e a decoração, a Ceia de Natal, ou mesmo os momentos em família, tudo isso passa, a comida estraga e as pessoas morrem. No fim, restam apenas Deus e nossas almas, na Eternidade ou no Inferno. Como nós cuidamos das nossas almas? Nós cultuamos aquilo que é eterno ou aquilo que é passageiro? O que estamos priorizando? Realmente amamos Deus do jeito que dizemos? Se sim, por que é tão difícil parar alguns minutos diariamente para realmente falar com Ele, não simplesmente falar uma oração bem rápido? Por que é tão difícil ir à uma missa? Agradecer, falar Dele para os outros? E eu digo isso me incluindo na pergunta, porque pra mim também é difícil.


Alguns virão dizer: "ah, mas eu pesquisei e o Natal era na verdade para celebrar o Deus Sol no solstício". Porém, o Natal só tem esse nome, só tem a simbologia e as tradições que conhecemos por seu significado cristão. Todo símbolo têm um significado. E se o perde, se torna apenas um conjunto de traços ou matéria. É para isso que os símbolos servem: são códigos para uma mensagem. Que mensagem estamos vivendo?

E, não me entendam mal. É lindo reunir-se com a família, presentear aqueles que amamos, montar a árvore de Natal. Se o Papai Noel é um símbolo de Natal, antes existiu São Nicolau, um santo da Igreja Católica que era conhecido por presentear crianças, mas também por dar um tapa no rosto de um herege diante da proposta feita no Concílio de Nicéia de que Jesus não é Deus. Se nos presenteamos, antes presentearam Jesus os três Reis Magos. Se acendemos luzinhas, é porque antes uma estrela brilhou no Céu para avisar que veio até nós a Luz do Mundo e dirigir os reis magos. Se nos reunimos com nossa família, antes reuniram-se Maria, José e o Menino Jesus naquele presépio. Se montamos uma árvore de Natal, primeiramente Adão pecou ao comer do fruto da árvore, e, mais importante que qualquer pecado e desobediência, primeiramente Deus nos Amou. E por isso o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Para por amor nos salvar naquela Cruz, feita de madeira advinda de uma árvore. A árvore da Cruz. Um símbolo sem significado são apenas traços. O Natal é lindo, mas sem Aquele para quem Ele foi criado, se torna vazio.


Feliz Natal e que Jesus Cristo possa nascer em nossos corações!


4 comentários:

  1. Olá Clara!
    Adorei o seu post, bem informativo!

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    O Natal não é só o que costumamos dizer que ele é, existe toda uma data de reflexão, sem falar na religiosidade que ela implica. Então obviamente adorei o post.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara!
    Realmente, com tanto consumismo, acabamos esquecendo o verdadeiro significado do natal. Até mesmo eu que acredito em Cristo, confesso que as vezes perco o foco do que realmente esse dia representa. E post como esses, servem para nos acordar. Parabéns pelo texto <3

    xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto, nunca podemos nos esquecer do que realmente o natal se trata.
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena