Retrospectiva 2015 e sobre o ano

Todo ano faço um post desse tipo, mas com abordagens diferentes. Para ser honesta, estava animada com a perspectiva. Acho que gosto de escrever, de organizar meus pensamentos e sabe, "contemplar" o que vivi. O negócio é que pensar no fim de um ciclo e no provável começo de outro - vamos ver se vou passar na faculdade - é muito bom. Eu gosto de admirar e refletir, sabe? Alguns acham isso brega, mas acho que dá outro significado à vida. E é por isso que estou aqui.

2015 foi um ano diferente. Meu último ano de colégio, meu terceiro ano. Foi em 2015 que vivi pela última vez uma rotina de provas, e olha que desde o ano passado, tudo mudou, em geral. Eu já não tinha muitos trabalhos escolares, e esse ano que eu não tive mesmo. Por falar em colégio... Durante todo o meu jardim de infância e ensino fundamental estudei em uma escola, e hoje sou muito grata por lá ter estudado. E durante todo o Ensino Médio, estudei em outra, uma das maiores escolas do Ceará e do Brasil. E, agora, dependendo do que acontecer, vou começar uma faculdade. O tempo passa, meus amigos! Esse ano fiz 18 anos, sou maior de idade, estou fazendo autoescola. Foi bem louco estudar pro vestibular, mas graças a Deus, eu não enlouqueci. Mais um ano, mais aprendizado. Terminei essa grande fase da minha vida, feliz.

Minha turma de terceiro ano. M32!

Foi no meu tempo de colégio que fiz minhas grandes amizades. Afinal, foi onde passei toda a minha vida. E foi assim que conheci "As meninas". São aquelas pessoas que eu conheço desde a minha infância, sabe? E a gente não estuda mais juntas há muito tempo. Mas é chocante como nós mantemos nossa amizade. Elas são família, basicamente. Nossa relação às vezes complica, porque eu sou bem chatinha e elas também. Mas elas têm aquele toque de "sempre", enquanto durarem nossas vidas aqui na terra. Desde a infância, adolescência, idade adulta, casamento, enfim... Na minha vida. E elas são uma das razões pelas quais eu sou grata. Às meninas, Ester, Edna, Carol, Jamyle, Victória e nossa nova aquisição, Bia! Desde sempre e para sempre, né? Mais um dos muitos anos com vocês, se Deus quiser.



Durante esse ano, amizades mais antigas agregaram com amizades menos antigas e amizades novas. Enfim, o que aconteceu foi que eu tive minhas Agregadas comigo, amigas muito especiais, que me acompanharam nessa jornada e que eu amo muito. Todas eu conheci durante meu tempo no Farias Brito. Sei que posso contar com elas. Obrigada por tudo: Júlia, que conheci esse ano, mas uma ótima ouvinte e amiga; Carol, aquela amiga sempre necessária pra nos falar a verdade e cuja amizade quero sempre ter. Obrigada por estar comigo!; Laila, que me ensina o que é amizade, mesmo sabendo dos defeitos uma da outra; Larissa, tu é uma das minhas melhores amigas e muito importante pra mim. Não estudamos juntas esse ano, mas resistimos, e se Deus quiser, resistiremos ainda mais; Taís, minha irmã de caminhada, pessoa que eu confio e tão complicada quanto eu; Letícia, minha dupla desde o segundo ano, a coisa mais diferente de mim. E olha que nos chamávamos de gêmeas! Obrigada por me acompanhar e confiar em mim. Se eu me mudar pra Brasília e tu não chorar, eu te bato; Biazinha, minha companheira de palco, parceira de canto e que eu quero sempre ter comigo;  Também teve a Mari Carvalho, amiga maravilhosa que fiz ano passado e quero pra sempre na minha vida! Obrigada por mais um ano! Às Warriors, obrigada pela amizade de vocês. Ao Pedroi, obrigada por ser um amigo tão presente e por tanto ter me ajudado! #tmj. Juh, não convivemos tanto tempo, mas espero que Deus possa ser mais e mais presente na tua vida e te fazer muito feliz! 

Mariana Rolim. Há 6 anos, ela e eu. No início, uma amizade tranquila. Com as mudanças da vida, uma amizade com mais complicações. Mas vamos continuar. Vamos conseguir. Ainda acho que nossa amizade foi pensada por Deus, então, não pode terminar tão facilmente. Obrigada por todo esse tempo, por mais um ano, por tua amizade e por tudo que vivemos juntas. Vamos em frente, não é?

Durante 2015, pude ir percebendo o que são amigos, o que são colegas e o que são conhecidos. Pude ir percebendo quem tava aqui pra ficar. E que as coisas mudam, também, de forma bem concreta. É como se tivesse juntado um grupinho de pessoas que entraram na minha mudança pra um novo ciclo. Algumas pessoas ficaram, outras vieram ou voltaram. E isso embeleza a vida. Ter pessoas com você.

Agregadas: tá faltando a Lety!

E nisso entra a minha família. À medida que o tempo passa, por mais difícil que seja conviver em família, eles são aquelas pessoas que Deus escolheu pra estarem comigo pra absolutamente tudo. Porque tudo pode te deixar, mas Deus e minha família sempre vão me amar. Eu vou crescendo e percebendo que eu brigo muito (tipo, muito mesmo, a cada duas horas, por exemplo) com minha irmã. Mas aí eu vou vendo que ela é a amiga mais fiel que eu vou ter. Meus pais sabem como eu posso ser chata e enjoada, mas me amam mesmo assim. E, no fim do dia, restam nós cinco, meus pais e meus dois irmãos, pro que der e vier. Eu poderia pedir uma família melhor? Eu tenho pais que temem a Deus, e isso é tudo. E esse ano eles se tornaram Shalom para sempre. Amém!
Sendo que teve uma coisa que mudou minha vida radicalmente há algum tempo (em 2014). Essa coisa, na verdade, não é uma coisa. É, tipo, Deus. Veja bem, eu já era católica, ia à missa e tal. Mas hoje Deus faz parte da minha vida de uma forma completamente diferente. E essa é a parte mais importante desse post. Eu tô botando depois porque acho que precisava me estender mais sobre isso. Ter Deus de forma determinante na minha vida mudou tudo. Mudou como faço as coisas e como vejo o mundo. Ele transformou tudo, e pro melhor. Eu vejo pessoas fazendo propósitos, falando certas coisas, esperando outras, atentando em detalhes... E não vejo sentido. E não vou ser hipócrita e dizer que nunca liguei pro supérfluo e passageiro, porque faço muito isso. Mas, no meu coração, Deus me deu a consciência clara de que tudo que não é eterno, é eternamente inútil, como diz C.S.Lewis. Por isso que minha vida só tem sentido agora. Ela só faz sentido quando é Dele, entendeu? Eu só sou eu vivendo pra Ele. Certas coisas que me interessavam, não me interessam tanto quanto antes. Parece que as belezas do mundo e da vida são coadjuvantes e presentes que Ele me dá, pra eu pensar no eterno e ser grata. Minha família, meus amigos, minha vida profissional... É tudo detalhe. O que importa é o que Ele quer pra mim, porque é isso que me faz feliz. Como diz uma música: "Só em comunhão contigo, eu encontro a minha paz." E isso é muito verdade. O mundo vira sombra quando comparado à Luz que ilumina minha vida. 

Não me entendam mal. Eu amo viver. Eu amo ter amigos, eu amo rir, amo ir pra casa de uma amiga assistir filme. Amo ficar conversando com minha irmã. Amo observar o mar, ouvir música e dançar. Assistir um bom filme. Comer chocolate. Ler um bom livro. Tudo isso é maravilhoso e eu realmente posso contemplar e agradecer. Mas não faz sentindo viver só acumulando prazeres. Essas coisas são toques de alegria que Deus me dá. Porque felicidade é diferente de alegria! Eu posso estar triste, mas continuo feliz. Fico chateada, irritada, mas a constante tá lá. Ele é a rocha. Ele é o sempre. Ele é o que faz a diferença. Viver é maravilhoso, e mais maravilhoso é pensar que (amém!) um dia eu O encontrarei na Eternidade. 

Sendo assim, minha faculdade é importante? É. Eu quero ir pra UnB? Quero. Vou ficar chateada se tiver que fazer cursinho? Vou. Mas não é mais isso que guia minha vida. Não são meus estudos, por mais que eles sejam ainda muito importantes pra mim. Se eu estiver fazendo a vontade de Deus, por mais que doa não ser a minha, é felicidade. Eu quero ter um namorado? Quero. Mas só faz sentido se Ele quiser também. Quero sempre manter contato e sair com minhas amigas? Sim! Mas elas são minhas amigas por serem presentes de Deus. Eu posso agradecer, posso viver bem e ver as belezas do mundo, mas sempre sabendo que eu sou feliz não por uma coleção de pequenos prazeres, mas sou feliz por Alguém que é eterno. Não faz sentido depositar sua vida em pessoas e em coisas. Pessoas erram e coisas passam. Quando tais coisas passarem, minha vida passa junto. Isso parece certo?

Em 2015, Deus me deu um serviço de forma concreta. Ministério de Crisma. Me deu crismandos, pessoas que apesar de não ter acompanhado tão de perto como deveria, cresceram e disseram sim à Igreja. Mostrou Sua generosidade ao me dar mais um ano com meu grupo de oração que ainda por cima, cresceu, e passou de Lemuel para Bnei Yishael. Me fez crescer, amadurecer. Fez alguns dos dons que Ele me deu serem postos em prática, porque dom guardado não faz sentido. Me deu a graça de conhecer melhor Nossa Senhora. Fez com que eu me conhecesse melhor, percebesse meus defeitos, e que sem Ele, eu não su nada. Que ainda tenho muito a crescer, mas que Ele vai estar lá operando essas obras em mim, para o mundo. abe o que é legal em tudo isso? É que nenhuma dessas coisas que eu fiz foi em vão. Porque, pela graça de Deus, ajudei de alguma forma no crescimento de outras almas. Deus me fez participar do Seu Plano de Salvação! É pra isso que eu nasci! Pra evangelizar. Eu me encontrei, e apesar das dúvidas normais da caminhada, não fico constantemente olhando pro mundo como uma grande incógnita, assunto que alimenta tantos poetas e músicos: "Qual o sentido da vida?" A vida não é uma grade incógnita, e graças a Ele, eu posso dizer isso. E não ache que isso não é pra você! Deus chama a todos. Então, se isso tocou seu coração de alguma forma, corra! Deus te chama! Você não nasceu pra simplesmente viver um dia após o outro, esperando a próxima coisa acontecer.



Tá, esse é um blog bastante voltado pra leitura, né? Eu não li muito em 2015. Foi uma vergonha. Não tive um livro preferido. Meu filme preferido foi A Esperança - Parte 2. Sinceramente, não penso mais tanto nisso. Comecei a questionar o sentido de ter esse blog, já que na maior parte do tempo, sinto que estou falando pro vácuo. Se você leu até aqui (oi, Pedroi e Edna), obrigada por ser um amigo de verdade. O que me deixa relutante é que eu gosto de ter um local pra escrever, pra colocar pensamentos pra fora. Então, eu não sei o que vai ser em 2016. Veremos! Vou fazer metas pra 2016? Vou. Porque eu gosto de metas. Vou cumpri-las? Esperamos que sim. Não vou me iludir e achar que tudo vai mudar em um minuto, mas não quero ser a pessimista que arruina as esperanças dos outros. Temos sempre a chance de melhorar. Que venha 2016 e tudo que Deus guarda pra mim.

A todos que estiveram em 2015, obrigada. E a Deus: louvado sejas! 

1 comentários:

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena