![]() |
Avaliação: 4/5 |
Depois de ler uma resenha, coloquei este livro na minha lista de leitura. A capa traz uma associação com Eleanor & Park - que eu nunca li -, e o título provavelmente foi mudado propositalmente. Então, comecei a ler sem nem lembrar do que se tratava, esperando uma leitura bem leve, e fui positivamente surpreendida.
Amy é uma adolescente no último ano do Ensino Médio com uma doença que paralisa grande parte de seu corpo. Então não consegue falar, sofre de alguns espasmos em determinados membros, e há sempre o medo de sua mãe de que ela volte a ter uma convulsão. Matthew estudou com Amy a vida inteira, e assim como ela, ele tem os seus problemas. A diferença é que Amy é inteligente, quase um gênio, e é boa em quase tudo. Já Matthew é tímido e calado. Porém, a sinceridade de Matthew diante de Amy e de sua vida faz com que a garota logo tenha uma curiosidade com relação a ele, e ela dá um jeito de se encontrarem mais. E é assim que inicia o livro.
Logo no início, levei um susto com a condição de Amy. Não lembrava de nada do enredo, então foi uma surpresa ver que a protagonista do livro tinha certas partes do corpo paralisadas. Logo no início, descobrimos a sua personalidade, e como eu gostei dessa garota. Apesar de tudo, Amy tinha uma vida muito certa, um futuro promissor pela frente. Porém, a presença de Matthew muda suas perspectivas e o modo como enxerga a si mesma. Ela é muito forte, determinada e sincera. Matthew é muito tímido e sofre com TOC, mas, por algum motivo, ele faz essa nova amiga e se sente extremamente à vontade com ela. É lindo ver como se ajudam e como seu relacionamento cresce de forma suave, sem sentimentos jogados na cara do leitor para nós apenas "engolirmos". Isso aconteceu apenas uma vez durante o livro, mas no geral, não fez muita diferença, com tudo ficando bastante sutil e real. Amei esse ponto em particular, porque detesto histórias e personagens forçadas. Nenhuma das duas situações aconteceu. A primeira, já comentei, e quanto à segunda, o que posso dizer é que Amy tinha tudo pra ser aquelas personagens """""""""diferentes""""""""" de YA que na verdade são todas iguais, mas ela é verdadeiramente única! E isso é muito difícil de encontrar.
Quanto a Matthew, sua personalidade cresce durante a leitura e no clímax da estória, ele se mostra extremamente maduro. Suas ações demonstram a esse mundo deturpado o que é amar. Amor não é paixão, não é simplesmente querer estar perto, dar uns beijos e segurar na mão, mas é principalmente uma decisão. Além disso, ele vai ficando mais confiante, o que é muito legal de ver.
TRECHO COM SPOILER
Apesar de tudo, não gostei de como os personagens tratavam a questão do sexo, principalmente Amy. Realmente não concordo com o ponto de vista dela, principalmente quando ela expõe que vê como uma coisa tão banal quanto um abraço.
FIM DO TRECHO COM SPOILER
Informações sobre o livro
Título: Amy & Matthew
Título original: Say What You Will
Páginas: 336
Skoob
Olá :)
ResponderExcluirEu não tenho vontade de ler o livro porque peguei uns spoilers sem querer quando abri o livro numa livraria, mas adorei sua resenha!
Bjks,
http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/
Olá, esse é um livro que nunca me interessou muito, mesmo quando ele teve o seu BUM, e pela sua resenha percebo que talvez seja melhor ficar sem ler mesmo.
ResponderExcluirMas enfim, adorei a forma como você expressa sua opinião, de verdade, parabéns.
Estou seguindo e adorando o blog!
Beijos.
Tenho um blog sobre filmes, series, cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)
Eu estava muito curiosa para ler esse livro, até tinha marcado no Skoob, mas agora realmente vejo que seria uma leitura legal. Como você falou no post, é muito difícil achar personagens realmente diferentes, que sejam originais, o que é muito difícil porque parece que todo tipo de personagem foi criado. Espero poder ler um dia!
ResponderExcluirBeijo,
paraisodemenina.blogspot.com
Esse livro tbm está no topo da minha listinha <3
ResponderExcluirxoxo
http://www.amigadaleitora.com/