[Resenha] Amy e Matthew - Cammie McGovern

Avaliação: 4/5

Depois de ler uma resenha, coloquei este livro na minha lista de leitura. A capa traz uma associação com Eleanor & Park - que eu nunca li -, e o título provavelmente foi mudado propositalmente. Então, comecei a ler sem nem lembrar do que se tratava, esperando uma leitura bem leve, e fui positivamente surpreendida.

Amy é uma adolescente no último ano do Ensino Médio com uma doença que paralisa grande parte de seu corpo. Então não consegue falar, sofre de alguns espasmos em determinados membros, e há sempre o medo de sua mãe de que ela volte a ter uma convulsão. Matthew estudou com Amy a vida inteira, e assim como ela, ele tem os seus problemas. A diferença é que Amy é inteligente, quase um gênio, e é boa em quase tudo. Já Matthew é tímido e calado. Porém, a sinceridade de Matthew diante de Amy e de sua vida faz com que a garota logo tenha uma curiosidade com relação a ele, e ela dá um jeito de se encontrarem mais. E é assim que inicia o livro.

Logo no início, levei um susto com a condição de Amy. Não lembrava de nada do enredo, então foi uma surpresa ver que a protagonista do livro tinha certas partes do corpo paralisadas. Logo no início, descobrimos a sua personalidade, e como eu gostei dessa garota. Apesar de tudo, Amy tinha uma vida muito certa, um futuro promissor pela frente. Porém, a presença de Matthew muda suas perspectivas e o modo como enxerga a si mesma. Ela é muito forte, determinada e sincera. Matthew é muito tímido e sofre com TOC, mas, por algum motivo, ele faz essa nova amiga e se sente extremamente à vontade com ela. É lindo ver como se ajudam e como seu relacionamento cresce de forma suave, sem sentimentos jogados na cara do leitor para nós apenas "engolirmos". Isso aconteceu apenas uma vez durante o livro, mas no geral, não fez muita diferença, com tudo ficando bastante sutil e real. Amei esse ponto em particular, porque detesto histórias e personagens forçadas. Nenhuma das duas situações aconteceu. A primeira, já comentei, e quanto à segunda, o que posso dizer é que Amy tinha tudo pra ser aquelas personagens """""""""diferentes""""""""" de YA que na verdade são todas iguais, mas ela é verdadeiramente única! E isso é muito difícil de encontrar.

Quanto a Matthew, sua personalidade cresce durante a leitura e no clímax da estória, ele se mostra extremamente maduro. Suas ações demonstram a esse mundo deturpado o que é amar. Amor não é paixão, não é simplesmente querer estar perto, dar uns beijos e segurar na mão, mas é principalmente uma decisão. Além disso, ele vai ficando mais confiante, o que é muito legal de ver.

TRECHO COM SPOILER
Apesar de tudo, não gostei de como os personagens tratavam a questão do sexo, principalmente Amy. Realmente não concordo com o ponto de vista dela, principalmente quando ela expõe que vê como uma coisa tão banal quanto um abraço.
FIM DO TRECHO COM SPOILER

Bem, foi isso. Espero que vocês tenham gostado da resenha!

Informações sobre o livro
Título: Amy & Matthew
Título original: Say What You Will
Páginas: 336
Skoob

4 comentários:

  1. Olá :)
    Eu não tenho vontade de ler o livro porque peguei uns spoilers sem querer quando abri o livro numa livraria, mas adorei sua resenha!

    Bjks,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse é um livro que nunca me interessou muito, mesmo quando ele teve o seu BUM, e pela sua resenha percebo que talvez seja melhor ficar sem ler mesmo.
    Mas enfim, adorei a forma como você expressa sua opinião, de verdade, parabéns.
    Estou seguindo e adorando o blog!
    Beijos.
    Tenho um blog sobre filmes, series, cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  3. Eu estava muito curiosa para ler esse livro, até tinha marcado no Skoob, mas agora realmente vejo que seria uma leitura legal. Como você falou no post, é muito difícil achar personagens realmente diferentes, que sejam originais, o que é muito difícil porque parece que todo tipo de personagem foi criado. Espero poder ler um dia!
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro tbm está no topo da minha listinha <3

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena