[Resenha] Extraordinário - R.J.Palacio


Avaliação: 5/5

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Auggie é uma criança. Ele gosta de brincar, gosta de rir, gosta de doces. Mas ele nasceu com uma deformidade facial, que faz todos que passam por ele estranharem e depois fingirem que não estão encarando. Pela primeira vez na vida, ele vai frequentar a escola. Com Extraordinário, vamos acompanhar sua aventura por um mundo em que as aparências são cartão de visita.

Todo mundo fala bem deste livro, todo mundo mesmo. Quando vi que minha amiga tinha, tive que aproveitar a experiência. 

A estória não tem um super mistério, um super romance, um super mundo, personagens mágicos, nada disso. Ela vai nos contar sobre August, e tocar cada um de uma forma diferente.

Meu Deus, o ser humano julga demais. Você pode chegar e dizer pra mim que "o que importa é o coração", mas quando vê uma pessoa com uma aparência no mínimo diferente ou não igual ao padrão de beleza instituído da sociedade, você estranha, para dizer o mínimo. Mas conhecer Auggie me fez pensar como o mundo é injusto. É uma pessoa normal, que por uma síndrome genética, não nasceu conforme os padrões, e que por isso é excluída. Quantas pessoas maravilhosas como o August nós podemos ter perdido na vida por julgarmos somente pelo rosto? Quantas vezes deixamos de nos colocar no lugar delas, imaginar como é se sentir sozinho e excluído todos os dias? Quantas já excluímos por motivos bem menores? Quantas vezes fomos mesquinhos? 

A gente conhece pontos de vista diferentes, desde o Auggie até o namorado da irmã dele. A linguagem simples da autora leva-nos a conhecer o cotidiano dessa família nem um pouco convencional, que tem que viver com o que para alguns é um fardo, e para outros é uma benção. O maior amor humano do mundo (fora o de Deus, apesar de Jesus ser humano, mas enfim) é o dos pais, e com Extraordinário você vê o que é aquele amor incondicional. E essa história me faz refletir sobre o aborto, sobre essa necessidade do mundo de ter pessoas perfeitas. Parece a mania da eugenia de Hitler! Ou você era como ele determinava, ou merecia ser morto. E isso se aplica perfeitamente àqueles que defendem o aborto às crianças que estão com alguma deformidade. Um indivíduo com Síndrome de Down é tão humano quanto eu. Você o mataria? E é tão humano quanto um bebê anencéfalo. Mesmo que a vida dele dure 5 horas, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. É o sexto mandamento: Não matarás.


Informações sobre o livro
Título: Extraordinário
Título original: Extraordinary
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Skoob
Comprar: Cultura ♥ Fnac



5 comentários:

  1. Não consigo me interessar por esse livro. Acontece que eu tenho um grande problema com livros que falam de assuntos reais, ou histórias mais sérias. Porque eu leio mesmo com o intuito de fugir da realidade e por isso normalmente só gosto de distopias, sobrenaturais e etc
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Já vi tantas resenhas sobre esse livro, ele parece ser muito bom e também mostrar uma lição de vida para quem lê, gostei da resenha.

    Blog:http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu doida para ler esse livro!
    Olhei tanto ele na Bienal daqui da minha cidade, mas infelizmente ele tava de 40 reais nos standes. Acredita? Pois é, nem eu.
    Só leio resenhas espetaculares e minha vontade só cresce.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É exatamente isso esse livro: a vida. A realidade. E é abordado de uma maneira maravilhosa! Esse livro é incrível e que todos deveriam ler.
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  5. Oie Clara
    sou apaixonada por este livro, e pelo protagonista.
    Apesar de ser um tema muito tenso, como o bullying que o menino sofre na escola, ela aborda de uma forma tão leve, que não tem como nao se apaixonar.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena