[Resenha] O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern


Avaliação: 2.5/5

Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.
Tamara Goodwin tem 16 anos. É filha de pais ricos, e tem tudo que poderia querer. Mas para o seu pai, todo aquele dinheiro não foi a solução, e sim um problema: após ter se afundado em dívidas, se suicida, deixando sua filha e sua esposa sem nada. A única solução é se mudarem para a casa da madrinha de Tamara, e o que deveria ser uma mudança no mínimo desagradável, se torna uma grande surpresa. Um dia, em uma biblioteca ambulante, ela encontra um livro. À princípio, ele estava todo em branco, mas depois aparece com anotações em sua caligrafia. Mas do dia seguinte.

Dentre os lançamentos de fevereiro, esse era o que eu mais queria ler. Que fala sobre um livro mágico já é certo, e histórias de fantasia me atraem muito. Mas, infelizmente, elas não foram alcançadas.

Primeiro: páginas demais de "introdução". Sempre havia um suspense, mas achei que demorou muito para que acontecesse alguma coisa concreta, um nó que a personagem precisasse desfazer. Até deve ter sido necessário explicar tudo, mas para o leitor, fica cansativo. Sem falar que a história deveria ser sobre um livro mágico, mas o livro não trata sobre ele. É como se ele fosse deixado de lado. Para completar, o final ficou no mínimo aberto.

Passando para os pontos positivos, o autora soube trabalhar o suspense muito bem. As coisas que aconteciam com Tamara eram dignas de um filme que te deixa intrigado. Os personagens eram interessantes, principalmente sua madrinha: o livro todo você percebia que tinha alguma coisa além do que aparentava ser. No fim, o enredo se revelou bom e interessante. O grande problema foi a forma com que foi trabalhado. Apesar de tudo, o livro tem uma mensagem muito legal: nossas ações têm consequências. Cada dia com seu cuidado, mas isso não é desculpa para fazer o que quiser, na hora que quiser. Quando o arrependimento chegar pode ser tarde demais.

Falando da diagramação, as letras são grandes, mas comparando a capa original com a brasileira, a original é super linda. Acho que deveriam ter deixado a mesma.

Bem, espero que tenham gostado. Não esqueçam de comentar suas próprias percepções sobre a resenha, ou até mesmo sobre o livro. Até a próxima!


Informações sobre o livro:
Título: O Livro do Amanhã
Título original: The book of tomorrow
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 367
Preço: Cultura ♥ Saraiva ♥ Leitura ♥ Fnac
Adaptações cinematográficas: -








18 comentários:

  1. Oi..
    Eu peguei ele pra ler, mas acabei lendo outro. Livros que demorem a ser iniciados mesmo isso pra mim pesa um pouco, pois acho que o início tem que ser envolvente para fazer o leitor ir mais além. Gosto de doses de suspense nas tramas, e claro quando são bem resolvido é melhor ainda..è ruim quando dos lançamentos aquele que mais esperamos não nos agrada.

    Uma ótima semana!
    Ensaios de uma Leitura :)

    ResponderExcluir
  2. Clara tive as mesmas impressões que você. No começo eu estava empolgado e o começo realmente foi digno de um espetacular livro de fantasia, mas aí depois ele cai e vira um completo mimimi da protagonista tentando se entender e conhecer e no final o livro se prova ser uma porcaria. Na boa? E o livro mágico lá? A autora nem sequer se pronunciou a respeito dele, disse como funciona e tal's. Foi um livro regular, mas muito mal planejado.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada da Cecelia, mas quero ler logo. Pena que suas expectativas não foram alcançadas, é tão chato quando isso acontece. Tenho ele em casa para ler, mas ainda não sei se ele furará a fila. Quero ler antes P.S. Eu te amo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, P. S. Eu te amo é bem falado. Gostaria de lê-lo também.

      Excluir
  4. Oi Clara, tudo bem?
    Olha, juro pra você que eu tentei ler esse livro. Só que eu estava em um período de ressaca literária e o livro não engrenou de jeito nenhum. Acabei abandonando, infelizmente. :( Não fez tanto meu estilo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e eu gosto que só de fantasia, mas esse livro...

      Excluir
  5. Eu também esperava mais desse livro.
    Pela ideia e toda a história criada tinha tudo para ser bom, mas acho que o tema acabou sendo mal aproveitado. A história sobre o livro ficou um pouco de lado. Uma pena.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi flor (:
    Não tive oportunidade de ler esse livro ainda, e fico muito triste que uma proposta interessante como a que ele apresenta tenha sido mal abordada. Apesar de tudo, parece ser uma estória divertida.

    Beijinhos, Mallú Ferreira
    Colunista do Livros, leituras e afins.
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee =)
    Pena que esse livro não é mais, achei que fosse, mas lendo a tua resenha estou vendo que não :| espero que quando tiver oportunidade de ler, venha gostar mais que você.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  8. Dos livros dessa autora esse foi o que mais tive vontade de ler quando saiu, mas dai comecei a ler as resenhas e fiquei meio que decepcionada com ele. :/
    Gosto da sinopse e da ideia central dele, mas pelo visto a autora se perdeu em desenvolver algumas coisas.
    Paciência, né? hehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro é linda, faz tempo que quero lê-lo.
    Essa é a primeira resenha que leio, uma pena essas
    decepções com o livro, tinha tudo para dar certo,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho um pouco de trauma com a Cecelia, amei P.S. Eu te amo e nem consegui terminar o primeiro capitulo de A Vez da Minha Vida. Ainda tenho esperanças com este livro, e concordo com você em relação a capa brasileira. Parabéns pela resenha.

    Abraços,

    Alisson
    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A primeira vez que vi esse livro, achei ele interessante, mas ao longo das resenhas que fui lendo perdi a vontade e fiquei um pouquinho desiludida. Então acho que não vou ler :s
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena