[Curiosidades] O primeiro livro impresso no mundo


     Talvez vocês já tenham feito essa pergunta para si mesmos: "Qual foi o primeiro livro do mundo?" ou algo do tipo. Estive pesquisando, e aqui tenho uma resposta. Bem, e explicações.
      Em 1442, na Alemanha, Johannes Genfleisch Gutenberg inventou a imprensa, que possibilitou a impressão de documentos como livros e jornais. Essa invenção proporcionou algo chamado tipografia. Os elementos que serão impressos ficam em relevo na matriz e é passado a tinta sobre eles, sendo impressos mediante pressão sobre o suporte.

Tipografia

     Estava pesquisando e vi que as pessoas diziam que o primeiro livro impresso foi uma versão Bíblia, em 1455. Mas outras fontes relataram que não. O primeiro livro impresso está em Seul, na Coreia, feito com tipografia, técnica mostrada acima. Ele foi impresso cerca de 80 anos antes da Bíblia, acreditam? 
       "Em julho de 1377, os religiosos Seokcan e Daldam utilizaram tipos móveis metálicos para imprimir o Jikji, um trabalho do monge coreano Beagun Hawsang, que, em 1372, compilou, em dois volumes, os ensinamentos essenciais do "Seon" – nome coreano para o Zen Budismo. Este seria então o mais antigo exemplar de um livro produzido com tipos móveis." - Trecho de Spiritus Litterae
      Quanto a Bíblia, aquela impressa em 1455 com a imprensa de Gutenberg, achei umas informações interessantes com relação à ela:
Foi impressa folha a folha, no formato de 38 cm x 50 cm. Tinha 1286 páginas e foi composta por fontes góticas, em letras grandes, pois na época não existia regras para corpo de texto. Feita em duas colunas, 42 linhas cada, impresso nas cores preto e vermelho, divida em 2 volumes, e tiragem de 180 cópias. Graças a perfeição desse livro, é considerado a maior obra das artes gráficas. Para isso, Gutenberg também criou o molde para fundir as letras no metal com a mesma altura, criou a tinta que adere ao metal e que permitiu imprimir com seus tipo, e criou a prensa que lhe permitia uma produção por hora de 20 cópias. - Chocoladesign (texto modificado ao original)
 
      
Fontes: Primavera Editorial, Spiritus LitteraeUOL Educação, Chocoladesign, Yahoo Respostas, Wikipédia e Google Imagens.

Espero que tenham gostado das informações! Já era de conhecimento de vocês?


2 comentários:

  1. Eu já tinha lido a respeito :D
    Mas nunca deixa de ser interessante neh? haha
    A evolução do primeiro "pergaminho" para os de papeis de hoje. :D
    PERFEITO, Adorei o post, super legal ;)
    Estou lhe seguindo, segue meu cantinho se gostar também ?
    papeldeumlivro.blogspot.com

    Sucesso sempre, feliz Natal, beeijão ;*

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Sigo sim ;) Pra você também!

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena