[Resenha] Coraline - Neil Gaiman

Avaliação: 4/5
Depois de ler O Oceano no Fim do Caminho, do mesmo autor, fiquei fascinada pela criativa e totalmente diferente escrita de Neil Gaiman. Então, fui falar com a Lu Tazzinazzo de Aceita um Leite?, que é uma apaixonada pelo escritor, e pedi recomendações de outros livros para ler. Ela respondeu, por sua vez, que eu deveria começar por Coraline. E assim fiz.

Talvez muitos de vocês conheçam a história pelo filme. Eu sou uma dessas. Porém, não lembrava de muitos detalhes, o que foi de muita ajuda ao ler o livro. Para aqueles que não sabem de nadica de nada, aqui vai um pequenino resumo: Coraline acabou de se mudar com os ocupados pais, e em uma das suas explorações pela casa devido ao extremo tédio que sentia, ela encontra uma porta que dá para uma parede de tijolos. Porém, no meio da noite, ela vê uma sombra para lá se movendo. E percebe que a porta dava, sim, em outro lado. E o que ela ali encontrou é um mistério que você só descobrirá lendo o livro.

O que mais me maravilha em Neil Gaiman é como o que ele escreve é totalmente diferente de qualquer coisa que você vá ler. Procure em todos os escritores de ficção, fantasias, sci-fi, o que for, e provavelmente não encontrará nada tão original. São coisas estranhas, diferentes, mas que fazem dos universos criados por eles totalmente únicos. Foi o que senti em O Oceano no Fim do Caminho, e também em Coraline. As suas personagens, criaturas e ambientes são curiosos, assustadores, espertos, diferentes, um por um, ou tudo ao mesmo tempo. Coraline, por exemplo, é uma criança extremamente corajosa - com o dobro da coragem que eu não teria mesmo hoje, com o dobro de sua idade. 

A leitura só não foi mais prazerosa porque já tinha uma ideia do que aconteceria, e por experiência própria, tirei uma estrela. De qualquer forma, valeu muito a pena, com trechos que me fizeram refletir sobre seu verdadeiro significado e quotes que valeram estar aqui na resenha. 

Uma pedra igualzinha uma rã, e uma rã igualzinha uma pedra.

(Será que as duas eram rãs? Ou as duas eram pedras? É o tipo da coisa!)

Bem, foi isso. Espero que tenham gostado! Deixem comentários do que acharam da resenha e se já leram Coraline ou algo do Neil Gaiman. Até a próxima!

Você realmente não entende, não é? Eu não quero tudo que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo que se deseja? Em um piscar de olhos e sem nenhum sentido. E daí? (Coraline)



6 comentários:

  1. Tenho uma amiga em um grupo de amigo secreto que está louca pra ganhar este livro, e ela fica toda hora falando nele, mas eu nem tinha parado pra ver sobre e agora lendo sua resenha decidi que eu tbm quero este livro .... hahahaha

    Xoxo

    ResponderExcluir
  2. Oie =)

    Eu tenho uma relação de amor e ódio com o Neil Gaiman rs... mesmo não gostando muito da forma como ele constrói a história não consigo parar de ler os livros dele assim que começo.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Todos adoram esse autor e estou louca para ler algo dele, e talvez começar por essa obra fosse uma boa. E é bom saber que a escrita dele é gostosa e única! Ótima resenha!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books

    ResponderExcluir
  4. Embora eu não tenha lido nada do Neil Gaiman, recebo muitas indicações sobre o autor, sempre elogiado por sua escrita, principalmente no terror abordado em Coraline. É uma pena que alguns assuntos tenham se desenvolvido muito rapidamente, sem aprofundamentos. Mesmo assim, recomendação aceita.
    Consumidor de Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clara! Tudo bem? Eu também li O Oceano No Fim do Caminho, mas diferente de ti, não gostei muito não. Não me mate (hahahaha), mas pra ser sincera, achei o Neil Gaiman superestimado. Mas talvez tenha sido o livro errado na hora errada, né? Eu bem gostaria de dar uma nova chance ao autor lendo Coraline, o filme é bem legal e acho que o livro também deve ser ótimo.

    Um beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  6. Pertenço ao grupo que conhece a história através do filme, mas agora fiquei muito curioso para ler o livro :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena