[Resenha] Pandemônio - Lauren Oliver


Avaliação: 3.5/5

Pandemônio é o segundo livro da trilogia Delírio. Esta resenha pode conter spoilers do primeiro livro, Delírio.

Em Pandemônio, encontramos novamente com Lena. Porém, é uma Lena mudada. Após fugir com Alex de Portland e pular a cerca, ela se encontra sozinha na Selva, sendo desconhecido o paradeiro daquele que a infectou com a amor deliria nervosa. Ao chegar em sua nova casa, Lena precisou aprender a sobreviver, dividir e principalmente, amadureceu. Aos poucos, ela vai descobrindo o que existe além da cerca de sua cidade, e como ela pode participar desse além. Ela se junta à resistência, e é colocada para estudar em uma escola na cidade de Nova York. É lá que ela conhece Julian, filho de uma autoridade do movimento que luta contra o amor.

Faz muito tempo que li Delírio, mas felizmente, o que eu lembrava deu pra levar o livro com maior tranquilidade. Uma coisa que eu provavelmente não tinha notado anteriormente é a escrita poética de Lauren Oliver, que por vezes é bonita, por vezes parece meio forçada. Além do mais, ela sabe usar muito bem a expectativa, ajustar o texto de uma maneira que você fica tenso. Na verdade, esse livro é muito dinâmico, o que é ajudado pela sequência dos capítulos: um capítulo retrata a vida de Lena antes, na Selva, e o seguinte retrata sua vida já como participante da resistência. Aparecem novos personagens, e apesar de não ser tão forte como no primeiro, a sociedade sem amor se torna um pesadelo para aqueles que lêem. Sem amor, não há humanidade. Não há beleza, não há alegria, apenas cobiça e automatismo. E isso, essa perspectiva, é uma das coisas que mais gosto nos livros dessa trilogia.

 COMENTÁRIO COM SPOILER 
Gente, quanto ao romance da Lena com Julian, eu não sei direito o que achei. Eu não tinha esses ships todos dela com o Alex, e acho que prefiro mais ela com o Julian. Eu nunca pensei que diria isso, porque pra mim, é regra que num triângulo amoroso se fique com o primeiro amor. Mas Delírio, junto com outras distopias que li, provam o contrário. Apesar disso, acho que não me agrada muito o fato de Julian ser tão sensível, sabe? Por vezes, parece uma criança. Tudo bem que o meio no qual cresceu não ajudou muito, mas isso me deixou meio agoniada. E a cena dele observando a Lena tomando banho não é romântica, mas esquisita. 
FIM DO TRECHO COM SPOILER

Eu não lembrava se gostava da Lena ou não em Delírio, porque não tinha muito o costume de atentar nas personagens, e sim no enredo. Na verdade, ainda não tenho esse costume todo, que precisa ser treinado. Mas com a leitura deste segundo livro, gostei dela. Tirando o fato que ela criticava os membros da ASD e do governo por serem frios e matarem as pessoas sem compaixão, em nome de uma ideia, mas de vez em quando ela torrava de ódio e queria que todo mundo morresse. Achei isso meio contraditório.

Bem, de qualquer forma foi um livro que gostei, e que tem um cliffhanger gigantesco no final. Tava só esperando fazer essa resenha pra ler sua continuação, Requiem, ou correria o risco de misturar as histórias. E você, já leu algum livro dessa trilogia? Não esqueça de deixar seu comentário!

Informações sobre o livro
Título: Pandemônio
Título original: Pandemonium
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 304


2 comentários:

  1. Oi Clara,

    Esse tipo de literatura não é bem meu estilo, mas esse livro parece interessante; curioso aqui pra saber o que é "amor deliria nervosa", parece um tipo de vírus que deixa a pessoa apaixonada. E viver "além"?

    Parabéns pela resenha ficou legal, abraços.

    Alessandro Bruni
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  2. Eu li todos os livros dessa série e adorei. Sou fã da Lauren, pena que Delírio não vingou como série de tv, teria sido ótima. Mas o filme do livro Antes que eu vá, da mesma autora, já está sendo gravado <3 to doida pra ver.

    Beijos,

    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena