[Filme] A Culpa é das Estrelas


Título nacional: A Culpa é das Estrelas
Título original: The Fault in Our Stars
Diretor: Josh Boone
Duração: 125 minutos
Ano de produção: 2013/2014
País de origem: EUA
Estreia nos EUA: 5 de junho de 2014
Estreia no Brasil: 5 de junho de 2014
Censura: 12 anos
Trailer (abaixo)
Elenco principal:
♥ Shailene Woodley como Hazel Grace
♥ Ansel Elgort como Augustus Waters
♥ Nat Wolff como Isaac
♥ Willem Dafoe como Peter Van Houten
♥ Laura Dern e Sam Trammell como Sr. e Sra. Lancaster
Livro adaptado: A Culpa é das Estrelas de John Green

Avaliação: 5/5
Sinopse:
Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace se mantém viva graças a uma droga experimental. Após anos lutando contra a doença, é forçada aos pais para ir a um grupo de apoio. Lá, conhece Augustus Waters, que também sofre de câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças. Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros; Augustus sonha em deixar sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam o turbilhão que é amar e morrer ao mesmo tempo.

Chegou a hora de falar de uma adaptação. Não qualquer adaptação, mas de A Culpa é das Estrelas, o livro mais bem falado dos últimos tempos. Sério, ver alguém não gostar dele é muito raro. E é por isso que eu sempre sou enquadrada no grupo dos "do contra"! Não é que eu não tenha gostado do livro, mas não era tudo aquilo que as pessoas falavam, sabe? Tipo, eu não derramei uma lágrima. Se quiser saber mais da minha opinião sobre o livro, leia minha resenha, escrita ano passado. Mas pretendo fazer um comentário pós-releitura e pós-filme.

Mas quando eu vi o trailer desse filme. Gente. Eu só faltei chorar. Quando a Hazel fala "okay" no final, o que foi aquilo? Eu tinha certeza que ia me derramar em lágrimas no cinema. E na primeira oportunidade, no dia que entrei de férias, fui assistir. A última sessão do dia, uma semana depois da estreia, mas mesmo assim, lotada. Efeito "okay". 

Vou lembrá-los que minha opinião está sendo sobre o filme, é claro que citarei o livro, mas meus comentários mais metafísicos sobre o sentido da vida e minha tímida mudança de posição em relação à TFiOS virão depois.

As atuações da Shailene e do Ansel são impressionantes. Sério, gente. Eu não entendo muito de atuação nem nada disso, não sou crítica literária, sou uma leiga que acha que sabe de alguma coisa. Mas até quem não gosta de ver filmes concordaria comigo. Só em ver a Shailene chorando, o filme valeu a pena. Eu fazia parte do grupo que achou, à princípio, a escalação do Ansel para Gus ridícula. Ele não tinha nada a ver. Mas ele conseguiu personificar o moço dos olhos azuis, mesmo sem ter olhos azuis. Foi tudo tão fiel, tão igual ao livro! A Hazel ficou até mais simpática! Parecia que tinham copiado e colado as falas no roteiro, mesmo. A ambientação, tanto nos EUA quanto na Holanda, maravilhosa. Claro que tinha coisas que não dava pra colocar, como as plantinhas caindo como confetes no Oranjee, mas isso não afetou em nada no decorrer do filme. E a trilha sonora? Eu só ouvi três músicas (Tee Shirt, Not About Angels e All Of The Stars). Os momentos em que elas foram colocadas no filme foram, tipo: "OK, CHOREM MAIS AGORA!" 


É importante ressaltar que, apesar de tudo isso, eu não chorei. Não é fácil me fazer chorar nem em filme nem em livro - ao contrário, na vida real. Sou muito chorona. Eu queria tanto, mas tanto chorar, que não aconteceu. Mas o filme é muito emocionante. Só não precisa vomitar o estômago, como algumas moças fizeram na sala de cinema. Que coisa desnecessária.

Bem, é basicamente isso. A Culpa é das Estrelas me fez rir, me sentir triste, ficar com o coração apertado, e mais importante, elogiar a capacidade do diretor e de toda a equipe de fazerem a adaptação menos adaptação da vida. Poderia ser chamada logo de "cópia". Acho que ter o autor do livro acompanhando o andamento da produção ajuda muito nisso.  

Espero que tenham gostado! Não deixem de comentar :)


6 comentários:

  1. Olá, Clara!
    Primeiramente: que beleza o novo layout!
    Segundo: eu ainda não acredito que você não chorou lendo o livro ou vendo o filme. Sério. Li o livro logo no lançamento e não fazia ideia do que esperar e, como nerdfighter: eu já conhecia um pouco da história da Esther (que foi a moça que inspirou o John Green a escrever incessantemente A Culpa é das Estrelas), mas nada daquilo me preparou para a história e, confesso, chorei de forma vergonhosa e soluçante em ambas as ocasiões (filme e livro), agora imagine: Eu - um marmanjo barbado de 22 anos - chorando e soluçando no cinema. Pois é. Aconteceu. Em minha defesa, alego: A SESSÃO INTEIRA ESTAVA AOS PRANTOS, sério. Assisti com alguns amigos e todo mundo saiu da sala de rosto inchado. Estou buscando coragem para escrever minha opinião sobre o mesmo, mas é difícil colocar em palavras o turbilhão de sentimentos que esse filme me levou a, mais uma vez, sentir.

    Assim me despeço, com a promessa de voltar.
    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique - Viajante Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    estou passando longe desse filme e qualquer comentário sobre ele! A história nunca me atraiu, mas tanto se fala dele que acabei tomando birra e me recusando a ler livro! Chatice minha, eu sei rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse filme <3
    Amei e acho que foi uma das adaptações mas fiéis, se não a mais fiel, que já vi.
    Estou louca para arrastar minha mãe para ir ver comigo e chorar mais um pouquinho.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi miga, só vim falar que você é esquisita, acho que tá na hora da nossa amizade acabar. Não te conto mais nada de OUAT. Mentira, Clara. <3 UHAUAHUAHA Mas como é que você vem me dizer que não é tudo isso????? É tudo isso e mais um pouco.

    Não gosto da Shailene, nem da pessoa dela, nem dela como Beatrice, muito menos como Hazel. O Ansel eu também não gostava antes e passei a gostar depois. Não muito, mas ele ficou até que legalzinho. Me apaixonei pelo Nat Wolff, aquele lindo. <3

    ResponderExcluir
  5. Eu também não chorei, mas é porque sou uma pessoa muito difícil de chorar. Entretanto, só por não ter chorado não quer dizer que a história deles não me tocou.
    Beijos

    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah... quero ler o livro antes de ver o filme, mas como me contaram o final, desanimei :/

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena