[Resenha] Corações Feridos - Louisa Reid


Avaliação: 4/5
Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?
Este livro é uma cortesia da Editora Novo Conceito.

Hephzibah e Rebecca. Gêmeas. Linda, viva.  Triste, medrosa. As duas irmãs não poderiam ser mais diferentes, compartilhando apenas algo em comum: vivem sob o mesmo teto. Juntas, elas guardam um segredo. Seus pais não são o que todos da comunidade pensam. Elas o conhecem muito bem. Infelizmente.

Independentemente do que esperava do livro, fui encurralada por estas páginas. A história das irmãs me deixava chocada, curiosa, com raiva. Raiva de Hephzibah, pena de Rebecca. Tão ingênuas, tão perdidas! Até agora não sei bem o que dizer, já que o livro é realmente único. Não tem como enquadrá-lo em uma categoria geral, porque é O livro Corações Feridos. Todos os relatos e a sutileza com que eles são apresentados são incríveis, surpreendentes, tocantes. Ela fala de uma forma que não entrega totalmente o fato, bem subjetiva, mas no fundo, no fundo, você sabe o que é e fica chocado. Rouba mesmo a nossa atenção.

Como eu disse acima, Hephizibah me irritou. Mas é que ela nunca teve alguém que a educasse, que se importasse mesmo com ela. E Rebeca... Pobre Rebecca!  Tanto sofrimento para uma garota só! Para uma pessoa que não tinha nenhuma noção, que passou toda sua vida sendo tratada como pior que lixo! É inacreditável! 

Nunca havia lido nada da autora. Ao iniciar o livro, já tinha uma ideia sobre o que mais ou menos seria: fanatismo religioso. Li, li, li, e dava poucas pausas, devido a narrativa fluida de Reid. Já me preparei para ataques, porque toda vez que alguém mete religião em algo, é para criticar. Mas o que me surpreendeu é que ela não criticou a religião; pelo contrário, em alguns pontos, até a defendeu.

A mais importante reflexão que o livro trouxe é: o que será que se passa naquelas aparentes famílias felizes? Será que todo mundo é o que aparenta? E o que aquelas irmãs passaram me pareceu tão terrível, que não é possível que isso aconteça. Mas o pior: acontece! E a gente nem sabe. E eu não posso falar muito, porque, afinal, vocês que não leram nem sabem do que estou falando! Mas... leiam. É importante que nós tenhamos noção e consciência. E eu peço a Deus que proteja e dê consolo a todos os jovens que passam por algum tipo de sofrimento como este. Porque ninguém merece, mesmo. Terror físico e psicológico.

Informações sobre o livro
Título: Corações Feridos
Título original: Black Heart Blue
Autora: Louisa Reid
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256 
Comprar: Cultura ♥ Fnac Submarino
Adaptações cinematográficas: -




5 comentários:

  1. Oii. Todos falam bem do livro, que tem uma pegada bem forte, né? Estou mega curiosa, mas ao mesmo tempo tensa para ler. Esse tipo de história mexe comigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi uma resenha negativa sobre esse livro.
    Eu tenho ele, acho que será minha próxima leitura, adorei
    sua resenha.

    Estou seguindo no GFC.
    Te espero no meu blog.
    Mariana – WTF. [{ Sobre livros,filmes e séries.}]

    ResponderExcluir
  3. Fiquei ainda mais curiosa pelo livro. Esse que trazem um importante reflexão são os meus favoritos. E que bom que a religião não foi exposta de uma forma critica então.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Clara
    eu estou bem curiosa para ler esse livro. Já sei que vou morrer de raiva, e me emocionar muito, mas adoro quando uma história assim mexe com meus sentimentos de forma única.
    Essa capa é tão triste.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena