[Resenha] Morte de Tinta - Cornelia Funke


Avaliação: 5/5
Mo e sua filha Meggie são pessoas com a capacidade de ler e o que eles leram ganhar vida. Após muitos problemas, aventuras, transições entre livros, a trilogia Mundo de Tinta chega ao final. Dessa vez, eles necessitam derrotar Cabeça de Víbora, o grande vilão que tem medo da morte, pai de Violante ou a Feia e avô de Jacopo, o mimado do castelo de Ombra. No terceiro e último livro da aclamada trilogia de Cornelia Funke, conheceremos o desfecho dessa história onde tudo é possível.
Mo e Meggie estão no Mundo de Tinta, onde fadas, homens de vidro e elfos-de-fogo habitam, onde existem árvores altíssimas, criaturas da noite e íncubus. Fenoglio, o autor do livro Coração de tinta, que tantos dilemas já  trouxe, resolveu parar de escrever. Agora são três vilões que a família Folchart e seus amigos ladrões terão que lutar contra: Cabeça de Víbora, Pardal, e até mesmo Mortola, que resolveu retornar. Conheceremos finalmente o desfecho da história de Mo, Meggie, Dedo Empoeirado e Resa, e afinal, como funciona a morte das palavras do Tecelão de Tinta.

Cornelia Funke é uma escritora nata. O modo como ela trabalha com as palavras é maravilhoso, como ela descreve sentimentos, os lugares, as personagens, cada uma melhor que a outra, o andamento da história, tudo é no máximo da qualidade. Os livros dela são amostras do talento que a autora de uma trilogia de 11 milhões de exemplares vendidos tem. Não há como ler a trilogia Mundo de Tinta e não gostar. 

Além de livros que tratam de fantasia, são livros que tratam, sim, de livros. A forma que Cornelia fala sobre os livros não poderia ser mais bonita, tão poética quanto possível, que mostra os mundos que existem através das páginas.
Afinal, era exatamente isso que as pessoas procuravam nos livros: grandes sentimentos nunca vividos, dor que, se se tornasse muito forte, era possível deixar para trás apenas fechando o livro. Morte e destruição que pareciam deliciosamente verdadeiras se alguém as evocava com as palavras certas, e que se podia provar e abandonar entre as páginas sem perigo algum.
(Página 108 - Capítulo 11 "Doente de saudade")
No início de cada capítulo, em todos os livros, existem quotes, textos, enfim, pequenos fragmentos com palavras belas, palavras profundas, onde o talento da escrita se mostra cada vez mais presente. Com uma diagração belíssima, capas vibrantes e que chamam atenção, apesar da grande quantidade de páginas, são livros ótimos.

A verdade é que a trilogia Mundo de Tinta é uma ótima pedida para todos os amantes da leitura, da fantasia, da aventura, e que não têm medo de mergulhar em livros que apesar de grossos, contém grandes histórias. Recomendo, recomendo, e recomendo. Não deixem de ler esses livros, por mais caros que sejam, por mais que vocês tenham preguiça. As minhas experiências com eles terminaram. Por enquanto. Eu sempre poderei abrir suas páginas novamente e reencontrar as personagens que há algum tempo eu disse adeus.

Quotes
Um leitor não vê realmente os personagens de uma história. Ele os sente. Orfeu percebeu isso pela primeira vez quando não tinha ainda onde anos e tentou descrever os personagens de seus livros preferidos, ou desenhá-los. Quando o Cabeça de Víbora surgiu da escuridão em sua direção, ele sentiu o mesmo que o encontrou pela primeira vez no livro de Fenoglio: medo, admiração, a maldade que envolvia o Príncipe de Prata como uma luz negra, o poder que fazia com que fosse difícil respirar.
Ela esqueceu o Afanador, sim, e até mesmo Farid, que não se interessava por aquilo que ela mal conseguia desviar os olhos: letras, cor de sépia e tão leves como se Balbulus as tivesse soprado no pergaminho, dragões e pássaros de pescoço longo que se esticam na parte superior da página, iniciais pesadas e folheadas a ouro como botões brilhantes entre as linhas... E as palavras dançavam com as imagens e as imagens cantavam para as palavras, cantavam a sua canção colorida.
(Página 105 - Capítulo 10 "Como se nada tivesse acontecido")
Informações sobre o livro
Título: Morte de Tinta
Autora: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 576
Série: Mundo de Tinta
3. Morte de Tinta
Adaptações cinematográficas: -
(O primeiro da série, Coração de Tinta, tem)


6 comentários:

  1. Eu já havia assistido o filme baseado no livro a algum tempo, achei bem legal, porém complexo. Quando eu conheci a Clara, que vos resenha, ela se mostrou fã declarada dessa série e me empolgou muito para ler e até hoje tenho essa vontade, amo as capas e principalmente as resenhas desses livros, tenho certeza que vou gostar pois é fantasia e fala sobre livros... como não amar?

    ResponderExcluir
  2. Quero ler muito, porque só falta esse. Não tenho visto em livrarias físicas e ele é meio carinho. Queria alguém pra me emprestar hehee
    Adorei o primeiro e fiquei um pouco decepcionada com o segundo (enredo, dinâmica e etc). Ainda assim acho a série muito delícia.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Tenho extrema vontade e curiosidade de entrar neste mundo, mas vão chegando livros e livros na frente e acabo deixando alguns por último na lista. Mas já tenho os dois primeiros aqui em casa.

    A resenha foi conquistadora, de verdade.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não li toda a resenha, uma vez que ainda pretendo ler esse livro e não quero saber nada antes da hora. Mas vi que você gostou e isso só me deixou ainda mais curiosa, espero ter tempo de lê-lo muito em breve.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  5. Uau, deu uma super vontade de começar a ler pelo terceiro livro!

    Suzy http://gorjeioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já havia assistido ao filme Coração de Tinta,baseado em um dos livros, só li os dois primeiros, mas até o momento gostei mais do primeiro,acho que a escritora escreveu os outros depois do sucesso do anterior.

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena