[Resenha] Deslembrança - Cat Patrick

Oi, gente! Tudo bem? Parece que esses dias veio uma onda de preguiça e indisposição em cima de mim, e tô sem vontade de comentar em posts, e muito menos de eu mesma postar. Mas vencendo a preguiça, trago mais uma resenha pra você. Dessa vez, foi um livro que ganhei de aniversário.


Avaliação: 2.5/5
Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.
London Lane é uma adolescente comum, exceto pelo fato de que às 4h33 o seu cérebro apaga e rebobina. Ela não lembra de nada que aconteceu no dia anterior, nem no anterior do anterior, mas tem lembranças do futuro. Isso mesmo. Lampejos do que irá acontecer. Por essa razão, ela escreve bilhetes, lembrando para ela coisas importantes, desde a roupa que ela vai usar até como sua relação com sua melhor amiga está. Em uma de suas lembranças, aparece uma imagem de um funeral. Uma pessoa comum teria a certeza de ter estado nesse lugar, mas para London, a pergunta era: "Quem vai morrer?"

O que falar desse livro? Com uma palavra: estranho. Sim, estranho, e também confuso. Para mim não ficou nem um pouco claro, não apenas um ponto. Primeiramente: como é que ela esquece tudo mas lembra da mãe e da melhor amiga? E afinal de contas, por que Luke não estava nos lampejos do futuro dela? (Luke é o garoto da história) E o que acontece? O que acontece com ele?

A história foi corrida, como se a própria autora houvesse corrido enquanto escrevia, e acabou que o pobre do leitor fica: "ãh, ok. Acabou. Sim... e cadê a resposta?". Terminei o livro sem entender bem, como se precisasse de um esclarecimento. Acho que li tão rápido, que nem eu mesma entendi.

O Luke é fofo, mas mais uma vez vem com aquele probleminha da castidade que alguns livros que eu leio, bem, apresentam. Outra: também não gostei dele falando desse papo de reencarnação, que ele "era católico mas que conheceu outras religiões" e blá. Vem com essa conversa pra mim não, queridinho. (Quem leu sabe do que eu estou falando). Pra algumas pessoas tá tudo bem, mas pra mim não. Eu levo muito em conta esses detalhes nos livros que leio, sabe?

Acho que deu pra perceber que o livro tem mais pontos negativos que positivos. A verdade é que não, eu não super recomendaria.

Informações sobre o livro
Título: Deslembrança
Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Preço: CulturaSaraivaEstante VirtualFnacSubmarino
Adaptações cinematográficas: -


10 comentários:

  1. Várias blogueiras que eu costumo ter opiniões parecidas, não gostaram muito do livro, então eu não fiquei com vontade de ler. Não gosto de finais corridos, mas a ideia da história é algo que eu gosto haha

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja uma desculpa pra ela lançar uma continuação. Ou não. hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu adorei o livro, achei que foi um dos melhores que li esse ano. Não achei confuso, achei apenas um YA como todos os outros, mas com um mistério no ar que deixou o livro perfeito, eu não conseguia parar de ler.

    ResponderExcluir
  5. Essa foi a primeira (e única) resenha que negativa que vi de "Deslembrança". Eu adorei o livro, o começo realmente é confuso, mas com o tempo tudo vai se encaixando e você consegue entender o futuro e o passado de London. Você tem absoluta certeza de que leu esse livro até o final? kkkkkkk, pois é no fim que tudo se esclarece, e até o motivo por London não ter lembranças futuras de Luke.

    Cara, o Luke é o personagem mais PURO que eu já li em qualquer outro livro. É difícil achar um personagem 100% certinho e de acordo com as leis divinas, sendo assim, só em livros religiosos. kkkkk. Você nunca poderá ler "Cinquenta tons de cinza".

    Claro que opinião depende de cada um (e sua resenha ficou ótima), mas eu não acho que chega ao ponto de não recomendar o livro. Eu por outro lado, SUPER recomendo. E digo mais, uma das melhores leituras de 2012.

    Cat Patrick conseguiu escrever com inteligência.

    ResponderExcluir
  6. Olá! :)

    Nossa, não sei se eu acho que ele é bom ,ou ruim.
    As pessoas que comentaram aqui gostaram, né? Mas também não sei, parece ser mais ou menos.
    Você não recomenda? A história parece ser diferente.

    Beijos! :*
    http://vidaempix.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu até gostei do livro, mas é exatamente o ponto que você citou: chega uma hora que tudo e tão corrido e bum...acaba.
    Acho que a autora quis deixar o final meio em aberto para cada um imaginar o que viria pela frente...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, pensei que esse livro fosse tipo assim: Maravilhoso! Bem, sempre temos que tirar nossas próprias conclusões, mas adorei sua resenha! Sou apaixonada por essa capa, é linda!

    Beijos
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  9. Ah, li esse livro já faz um tempinho e tive algumas impressões bem parecidas com a sua, na questão da narrativa ser corrida e de faltar respostas, mas fora isso gostei bastante do livro, opinião não se discuti né? 'Haha. Mas enfim, adorei a sinceridade:)

    Beijos&beijos

    Book is life

    ResponderExcluir
  10. Olá Clara, eu fiquei um tempo sumido aqui do seu blog e do meu também porque eu estava sem internet em casa por quase 1 mês, mas agora ela já voltou.

    Eu acho a capa desse livro terrível, pela sinopse o livro parece parece ser interessante, mas pela capa eu não compraria.

    Eu deixei um selinho pra você lá no meu blog, confira!

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com.br/2012/09/memes-e-selinhos-que-eu-recebi.html

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena