[Resenha] Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína - recompensada, ao final, com uma felicidae que não lhe parecia possível na classe que nasceu.
Elizabeth Bennet é a segunda de cinco filhas da nervosa Mrs. Bennet e do "figura" Mr. Bennet. Um dia chega a notícia em sua vizinhança de que Mr. Bingley iria alugar uma casa lá, além de ele ser solteiro e rico. Esse fato fez Mrs. Bennet ficar alerta, ela sendo louca pra casar suas filhas. Além de Mr. Bingley, a família conhece um tal Mr. Darcy, que após apenas um baile perceberam ser um rapaz desagradável, inclusive para Elizabeth. Darcy é um homem distante com os desconhecidos, que demonstra um desdém por pessoas de fora. O que Lizzie não sabe é que por trás do orgulho de Mr. Darcy e do seu preconceito, poderia se iniciar uma relação e descobrir mais sobre ele.

Orgulho e Preconceito é o livro mais conhecido da autora inglesa Jane Austen. Quando eu vi a adaptação com a Keira Knightley fiquei apaixonada pelo filme, principalmente pelo Mr. Darcy, seu rosto lindo e distante, seus olhos azuis e o amor secreto que ele escondia. A princípio eu não tinha muita vontade de ler o livro, mas depois de um tempo queria muito ler. Li, gostei e não me arrependo.

A história é tão diferente dos romances atuais. Para alguns pode parecer que não tem dinâmica, que a Jane Austen escreve demais, que o livro é chato. Bem, realmente não é super movimentado, mas eu não me arrependo de tê-lo lido. É uma história única, totalmente clean (e vocês sabem que eu comento às vezes sobre o livro conter cenas de sexo, etc), ou seja, livre pra todos os públicos. Digo, nesse ponto, mas duvido que uma criança queira ler esse livro. É uma relação que não necessita de um monte de palavras de amor durante o livro todo pra se tornar linda. As partes que eu mais gostava eram as que Mr. Darcy estava presente, e claro que tinham algumas cenas mais sem graça, mas como já disse, não me arrependo de tê-lo lido, e recomendo. É um livro que todas as mulheres - e os homens, se quiserem - deveriam ler.

Informações sobre o livro
Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Saraiva Pocket
Páginas: 374
Avaliação:




9 comentários:

  1. Eu ainda não li o livro, mas pela sinopse eu já tenho uma ideia boa do livro e essa resenha aumentou a minha vontade de ler. Com certeza será um dos próximos livros que vou ler. :)

    ResponderExcluir
  2. SIM, SIM, SIM!

    A Jane Austen tem esse poder de escrever ser exagerar em nada, sem precisar colocar uma cena de beijo, sem focar nisso, a tensão que existe entre Darcy e Lizzie é maravilhosa simplesmente por permitir a vc imaginar algumas coisas. AMO ESSE LIVRO!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo! É meu livro do coração.
    Austen é o meu coração e a escrita das escritoras clássicas britânicas é minha alma. De verdade. Não consigo achar sem movimento, acho profundo e com tudo que é necessário.

    Que bom que esse romance ganhou mais um fã.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala super bem desse livro, eu ainda não li nenhum livro da Jane Austen, mais quero muito ler e acho que vou começar pelo "Orgulho e Preconceito" já que dizem ser o melhor da autora.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho curiosidade para ler esse livro, eu assisti o filme e nem preciso dizer que me apaixonei pelo Mr. Darcy que só sorri uma vez no filme todo *-*
    Adorei a sua resenha, um dia eu leio esse livro, só preciso de coragem


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  6. Tenho mas ainda não li, tá acumulado na minha estante. Gostei da resenha, acho que vou tirá-lo da estante mais cedo.

    gorjeioliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena