[Resenha] As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada - C.S.Lewis

Oi, gente! Chegando com mais uma resenha da maratona de Nárnia!


Avaliação: 5/5

Depois de terem voltado à Nárnia para ajudando a restabelecê-la e o Príncipe Caspian ter subido ao trono, Lúcia e Edmundo vão para casa do seu primo, Eustáquio Mísero. Sim, 'Mísero' é realmente seu sobrenome, porque ele não é uma pessoa das melhores. Susana foi para os Estados Unidos com os pais, e Pedro não está com eles. 

Na casa de seu primo, Eustáquio, há um quadro na parede, com um navio que aparenta ser narniano e que passa a sensação de estar se movendo. Até que começa a sair água do quadro, e eles são levados para o mar e encontram o Peregrino da Alvorada, onde está Caspian, que saiu em uma busca pelos sete fidalgos de Nárnia que foram mandados embora pelo seu tio Miraz, há tempos atrás.
O navio chamava-se Peregrino da Alvorada. Era uma coisinha à-toa se comparado aos nossos navios, e até mesmo às galeras que haviam em Nárnia na época em que Lúcia e Edmundo ali reinaram, pois quase toda a navegação havia cessado com os antecessores de Caspian. (página 414)
Penso que nessa aventura dos dois irmãos Pevensie não acontece algo grandioso. O livro em si é a aventura deles pelos mares, mas não pensem que é uma coisa extremamente tediosa! Eu não sei, mas acho que é uma das crônicas mais bonitas, talvez pelos inúmeros locais que passam, pelas descrições de Lewis... 

Interessante que Lewis conta a história como se Nárnia realmente existisse, sabe? Como se algumas coisas (se não a história toda), os próprios irmãos Pevensie contassem à ele e ele pusesse no papel, e como se por exemplo, uma coisa que aconteceu na história narrada na crônica tivesse uma continuação. Deixem-me explicar melhor por meio desse trecho:
Quando acabou, o mágico guardou um dos mapas e presenteou Caspian com o outro, que ainda hoje existe  na Câmara dos Instrumentos de Cair Paravel.
Ou ainda esse:
Lúcia apenas podia articular:
- Era de cortar o coração.
- Por quê? - perguntei eu. - Era assim tão triste?
- Triste nada! 
(página 512) 
Eles passam por diversas ilhas, conhecem personalidades distintas como, uma estrela que deu uma parada no seu trabalho, seres como os Tontos, ou Tontópodes, os seres do mar, os traficantes de escravos, Ripchip. O principal da história não são batalhas, nem mistério ou suspense, nem um romance nem nada disso, acho que na realidade são os ensinamentos e o próprio trabalho de Lewis, escrevendo essas histórias, montando um outro mundo e várias histórias para ele, conseguindo colocar ligações com Jesus. Além de coisas, nesse "universo" diferente do nosso, como água doce, pássaros brancos que cantam em uma língua diferente (será que tem alguma ligação com o Espírito Santo?), uma mesa que é sempre renovada, estrelas em forma humana, uma ilha com águas que podem ser mortais, entre outros. É como se o Lewis tivesse criado sua própria fantasia, mas ainda assim usando outros seres mitológicos, que nós podemos encontrar em outras crônicas, como faunos. No fim das contas, eu recomendo o livro. Não uma crônica ou duas, o livro todo mesmo. 

Espero que tenham gostado!

Informações sobre o livro:
Título: As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada
Autor: C.S.Lewis
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 111
Preço: Submarino - Cultura - Saraiva (volume único) l Cultura - Saraiva




9 comentários:

  1. Preciso começar a ler meu volume único! *-*
    Esse parece ser o mais legal até agora, pelo que li. :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhuma livro de Narnia, nem os filmes eu vi direito.
    Mais dizem que são ótimos...Quero ler por adoro livros fantástico :)
    Ótima resenha
    Parabéns
    Bruna-Livros de cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Submarino tem o volume único, dá uma passadinha lá! :) Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  3. Fico feliz que vc esteja conseguindo ler essa série =)
    Eu adoro e começei mas a estou intercalando com outros clássicos =)

    seu blog tá cada dia mais fofo, tô sempre por aqui viu!!!

    p.s. Tem resenha nova no meu blog, passa lá e deixa seu recadinho ok!!!

    ResponderExcluir
  4. Vi seu recado no Skoob e aqui estou! ;)
    Tbm tenho o volume único, mas ainda não arrumei tempo de ler!!
    Tenho q começar já! Eu vi os filmes e adoro o universo de
    Nárnia *-*
    Adorei sua resenha me deixou com vontade de pegar meu livro e começar logo!

    Amei o blog! Já tó seguindo.
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    http://falleninme.blogspot.com/
    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  5. Já li. Pena que o filme não foi igual ao livro né.

    Obs: tbm sou de Fortaleza, estou fazendo uma promoção de marcadores no meu blog, se puder dá uma olhada ;3 http://gorjeioliterario.blogspot.com.br/2012/04/sorteio-de-marcadores.html

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena