[Resenha] O Diário da Princesa (volume 1) - Meg Cabot


                                  
Mia Thermopolis é uma jovem nova-iorquinha de 14 anos nada popular. Sua vida social se resume a suas poucas amigas de escola e ir dormir na casa de sua amiga, Lilly. Até que um dia sua vida muda. Ela descobre  que seu pai, que ela pensava ser apenas um político, é na realidade um príncipe de um pequenino país de cerca de 50.000 habitantes chamado Genovia. E ela é a herdeira do trono, já que sei pai não pode ter mais filhos, o que para ela, bem, não parece ser uma novidade muito animadora. Ou melhor, ela não gostou! E agora terá que lidar com isso.
Bem, normalmente começamos uma resenha com uma sinopse, certo? Eu iria colocar uma sinopse que estava no Skoob e depois colocar um resumo meu, mas a sinopse lá estava errada. Então fiz a minha própria.

Mia, como já presente na sinopse, era uma jovem nova-iorquinha nada popular, caidinha pelo cara mais bonito e popular da escola, em seu ponto de vista. Sua vida social não é lá muito agitada, e ela está sempre com sua melhor amiga Lilly, profundíssima e sempre analisando as situações de um ponto de vista, digamos... psicológico. Sua vida começa a mudar quando descobre que é a herdeira do trono de Genovia. Como se já não bastasse sua mãe estar namorando com seu professor de Álgebra, a matéria que ela não se dava nada bem, e ter uma garota chamada Lana que implica com ela.

Depois da tal descoberta, Mia começa a ter lições de princesa com sua avó, Clarisse (que devo dizer, é bem diferente no livro comparando com o filme), tentando levar sua identidade em segredo, não contando nem para sua melhor amiga. Mas claro, nem tudo sai como planejamos.

Mia é vegetariana, quer trabalhar no Greenpeace, e ela foi um dos pontos negativos do livro. Os valores dela estão invertidos, de forma que ela é fanática por ter seios maiores e pelo cara mais bonito da escola (uau, que clichê), ou como ela fala de "se entregar" (ou algo do tipo) para uma pessoa sem nem ser casada. Não me matem nem estraçalhem, por favor. Mas não posso chegar aqui dizendo "Nossa, Mia está totalmente correta", se não é verdade!

O livro é legal, é uma história, tem uma série aí. Sendo apenas o começo, porque Mia ainda tem bastante o que viver, afinal é uma série (uma das maiores que já vi), e apesar de haverem os filmes, claro que ainda queremos saber o que acontecerá com Mia daqui pra frente.

Bem, eu recomendo esse livro para quem souber filtrar histórias, retirando o que é bom e o que não é dele. Se você acha que consegue fazer isso, pronto. Mas não posso focar o livro inteiro na personagem, mesmo sendo narrado em primeira pessoa. É um livro legal, e talvez a série seja também uma história de amadurecimento de Mia. Porque depois do que aconteceu com ela, é bom que ela tenha amadurecido! hahaha

Espero que tenham gostado. Não esqueçam de comentar! Até mais!

Informações sobre o livro

Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 284 
Preço: Cultura - Submarino

Avaliação:


3 comentários:

  1. É, é um livro "passa-tempo". Mia fica é pior nos próximos volumes, cada vez se depreciando mais... E aquela amiga dela, insuportável! Mas a narrativa de Cabot é o que salva a série e me faz querer continuar! Preciso ler o 4º volume, aliás... Meninas, amanhã será postado um meme lá no Blog e indiquei vocês, passem lá. Xo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Clara.
    Eu já tentei ler os livros da Meg para um publico mais velho, mas o único que gostei foi Sorte ou Azar. Os que sempre me agradam são os chick-lit's adultos.
    Tenho vontade de ler essa série da Princesa, quem sabe, um dia?

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção: não gostei dos livros para um público mais jovem*

      Excluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena