[Na inspiração...] Por que visitar bibliotecas?

Olá, leitores!
Como vão vocês? Minha leitura atual é "O Diário da Princesa". O que vocês estão achando do blog?

Bem, eu já vinha pensando nesse post, mas não sabia como aprofundá-lo e deixá-lo maior, mas como essa seção do blog é curta mesmo, vou escrever. Bem, o tema é: "Por que visitar bibliotecas públicas?"



Quando eu era menor, ia com minha colega Isabel (oi, Isabella hahaha) na biblioteca da minha escola, que nunca foi essas coisas todas, mas nós íamos lá alugar uns livros. Os livros de minha escola são antigos, muitos não tem nada a ver, mas na minha época (olha a gaiata, tem 14 anos e fala "minha época"), se não me recordo mal, haviam livros interessantes. Nós alugávamos livros do Marcos Rey, olhávamos as estantes, procurando títulos interessantes, e ainda comentando sobre as sinopses que líamos.

Nós, principalmente blogueiros (eu nem tanto, mas principalmente quem tem parceria) ou quem vai em livrarias tem uma noção de livros que estão na "moda", que serão lançados, que estão na lista de disponíveis das editoras, livros modernos e contemporâneos, não é? Sim, existem livros atuais bons, mas o que eu quero dizer é a sensação de estar numa biblioteca pública ou da escola (eu gosto das mais escuras, onde os livros ficam mais sombreados), passando os olhos pelas lombadas dos títulos, vendo títulos antigos, capas diferentes, sem todo aquele trabalho que as capas atuais tem, às vezes com desenhos, mas histórias. Histórias que já foram lidas antigamente, já passaram por outras mãos, já respiraram ao passar dos olhos de outra pessoa, que já estiveram na imaginação de alguém, que estão ali. Então você o pega na estante, lê a sinopse... É muito comum hoje em dia vermos histórias de amores, de vampiros, anjos, adaptações de contos antigos, adolescentes acanhadas que se apaixonam pelo bonitão da escola, mas os livros de biblioteca são diferentes. As histórias são diferentes, são títulos diferentes, mas tem algo ali diferente de livros contemporâneos. Sem falar que não precisamos pagar nada. Além de terem títulos nacionais. No mundo de hoje, é muito comum estarmos lendo livros de autores estrangeiros, mas que tal dar uma passadinha na literatura brasileira? E não precisa ser um Machado de Assis da vida. Pode ser um Pedro Bandeira, um Marcos Rey. Ah, Marcos Rey! Eu lembro de você! E a coleção Vaga-lume? Quem lembra?



E aquelas páginas amareladas, a fonte estilo Times ou Georgia, as capas meio gastas, nomes diferentes? Ficar rodeados de tantos títulos, tantas opções, passando os olhos por aqueles tons meio opacos, nas estantes, naquele lugar silencioso? Depois chegar com uns três livros na bibliotecária, ler, entregar, voltar, ler outros, voltar... É algo diferente de estar em uma livraria com um número de livros limitados pra comprar, porque livros ainda são caros. 

O que eu quero dizer é: por que ao invés de estar sempre na internet ou em uma livraria comprando livros e mais livros, você não dá também uma passadinha naquele biblioteca pública da nossa cidade e dá uma olhada nos títulos que estão lá presentes? Você pode acabar gostando. Editoras e livrarias, não me entendam mal, claro que todo mundo ainda quer sim dar uma passada na livraria e comprar um livro, mas só estou dando um sugestão.

Espero que tenham gostado do post. Não se esqueçam de comentar. Até mais!

2 comentários:

  1. Muiiiito bom seu post, parabésn querida!!!!!
    \o/ lembrei da época que ia na da minha escola e da faculdade tbém. Era um dos lugares que eu mais gostava, sabe qnd vc senta para ler e esquece do tempo e espaço e viaja na leitura???
    Muito boa sua ideia porque depois dessa avalanche de blogs, muitos demonstram apenas o vicio de acumular livros. Acho um absurdo vc ver pessoas com mais de 100 livros na estante sem ler e comprando mais e mais, além dos que chegam de parceria. Claro que tenho vários sem ler na minha estante mas tô correndo para colocar tudo em dia e evitando ao máximo comprar. Mais adoro quando algum parente ou amigo pede um livro emprestado e me conta o que acho da história, as vezes me sinto como uma biblioteca =)
    Amei de verdade seu post!!!
    Seja vbem vinda ao meu blog e me diga o que achou da nova carinha dele =)

    ResponderExcluir
  2. Legal entrar aqui e ver sempre esses posts além da resenha. Eu adorei tudo o que foi dito nesse post e concordo plenamente. Tenho vários livros aqui em casa para ler, mas quando terminá-los vou pegar vários na biblioteca da minha escola, está reformando e espero que tenha novos livros quando terminar. Encontrar livros que não lemos normalmente é realmente interessante, peguei um livro antigo e estou adorando, prova de que nem sempre precisa ser algo atual ou "jovem" para ter uma leitura agradável. Falando em biblioteca, adoro entrar nelas, sempre tem aquilo que eu gosto: livros. UHASUA

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena