[Resenha] A Fera - Alex Flinn

Oi, gente. Como vão? Mais uma resenha aqui no blog. Dessa vez, de "A Fera", da Alex Flinn.



Avaliação: 4/5
Eu sou uma fera. Uma fera. Não exatamente um lobo, ou um urso, um gorila ou um cão, mas uma terrível criatura que anda em duas patas — uma criatura com dentes e garras e pelos surgindo de cada poro de minha pele. Sou um monstro. Você acha que estou falando de contos de fada? De jeito nenhum. O lugar é Nova York. O momento é agora. Não sofro de uma deformidade ou uma doença. E vou ficar dessa forma para sempre — destruído —, a não ser que possa quebrar o feitiço. Sim, o feitiço, aquele que a bruxa da minha aula de inglês lançou sobre mim. Por que ela me transformou em uma besta que se esconde durante o dia e rasteja à noite? Vou lhe contar. Vou lhe contar como eu costumava ser Kyle Kingsbury, o cara que você gostaria de ser, com dinheiro, beleza e uma vida perfeita. E aí vou contar como me tornei... a fera. Alex Flinn adora contos de fada e fez suas duas filhas aguentarem dezenas de versões de A Bela e a Fera enquanto escrevia este livro... E aí perguntou a elas como uma fera agiria para encontrar uma garota em Nova York. É autora de outros cinco livros, vencedores de vários prêmios norte-americanos. Ela mora em Miami.
Kyle Kingsbure é um menino fútil multiplicado por um milhão de vezes. Filho de um pai rico e famoso. Uma pessoa que apenas liga pra beleza. Tanto que acha que não deveríamos merecer olha pra gente feia. Vocês imaginam como era vista uma pessoa assim. Sim, meus caros. Kyle era um cara bonito, sem valores, mas que mesmo assim atraía olhares, por uma coisa marcante nele: a beleza.

Kyle era visto como um sujeito detestável para Kendra, uma menina que do nada surgiu na sua aula de Inglês e o chamou de monstro. Kyle começou a ficar perturbado, e com razão. Ela era uma bruxa (e também guardava um segredo) e o transformou em uma fera. Para uma pessoa como ele, dos padrões de beleza, o que significaria se tornar uma fera?

Alex nos apresenta uma personagem que só liga para a estética, que tem um pai que não se importa com ele. Ele até mesmo tinha uma namorada, Sloane, que dizia que o amava. Mas quando ele se torna fera, acontece essa proeza:
Senti que estava tremendo, como quando estou prestes a chorar.
- Você disse que me amava.
- Isso quando você era bonito. - Ela tentou passar por mim, mas a bloqueei de novo.
Assim podemos ver como são os valores de pessoas como essas. E Kendra, que estava aborrecida com isso, joga um feitiço em Kyle, assim ele tem que tentar quebrá-lo, assim como em "A Bela e a Fera": achar um amor verdadeiro. Com o beijo, o feitiço seria quebrado. 

O que acontece com Kyle durante o período em que ele é uma fera é uma lição. Ele até deu a si mesmo outro nome, Adrian, e eles então se tornam pessoas diferentes. Kyle é alguém, Adrian já é outro, enquanto o tempo passa, ele se transforma. Em certo ponto do livro, quando uma pessoa entra em sua vida, o livro fica melhor. As qualidades do livro estão justamente nisso: de ver a beleza interior das pessoas. No livro há um trecho muito legal:
- O que é uma rosa-brava, Will? - perguntei.
- Uma rosa silvestre. Parece uma rosa, mas não tem o seu perfume.
- Então tem uma bela aparência, mas não é tão verdadeira quanto? - perguntei. - É como o que Ana disse. Só porque uma coisa é bonita, não quer dizer que seja boa. Essa é a questão. - Ana me olhou como se eu fosse inteligente e não só feio.
- Mas algo como a beleza interior dura pra sempre, como o perfume de uma rosa. - disse ela.
- Será que o perfume de uma rosa dura para sempre? - perguntou Will.
A adaptação da história original é muito boa. Alex realmente conseguiu passar para os tempos atuais uma história tão clássica como "A Bela e a Fera". 

Entre os poréns, temos o fato da vulgaridade demonstrada por Kyle e sua namorada. Certas partes do livro têm como uma janela de bate-papo, que não são tão legais, mas dá pra levar. E a frase do final do livro, que eu também não gostei muito. Mas por favor, não vão ler o final do livro. Não é legal saber como um livro termina, não é? Pelo menos saber parcialmente.

Quanto à estética do livro, a capa é razoável, mas não é A capa. É legal o detalhe das rosas, que combinam com a história, mas a capa teve relação demais com o filme, até mesmo uma foto com os atores Vanessa Hudgens e Alex Pettyfer. A fonte do livro é razoavelmente grande, o que talvez acaba deixando-o "menor", e o livro é dividido em partes com subdivisões. Talvez assista o filme e faça um comentário aqui no blog. 

Apesar de tudo, sim, é um livro bom, e que pode-se recomendar. Não se esqueçam de comentar! Se quiserem conversar comigo sobre o livro e outros assuntos, me adicionem no Skoob. Até mais!

Autor: Alex Flinn
Editora: Galera Record
Páginas: 317 (incluindo o epílogo e a nota da autora)
Preço: Saraiva - Cultura - Submarino
 
obs.: Ana, nas citações acima, é o nome de uma personagem, mas na história seu nome é outro. Mudei pra vocês não saberem quem é. Mas talvez já saibam. Mesmo assim.

7 comentários:

  1. Tô muito louca pra ler esse livro D: Assisti ao filme um pouco antes de ser lançado e AMEI, achei muito lindo... A Bela e a Fera sempre foi meu conto de fadas preferido e já não vejo a hora de poder ler essa "readaptação". Eu também não gostei muito da capa e nem da Vanessa no filme(eu não gosto muito dela), mas amei o Alex, ele é super lindo *-* e gostei também da Mary-Kate ela é muito linda e trabalhou muito bem (:
    Beijinhos

    Brunna Carolinne - My Favorite Book
    http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre fico ligado nesse mundo dos filmes e quando vi esse fiquei bem ansioso para assistir. Assisti ao filme e adorei (claro, porque tem a Vanessa, minha linda). Logo descobri que havia um livro que deu origem ao filme, e fiquei louco pra comprar. Até hoje não comprei, mas eu ainda quero. Era uma compra do ano passado mas atrasei. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler. Ficou incrível Clara.

    Rieri - RIOT
    http://welcometotheriotshow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Clara! Estou ansiosa para ler A Fera! Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro e achei bem legal =)
    Adorei as citações de outros livros, tipo: Fantasma da Ópera, Corcunda de Notre Damos etc =)
    Legal sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler este livro, Clara.
    Mas ainda não pude comprá-lo. :/
    As citações que você separou são lindas.
    A capa definitivamente não é A capa, como você mesma disse, mas não deixa de ser atrativa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelos comentários! :D

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena