[Curiosidades] Leitura em um carro em movimento

Olá,
como estão vocês? Bem, como esse é um blog literário e que fala sobre livros e leitura, às vezes temos posts como este, de curiosidades, meio diferentes. O de hoje fala sobre ler dentro do carro. Afinal, por que algumas pessoas se sentem mal quando lêem em um carro em movimento?  


      Ler dentro do carro pode nos causar mal estar, desconforto ou cansaço visual pelo esforço que nossos olhos tem de fazer de focarem no texto a todo instante. Afinal, em um carro em movimento estamos constantemente nos movendo, mesmo que involuntariamente, e nossos olhos sofrem com isso. Sei que durante uma viagem de carro existem pessoas que gostariam de pegar um livro e ler, afinal, pode se gastar muito tempo numa viagem dessas, mas só de pensar na dor de cabeça ou o desconforto que poderá ter, vem a desistência da ideia.
      Vejam esse trecho retirado originalmente do site Só Português:
"Algumas pessoas mais sensíveis ainda podem ter dor de cabeça ou ficar enjoadas", diz o oftalmologista Adamo Lui Netto, membro da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Isso acontece porque há uma conexão entre o labirinto - a estrutura responsável pelo equilíbrio localizada dentro do ouvido - e a visão.
       Enquanto nosso olho procura focar as letras, nosso labirinto tem a informação de que tudo treme, então tentando restabelecer o equilíbrio, temos a tontura. É mito pensar que por isso poderíamos ter miopia, astigmatismo, entre outros problemas. Ler em um automóvel não causa isso. E também ler no carro não causa o deslocamento da retina. Só se levássemos uma pancada muito forte pra retina deslocar, o que não é o caso.  


Fonte: Só Português

8 comentários:

  1. Gostei do post, ainda bem que não faz mal! haha (:

    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que legal !! Bem, como já tenho estigmatismos e hipermetropia, acho que estarei no lucro lendo e andando de carro ao mesmo tempo :)
    Praticamente toda semana tenho que fazer uma pequena viagem, para ir ao dentista, que fica um pouco longe (só um pouco 100 km) e então comecei a ler dentro do carro, pois a paisagem é sempre a mesma, e pra mim, não afetou em nada... É até mais gostoso, pois adoro andar de carro, sei lá, me sinto bem ! E se juntar os dois, carro e livro, a viagem fica perfeita ! Só que se eu for viajar para um lugar que nunca vi, eu não leio não, por que eu adoro conhecer novos lugares... enfim.
    Mas é bom saber que não faz mal, pois eu tinha minhas dúvidas quanto a ler no carro em movimento :) Muito obrigado pela dica ! Adorei !
    P.S.: quem fez o design do seu blog ?? Adorei :)

    Fernando Turozi

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O design do blog foi feito pela Carolina Magalhães, uma das blogueiras daqui!

      Excluir
  3. Adorei também o design do blog *-----*

    Enfim... eu também tinha essa dúvida se causava algum problema ou não, agora tirei minhas duvidas haha'

    Beeeeijos amei o post, parabéns bem interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que interessante saber disso =)
    Confesso que sempre leio no ônibus e metrô, não consigo pensar que estou perdendo tempo precioso, mas agora entendi pq tem dias que fico meio mal =/ vou tentar diminuir essa leitura qnd estiver em movimento.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tentei ler no carro, mas não dá certo... Eu me sinto muito mal, tonta e tudo mais. Adorei o post :D

    Gabi

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena