[Resenha] Querido John - Nicholas Sparks

Olá, leitores! Muito obrigada pela presença de vocês aqui. Desculpem pela demora, esclareci minha ausência no post aqui em baixo. E aqui estou eu com a resenha de "Querido John".


Avaliação: 3/5
                                    
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.
John é um rapaz que passou parte de sua vida perambulando por aí, sem ter emprego fixo, mas então resolve mudar e se alistar no exército. Durante uma licença ele volta para sua cidade natal, e lá conhece a jovem Savannah, por quem se apaixona rapidamente. John ama Savannah, e quer ficar com ela pra sempre, mas a vida os mostra obstáculos, e lhes dá possibilidades de escolha. Mas que consequências essas escolhas podem trazer?

Este livro chegou em minhas mãos em um dia que minha irmã estava voltando da casa de uma amiga, e acabou chegando com o livro também. Eu tinha grandes expectativas? Provavelmente não, pois já havia visto o filme anteriormente, mas resolvi ler.

Talvez algumas pessoas achem que eles se apaixonaram muito rápido, que tudo ocorreu muito depressa, mas se não me recordo mal, John fala algo como "não acreditava em amor à primeira vista", mas pelo visto suas crenças mudaram, porque parece que finalmente aconteceu com ele (ou quase?).

      O livro tem cenas meio avançadas. Talvez vocês me achem ignorante ou atrasada, mas fui educada de forma que relações íntimas só devem ocorrer após o casamento, e certas coisas o autor poderia guardar. Fiquei sabendo que esse livro era paradidático de algumas escolas, mas como assim? Eles leram o livro antes? Será que realmente é uma boa escolha?

Apesar de o livro ter um romance, talvez uma das coisas marcantes dele não sejam nem a relação de Savannah com John, mas John e seu pai. Savannah fez com que John descobrisse seu pai. O conhecesse, o entendesse, o por que de ele provavelmente agir da forma que agia.  Seu pai só falava com "fluência" sobre um assunto específico: moedas. Crescido, John cansou-se de falar tanto disso, e se afastou cada vez mais dele. John é razoável. Mas quanto a personagem Savannah... Diria que não gostei muito dela. Ela é... Chata? Sem graça? 

Mas e quanto aos pontos positivos? John mostra uma das características do amor verdadeiro ao seu ver: quando se ama de verdade, deve-se pensar mais na felicidade da pessoa amada. Poderia fazer alguns comentários aqui, mas talvez fossem considerados spoilers.

O livro não me impressionou muito, eu já tinha visto o filme anteriormente, então já sabia mais ou menos como terminava, apesar do final ser diferente, pelo que me lembro. Em geral, eu gosto de filmes, então acabei assistindo. Mas talvez seja melhor evitar ver tantos filmes que tenham versões literárias, porque depois posso acabar perdendo a oportunidade de me surpreender. Afinal, as pessoas que lêem sem ter visto a versão da história em filme podem achar a história interessante pelo simples do fato de não saberem como ela termina.

Apesar de tudo, fico em cima do muro quanto ao livro. Vocês talvez já tenham escutado maravilhas sobre "Querido John", mas bem, eu não achei isso tudo. Para vocês que nunca viram o filme talvez seja uma leitura mais proveitosa. 

Informações sobre o livro:

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Preço: R$22,30 - Livraria Saraiva

Páginas: 289





3 comentários:

  1. Olá, bem, eu gosto desse livro, mas como você disse o que realmente é marcante é a relação entre John e seu pai e talvez seja por isso que eu tenha gostado bastante do livro. Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijos,
    Felipe
    http://ahoradolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Verdade, li o livro e quando fui assistir ao filme... O livro foi 28190281 vezes melhor. Acho linda a história e gosto sim de Savannah hahaha! Concordo com você que essa relação do John com o pai foi a relação mais marcante do livro. Minha nota para o livro seria de 3 à 4 estrelas, uma pena que você não gostou tanto :/ Beijão!, Ni

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena