[Curiosidades] Dia 27 de janeiro: Dia internacional em memória das vítimas do Holocausto

                           
Leitores, leitores! Estava eu no meu painel do Blogger vendo alguns blogs que eu seguia, e acabei descobrindo que ontem, dia 27 de janeiro foi o dia internacional em memória das vítimas do Holocausto. 

Se eu soubesse antes talvez eu tivesse feito um post sobre isso no próprio dia, mas mesmo hoje sendo dia 28, vou postar mesmo assim.

Vocês sabem o que é Holocausto? Bem, na Segunda Guerra Mundial, algumas pessoas achavam que a raça ariana era superior, e assim colocaram em ação a "solução final": exterminar os que eram chamados inferiores. Como cita a Wikipédia: 
A partir do século XIX a palavra holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres, até que após a Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto (com inicial maiúscula) foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista fundado por Adolf Hitler. Havia judeus, militantes comunistas, homossexuais, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, prisioneiros de guerra soviéticos, membros da elite intelectual polaca, russa e de outros países do Leste Europeu, além de activistas políticos, Testemunhas de Jeová, alguns sacerdotes católicos, alguns membros mórmons e sindicalistas, pacientes psiquiátricos e criminosos de delito comum.
Os prisioneiros eram mandados para campos de concentração, onde dependendo da seleção, se os nazis os achassem úteis ou eles fossem aprovados iriam trabalhar. Mas se não, provavelmente o seu destino seria esse: morrer numa câmara de gás e depois ser cremado. 

Para mim, esse é um assunto de destaque, pois digamos que eu tenho interesse nesse assunto. Já li livros (A menina que roubava livros e O Diário de Anne Frank) e assisti filmes que retratavam sobre isso (O Pianista, A Lista de Schindler, O menino do pijama listrado, enfim).           

Realmente é algo que devemos nos lembrar, em especial nesse dia, porque afinal, milhões de pessoas morreram. Também é importante a conscientização para que no futuro isso não se repita. Imagine sua raça ser uma das perseguidas? Imagine a agonia e o desespero de ser achado por nazistas? Pessoas se escondiam para tentar fugir, como foi o caso de Anne Frank e sua família, cujo o livro que tem seu diário tem resenha aqui no blog.

Mas afinal, por que eu estou postando isso em um blog sobre livros? Bem, porque é interessante, e porque está presente na literatura mundial, em livros como:


Espero que tenham gostado do post. Até mais!

Fontes: Blog A Última Canafístula, Skoob, Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena