[Curiosidades] A maior biblioteca do Brasil

      A maior biblioteca do Brasil também é a maior da América Latina, e a 8ª maior do mundo. Embora a leitura ainda não seja um hábito da maioria dos brasileiros, podemos nos orgulhar de termos locais históricos e com um monte de cultura como esses. Ela se chama Biblioteca Nacional e fica no Rio de Janeiro.
      Sua coleção original veio de Portugal, transferida para cá em 1810. Atualmente seu acervo também engloba a Biblioteca Euclides da Cunha e Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Tem livros, monografias, atlas, periódicos, dissertações, gravuras, desenhos, fotografias, etc. Ela tem mais de 8.000.000 de peças. Sim, pode ficar boquiaberto. Essa maravilha brasileira tem um rico acervo. Vocês sabiam que trouxeram tal acervo de Portugal pertencente à Corte Real quando D. João VI estava fugindo das tropas napoleônicas?
         Vejam que fato interessante:
Outra preciosidade da Biblioteca Nacional, que também está longe dos olhos do público, é o documento original assinado por D. João VI autorizando a abertura dos portos às nações amigas, fato que trouxe prosperidade comercial à nova sede do império português. A carta de 28 de janeiro de 1808, escrita ainda na Bahia, traz uma curiosidade: D. João assina como “príncipe” e faz cinco pontos, referentes à constelação do cruzeiro do sul. Este documento concorre ao título de “memória do mundo”, conferido pela Unesco.
      No setor de manuscritos da biblioteca, cercado com muito cuidado, está o "livro das horas" do século 14, que pertenceu por último à Dona Thereza Cristina, mulher de D. Pedro II. Foi feito a mão, escrito em latim e com iluminuras de ouro.  
      Para você que em alguma visita ao Rio de Janeiro quiser visitar, ela fica na Av. Rio Branco, 219. Abaixo você pode ver algumas fotos:






Fontes: Yahoo! Respostas, Google e Fato a Fato
Espero que tenham gostado. Até!

4 comentários:

  1. lindo seu blog, adorei! tudo muito lindo, e adorei a curiosidade sobre a maior biblioteca do brasil
    beijos, júlia
    http://jubalubacity.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria que houvesse uma biblioteca dessa em cada estado do nosso país. Mas como isso é um sonho praticamente impossível, não custa nada continuar sonhando.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de conhecer ao vivo e a cores!

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena