[Resenha] Teshuvá - Josefa Alves


Avaliação: 5/5

O livro foi uma cortesia com as Edições Shalom.

Teshuvá vai contar a história de Lisa, uma menina brasileira, mas adotada por uma família italiana. Sua amiga Giulia se suicidou, mas ninguém na cidade se interessa em investigar o que aconteceu de forma mais aprofundada. Então ela decide fazer isso. Só não esperava que sua curiosidade a levasse a caminhos que nunca pensou que seguiria. 

Meus irmãos, esse foi um livro muito difícil de ler. Demorei bastante mesmo. Ao me falarem sobre ele, pensei que seria um livro de ficção permeado de valores cristãos, de leitura rápida e resenha fácil. Foi exatamente o contrário.

Enquanto eu pensava ter encontrado uma leitura leve, cujo foco era o mistério, vi um livro cheio de valores eternos, mas que ainda deixa espaço para que você pondere, concordando ou não. Uma ótima mudança de ponto de vista, quando o mundo está sempre gritando a mesma coisa. À princípio, tive dificuldade ao perceber que o foco não era o que estava por trás do suicídio de Lisa, não diretamente. Não sabia como resenhar. Mas então, fui percebendo para que o livro veio.

Depois que a Lisa decide buscar respostas acerca do suicídio de sua amiga, tudo toma um rumo que ela não queria. Há muito mais envolvido. O grande ponto do livro é que ele mostra sem reservas o que significa perder-se. A protagonista tem 18 anos, eu tenho 17, então eu estava sempre me colocando no lugar dela. O que é perder o chão, não ter onde se segurar, e a única alternativa ser cair mais. O que é estar rodeado de escuridão, sem alternativa, movido pelo "não ter mais nada a perder". Ao que a humanidade está exposta, mas principalmente, nós, jovens. E o que é se reencontrar, e a única maneira de fazê-lo. Fora isso, que é gritantemente belo e profundo, há narrativa da autora, tão bela quanto. Quão lindo foi enxergá-Lo com outros olhos, sem gritos, de forma suave? E ela escreve de forma reflexiva, cheia de ponderações, e como eu disse anteriormente, uma nova visão de mundo. Acredito que isso seja muito mais importante do que um livro apenas para divertir, que apesar de ser bom, não traz o que é essencial, o que fica, o que é decisivo. 

Bem, Teshuvá está super recomendado para, simplesmente, todos os seres humanos. Falar mais não faria sentido, já que é muito. Será uma ótima forma de você ver as coisas de outra forma, conhecer mais do outro lado, ou do lado que você pensava ser o seu. E aí, vai ter coragem? 

PS.: O significado do nome do livro? Só na leitura!


5 comentários:

  1. U-A-U
    Esse livro parece ser um daqueles capazes de nos deixar de ressaca literária, rs. Mas, eu adorei a premissa, o que ele parece passar. Também adoro mistérios e estou curiosíssima para saber o que aconteceu. Já vi que esse mês ficarei pobre, rs.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Na primeira linha da sua resenha o livro me ganhou, só por ter lido Itália ali, rs. Amo a Itália.
    Ao decorrer da leitura já fui me apegando pela história. Parece ser bem interessante e muito atrativo.
    Vou coloca - lo na minha lista de leitura.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  3. OMG, NÃO ACREDITO QUE EU NÃO CONHECIA ESSE LIVRO :O
    Adoro livros que tenha algum personagem brasileiro, sempre acabo me conquistando logo de primeira ♥ Depois que li seus comentários eu me apaixonei completamente por esse livro, mesmo não ter lido outras resenhas dele a sua já me conquistou, PRECISO!
    Beijosss!
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas interessante o enredo que ele traz. Confesso que não me interesso muito por livros deste tipo, mas é uma boa dica pra quem gosta ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh já morri de curiosidade, parabéns pela resenha, conseguiu cumprir com o papel de instigar o leitor! Já foi pra minha listinha!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    OBS: já estou seguindo!

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena