[Clareando] Feliz Natal... Mesmo?


Um Clareando fora de hora.

Esse é o tipo de coisa que sempre me falavam na minha escola católica quando eu era pequena. Eu sabia que era (e é) verdadeiro, mas não deixava de ser repetitivo. Mas olhando pro mundo, não posso deixar de observar como é algo que realmente acontece, todos os anos.

Dia 25 está se aproximando, e todo mundo sabe que data importante vamos comemorar. É, nós todos, vocês provavelmente também, que estão lendo esse texto. A comemoração é do amor, da família, não é? Não. Não é. E, quando, meu Deus, colocaram essa mentira disfarçada de verdade no mundo?! Quando o nascimento de Jesus virou uma festa mundana e comercial? E eu sei que existe o outro lado, o lado do encontro com a família, de viajar pra cidade natal, reunir todo mundo. Tem aqueles luzinhas, a cidade enfeitada, os blogs com promoções "especiais", todo mundo com aquela alegria. Mas esse ainda não é o sentido correto, não chegamos à verdadeira alma da festa. E qual o motivo de toda essa alegria, afinal? Por que nos encontramos com nossas famílias, trocamos presentes? O que estamos comemorando?

O Natal, originalmente, era para celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno. No século terceiro, ele foi transformado pela Igreja Católica para converter pagãos e passou a ser a celebração do Nascimento de Jesus. Sabe, aquela Igreja, que tanta gente critica e chama de intolerante? E Aquele Deus que nós muitas vezes esquecemos, até mesmo no dia da celebração do nascimento Dele? E usamos a festa dele pra um discurso que pode acabar sendo superficial? Eu fui procurar uma imagem pra esse post, coloquei "christmas" (christmas) no weheartit, e só vi meias, árvores, gorrinhos, mas e Ele?

Outra coisa que eu percebo (não tanto aqui no Brasil, nunca vi), mas em vlogs que assisto, é o costume do calendário do Advento, as velas acesas a cada domingo, mas ninguém fala nada sobre a época de conversão que tal período propõe, que, na verdade, é um período de espera para a segunda vinda de Jesus (sendo o Seu nascimento a primeira).

Eu fico bem indignada, sabe? Não perco meu sono por isso, mas não deixa de ser chato. Todo mundo quer usar o feriado, mas não com o sentido genuíno. Esquecemos o que verdadeiramente importa. Enchem a casa de vermelho, com um tal de Papai Noel (outro personagem usado erroneamente, que na verdade é um santo - da Igreja Católica, olha só!), falamos de amor ao próximo, mas será que paramos para refletir e contemplar o ato de amor feito por Deus? Sua divindade teve que ser contida em um mísero corpo humano, tudo isso para, futuramente, nos salvar? E então, celebrar a Ressurreição Dele em outra festa usada erroneamente - a Páscoa? Será que paramos para contemplar o sim de Maria, Nossa Mãe

Escrevi esse texto porque, enfim, blogs são pra isso, né? E eu espero que todos nós, no dia 25, quando nos reunirmos com nossas famílias, paremos para pensar o porquê de estarmos ali. É lindo se encontrar com as pessoas amadas, ver o amor em cada uma delas, encontrar com elas. Mas isso é uma parte da festa. Porque tanta luz, tantos presentes? Qual é a Luz que vem iluminar nossa vida? Uma que dura um mês em árvores de shoppings, ou a Luz que é eterna

1 comentários:

  1. Olá!

    Hoje não sou católica, mas cresci em uma família bem religiosa e em escolas católicas, então entendo sua frustração. É uma pena que uma época tão bonita como essa seja vista de forma errada, nada mais que uma data comercial, para trocar presentes e comer bastante. É mesmo muito triste que o real significado tenha se perdido...

    Bjs

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena