[Filme] Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1


Título nacional: Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
Título original: The Hunger Games: Mockingjay - Part 1
Diretor: Francis Lawrence
Duração: 122 minutos
Ano de produção: 2014
País de origem: EUA
Estreia nos EUA: 21 de novembro de 2014
Estreia no Brasil: 19 de novembro de 2014
Censura: 14 anos
Elenco principal:
♥ Jennifer Lawrence como Katniss Everdeen
♥ Julianne Moore como Presidente Alma Coin
♥ Donald Sutherland como Presidente Snow
♥ Liam Hemsworth como Gale Hawthorne
♥ Josh Hutcherson como Peeta Mellark
♥ Sam Claffin como Finnick Odair
♥ Phillip Seymour Hoffman como Plutarch Havensbee
♥ Willow Shields como Primrose Everdeen
Livro adaptado: A Esperança (Jogos Vorazes #3) de Suzanne Collins

Avaliação: 5/5 + ♥ (favorito)



Nessa primeira parte, Katniss começa a deparar com uma realidade que ela não imaginava que existisse. Acabou de sair dos jogos e descobre que seu Distrito 12 foi destruído, e está alojada no Distrito 13, que até então, todos pensavam que havia sido dizimado anos atrás na guerra contra a Capital. Peeta está preso com Presidente Snow, e sendo usado como arma contra ela.  Enquanto isso, ela tem que lutar contra si mesma para ser O Tordo da revolução que se levanta em Panem.

Ok, como começar a falar desse filme?

Certo, vamos ver o que sai. Bem, eu sou apaixonada por Jogos Vorazes. Tipo, muito. Os livros da trilogia estão entre meus livros preferidos, com certeza. Dentre eles, "Em Chamas" é considerado por mim o melhor, seguido por "Jogos Vorazes", e por último "A Esperança". Mas, com os filmes, houve uma grande mudança. À medida que eles vão sendo lançados, vou mudando de favorito, e no momento, é justamente A Esperança.

Então, vi reclamações em relação a alguns pontos a seguir, e acho que vai ser uma boa fazer minha resenha baseado nelas.
a) falta de ação do filme e;
b) a desnecessária divisão entre parte I e parte II.

Quanto à primeira reclamação: devo dizer que eu não achei ruim a aparente "falta de ação". Nunca fui de gostar muito de lutas, nem mesmo em livros. Gosto da suspense, do inesperado, mas não tanto do sangue. E esse último nos propiciou uma experiência diferente e impressionante: do drama, da tensão, da humanidade. Jennifer Lawrence deu um show, sendo a heroína-não-tão-heroína Katniss. E eu prefiro assim, porque nos mostra que Everdeen é verdadeiramente um ser humano! Ela luta consigo mesma: por um lado, ser o Tordo e ajudar a revolução. Do outro, ver Peeta sofrendo e o medo do que uma guerra pode causar. Com os closes no seu rosto, enxergamos o desespero, a luta consigo mesma. E então, alguém que se levanta em prol de um bem maior. E, por favor, o que FOI AQUELA MULHER CANTANDO "The Hanging Tree"? A CENA DA USINA ME DÁ ARREPIOS ATÉ AGORA QUANDO A REVEJO! Uma atuação fenomenal. Sério, no meio da sessão, virei pra minha amiga e disse: "Alguém dá outro Oscar pra essa mulher".

A fotografia e os cenários estavam fantásticos, sem falar nos efeitos especiais que devem ter sido caríssimos, mas recompensaram muito! Você sentia o clima, o cinza, a tristeza, a tensão no ar. Além do mais, tudo deu um jeito de aparecer, com fatos do livro que acontecem em momentos diferentes ocorrendo simultaneamente no filme, dando um júbilo ao fandom pela fidelidade da adaptação.

Quanto a divisão, vi a Thaís do Pronome Interrogativo falando e concordo com ela. Acho que foi necessário e positiva, porque permitiu que tudo fosse colocado, todos os detalhes e a sensibilidade que esse último livro da saga necessita. Tudo bem que pode ter sido também por dinheiro, mas acho que teve mais pontos positivos que negativos.

Mas o que mais me impressiona nessa saga é a realidade. O quê, Clara? Tá ficando louca? Realidade? Em uma América do Norte futurística com moscas doidonas teleguiadas? Sim! Porque não importa a época, a guerra é assim. Nós vemos a que ponto o "ser humano" chega em nome dos seus interesses. O pavor da população. E o belo em tudo isso: um povo que se levanta com a esperança (A ESPERANÇA!) de dias melhores, de uma libertação, mesmo que tenha que morrer por isso.

O terceiro filme da franquia me maravilhou e me fez sair do cinema sem uma crítica a fazer, apenas elogios. E me deixa esperando pelo que novembro de 2015 possa trazer!

PS: Eu levantei minha mão com o sinal de saudação! 

1 comentários:

  1. Oláááán Cla, tudo bem?!
    E eu aqui ainda não vi o filme, ô tristeza, mas eu ainda não li ''A Esperança'' mesmo ouvindo e vendo váários spoilers eu vou ler depois do filme, eu acho, espero que não seja assim (rs). Ele é um dos filmes mais esperados por mim, no momento, e concordo contigo, esse negócio de parte I e II, mas será que já é para deixar os fãs chamando o SAMU, como eu vi no ''Katniss Sincera''?! POAPODPDOPAS. Espero que goste também assim como tu gostou =]

    Beeeeijos!!

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena