[Resenha] Por toda a eternidade - Kristin Hannah - Firefly Lane #2




Avaliação: 3/5
Essa resenha contém spoilers de Amigas para Sempre. Para ler a resenha, clique aqui.
Tully sempre foi uma mulher ambiciosa, cheia de sonhos e ávida para dar a volta por cima, depois de ter sido abandonada por sua mãe e ter perdido a avó ainda jovem. Seu grande apoio sempre foi sua melhor amiga, Kate, que faleceu por causa de um câncer. Agora, Tully se encontra com depressão e sofrendo ataques de pânico. Sua afilhada, Marah, abandonou a familia e está com problemas ao se cortar para aplacar a dor. John está quebrado. Juntos, terão que descobrir como fazer para se reconstruírem e aplacarem a falta que Kate, o laço que unia a todos, faz.

Quem acompanha o blog, sabe que gosto muito dos livros de Kristin Hannah. As resenhas de O Caminho para Casa, O Jardim de Inverno e Amigas para Sempre mostram isso. E, claro, não poderia deixar de ler Por toda a eternidade, continuação de Amigas para Sempre e da história de Tully e Kate. Ou melhor, de Tully.

Após a morte de Kate, Tully está destruída. Sua melhor amiga era sua base. Quando viva, Kate buscou uma família, amar e ser amada, e apesar de não ter uma carreira grandiosa como de Tully, era feliz. Buscando o sucesso, Tully não teve tempo para os outros, e ao perder quem era a pessoa que mais amava, ficou sem ninguém, já que sua mãe, viciada em drogas, nunca foi uma verdadeira mãe. Desesperada, por ter perdido tudo, já que sua afilhada a odeia e seu cunhado também, Tully toma a decisão de jogar seu carro contra um poste. E é em coma que sua reflexão sobre a vida começa.

O que eu gosto nos romances de Kristin Hannah é que são romances de vida. Não são apenas histórias de amor. Eles trazem lições preciosas, em um mundo onde tudo é mecânico e baseado nos interesses. Tully é a figura do humano buscando a realização por meio do trabalho. Sempre querendo mais, investindo, e no fim, não conseguindo nada. Como dito em Amigas para Sempre:
Eu posso incendiar o mundo, nasci para isso. E agora eu tenho um fósforo! Mas de que adianta incendiar o mundo se terei que assistir ao brilho sozinha?
Tais reflexões são extremamente verdadeiras e nunca se tornarão clichês, já que a mentalidade do status profissional é uma constante. Estude, passe em primeiro lugar, tenha nome, esteja no outdoor da escola. Tudo isso para quê? E depois, isso realmente importa? E as amizades que você deixou de cultivar para estar ali? A família que você deixou de lado? A vida de oração e amizade com Deus que você negligenciou? Isso se você chegar lá. A pressão psicológica é muito grande, e sem o apoio de pessoas amadas, é muito mais difícil. Eu vivo nesse meio, em uma escola pioneira no país, e sei como é difícil se convencer que, no fim das contas, isso não é tudo. Que minha vida é muito mais que uma vaga na faculdade. É só minha vida profissional. E isso tudo vemos apenas em um personagem. Temos Marah, uma adolescente profundamente ferida e perdida, que recorreu a um namorado desequilibrado e à automutilação para tentar cobrir a dor. Seu pai, John, que agora tem que cuidar de três filhos, um deles fora de casa, e ainda lidar com a perda da mulher. E outros, que nos surpreendem por seu amadurecimento e por despertarem para a vida.

Apesar de minha leitura não ter sido tão rápida, foi válida, para ver como os personagens que conheci no livro anterior se saíram. Dizem que não é necessário ler Amigas para Sempre para entender Por toda a eternidade, mas lendo o primeiro livro antes, a carga emocional é maior, e o entendimento também.

Bem, essa foi minha opinião. Espero que vocês tenham gostado :) Já leram algo da autora? E Por toda a eternidade?

Informações sobre o livro
Título: Por toda a eternidade
Título original: Fly away
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Skoob
Série: Firefly Lane
1. Amigas para Sempre (Firefly Lane)
2. Por toda a eternidade (Fly away)

9 comentários:

  1. Eu li Amigas para sempre, mas não me animei em ler essa continuação porque, em minha opinião, o primeiro terminou super bem amarrado. Porém se surgir oportunidade...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tenho esse livro na prateleira a um tempão!
    Hahahaha
    Só que nem sabia que ele era uma continuação! Vou dar uma olhada em tudo.

    Adorei sua resenha, vou caçar mais informações sobre o livro.
    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  3. Você acredita que nunca li nada da autora? Sou doida para começar a ler desde que alguém me indicou, há muito tempo atrás, um dos livros dela. Mas não consegui a oportunidade. Ainda.
    Eu tenho muita curiosidade por esse e o anterior a esse especificamente. Adoro autores que trabalham com esses temas mais fortes, e acho que as sinopses desses chamam minha atenção.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quero ler essa série mas preciso do primeiro livro que a Arqueiro publicou!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Eu tenho o segundo livro, mas não o primeiro UAHSUA Vou tentar ler o primeiro antes, mas sei não. Adorei a sua resenha para o livro, me interessou bastante. Espero encontrar um espaço para ele na minha lista de leitura logo :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. As histórias sempre parecem bem bonitas, mas ainda não consegui empolgar pra realmente pegar pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Li Amigas para sempre e tenho um outro livro da autora aqui em casa,
    morro de vontade de ler esse, mas infelizmente ainda não o encontrei para comprar aqui na minha cidade e como geralmente os fretes para minha cidade são absurdos, evito comprar online... Mas que pena Marah resolveu enfrentar a dor dessa forma, não sei se vou conseguir ler o sofrimento de John sem ficar completamente arrasada, ele sempre foi tão apaixonado,

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi clara, q livro interessante, o titulo me lembrou frozen kk :D
    Me visife tbm clara:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas também não tenho muita curiosidade, não. Já vi opiniões diversas sobre Por toda a eternidade, mas a maioria disse que a leitura não é lá maravilhosa. Acho que não o leria por ora.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena