[Filme] A Menina Que Roubava Livros


Título nacional: A Menina Que Roubava Livros
Título original: The Book Thief
Diretor: Brian Percival
Duração: 131 minutos
Ano de produção:
Nacionalidade: EUA, Alemanha
Estreia nos EUA: 8 de novembro de 2013
Estreia nacional: 31 de janeiro de 2014
Censura: 12 anos
Elenco principal: 
♥ Sophie Nélisse como Liesel Meminger
♥ Geoffrey Rush como Hans Hubermann
♥ Emily Watson como Rosa Hubermann
♥ Ben Schnetzer como Max Vandenburg
♥ Nico Liersch como Rudy Steiner
Livro adaptado: A Menina Que Roubava Livros de Markus Zusak
                                                                            Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse:
Durante a Segunda Guerra Mundial, a pequena Liesel Meminger e seu irmão precisam ir morar com o casal Hans e Rosa Hubermann. Seus pais, acusados de comunistas, são obrigados a se separarem dos filhos em uma época de ditadura nazista. Seu irmão não conseguiu sobreviver a viagem. Em seu novo lar, Liesel terá uma nova família, um novo amigo, e tudo isso será contado pela Morte, a única figura que todos nós temos certeza que vamos encontrar algum dia.



Falar sobre algo que você gosta muito é difícil. Você não sabe por onde começar. Vou tentar me expressar o melhor que posso. E começarei dizendo que não é a primeira vez que vejo este filme. Vi no cinema e como meu pai não tinha visto, uma segunda vez para acompanhá-lo. Eu não sou de chorar em filme nem em livro. Então vocês podem sentir o impacto dessa obra por me fazer chorar na primeira vez e me dar sérios nós de garganta na segunda.

Por se tratar de uma adaptação, eu poderia agora falar sobre as diferenças e o que me incomodou. O grande problema é que não há. Se todas as adaptações fossem assim, não haveria leitores infelizes saindo do cinema. Mas, ainda bem que não são, pois nenhum corpo consegue sustentar essa quantidade de lágrimas.

O que mais me impressiona em A Menina Que Roubava Livros é que, por mais que seja um filme que se passa na Segunda Guerra Mundial, sob ditadura nazista, não na Polônia, não na Holanda, mas na Alemanha, e por mais que não nos esqueçamos por nenhum segundo o período histórico em que ele se insere, ele não é sobre a Segunda Guerra Mundial. É sobre a vida. A beleza e o terror da humanidade. A amizade, a família, a imaginação, e, sobre o amor aos livros e às palavras, algo que fica claro durante todo o filme. Isso porque Liesel, durante o enterro do seu irmão, rouba um livro: O Manual do Coveiro. Ela não sabia ler, e aprende com seu novo papai. E uma história de amizade com as palavras começa. Seu amor pelos livros só cresce. E ela não mede esforços para conseguir cada vez mais desses amigos.



E não dá pra comprar o livro com o filme, dizer qual o melhor, porque ambos são incrivelmente únicos. O livro tem toda a particularidade de emocionar no silêncio, o que traz peso e reflexão. O filme tem a trilha sonora, ambientação e atores que fazem tudo aquilo que nós conhecíamos ganharem vida. Sophie encanta qualquer um com seus olhos azuis. É simplesmente impossível não se apaixonar por essa Liesel, a Liesel do filme, que por incrível que pareça, pra mim, é diferente da do livro. E quanto aos outros personagens, eu me apeguei a cada um deles, e eu tento dizer "principalmente a...", mas não dá. Porque não é necessariamente o personagem, mas o relacionamento que ele constrói com Liesel. E, o mais, ou a mais particular de todas, A Morte. Ela é a grande observadora, a que está vendo-nos, humanos, no momento mais triste da humanidade. E é aí que aparece a marca mais sublime dessa história: Ela mostra os pingos de vida e de amor, da verdadeira humanidade, da inocência em meio ao caos, da guerra e do ódio, se tornando uma história múltiplca, de uma sensibilidade gritante. As frases e quotes... Eu nem tenho nem como adjetivar isso! Para os amantes de História Mundial, de dramas, de filmes, de livros, ou, melhor... não há como recomendar. Se você é humano, deve ver esse filme, ler esse livro e assim como eu, deixar que a emoção venha.

Quanto a todo o aspecto técnico, a fotografia é MARAVILHOSA. O frio da Alemanha ultrapassa a tela, e tudo isso é complementado pelos cabelos loiros de Liesel, os olhos gelo de Rosa, o roteiro sensacional e digno de um novo livro, enfim!

Termino meu comentário assim como terminei o filme. Logo, afirmei para o meu pai: "E é por isso que esse é um dos meus filmes preferidos."





4 comentários:

  1. Oi Clara, também adorei esse filme.

    Ache bonito isso que você disse sobre ele ser sobre a vida e não a respeito da guerra e de suas mortes. Eu não tinha parado para pensar, mas é realmente essa a mensagem da história.

    Adorei o pano de fundo e a fotografia do filme está incrível.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do livro, li na faculdade, mas ainda não vi o filme :~

    gorjeioliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara,
    Adorei sua review. A menina que roubava livros é meu livro predileto e eu gostei demais do filme.
    Achei que foi fiel nos pontos importantes e como você disse, passou aquela mensagem de que é mais do que uma história sobre a Guerra e sim uma história sobre a vida.
    Lindíssimo!!
    E todo meu eterno amor para o Max <3
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Que resenha mais fofa e apaixonada! Hehe.
    E se eu te contar que não li o livro nem assisti ao filme? pois é, me julgue. Mas, por mais que me chame atenção, eu sempre acabo deixando pra depois.
    Adoro adaptações que seguem o livro à risca, como "A Culpa é das Estrelas".
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena