[Música] Apresentando a música italiana - Parte 1

Meus amigos estão cansados de ouvir falar. Os mais próximos, já ouviram essa palavra de mim: Itália. É uma das realidades mais constantes na minha vida. O amor por ela. E não é à toa que o nome do blog é Incantevole, uma palavra do Italiano que significa "encantador". Antes de ir dormir, eu rezava para que Deus me desse a graça de ir pra lá com 15 anos. E assim foi feito. Mas isso é outra história...

Música italiana: o oposto de mainstream. Poesia e sonoridade. 

Por que eu gosto tanto de lá? Não sei bem explicar. Minha mãe estudou em uma escola de padres italianos e, assim como eu, é apaixonada por lá. Escutou música italiana em sua juventude e até hoje pede pra que eu coloque Sergio Endrigo pra tocar no computador. Será que tem algo a ver? O que eu sei é que eu não desapego de jeito nenhum, e ouvir a sonoridade de suas palavras é algo da minha rotina. Eu amo o Italiano, e a maior parte do que sei do idioma, aprendi com as músicas, já que nunca fiz curso. Lembro de rodopiar pela sala enquanto escutava Tra Te e Il Mare da Laura Pausini quando menor. E é por isso que vou apresentar pra vocês alguns dos meus artistas preferido, em uma série de posts, já que não gosto de falar pouco!

 
Você lembra quando back in 2010, todo dia passava no TVZ do Multishow um clipe de dois moços de colete em uma praia tocando uma musiquinha "Let your love show, yeah"? Pois é, eles eram o Sonohra. Aliás, eles são o Sonohra. Ou pelo menos, uma parte dele. Luca e Diego Fainello, dois irmãos nascidos em Verona, de 28 e 32 anos, respectivamente, que desde pequenos são de uma família inserida na música. E foi por ela, "Love Show", que tive meu primeiro e verdadeiro amor com a música italiana. Minha irmã gostava da música e baixou a versão em Italiano sem querer (obrigada, Ester!). Bonitos, italianos e talentosos? Amei! E foi assim que começou meu amor. Maratona de músicas, meu primeiro CD, e até parte da equipe do fã-clube oficial deles no Brasil eu fui. Hoje, por causa dos estudos, não posso acompanhá-los como antes, mas eles continuam em meu coração. A banda já passou por mudanças, mas a essência é a mesma. É importante ressaltar que eles não parecem ter um estilo musical fixo, não pra mim. Cada álbum foca em algo, mas tem o toque Sonohra, por mais que eu não consiga expressar bem o que é. E eles tem mania de puxar mini álbuns e lançá-los em alguns países, e não em outros, até lançarem outro álbum original. 

O nome da banda, Sonohra, veio da ideia de liberdade do deserto de Sonora, na América, e pela sua sonoridade, já que parece com "suonare ora", ou "tocar agora" no italiano. Mais um ponto, já que o Italiano e o Português têm muitas semelhanças, até mais que o Espanhol. Em "G" e "J", por exemplo, quando no Espanhol o som é de R, nos idiomas citados anteriormente, o fonema é quase o mesmo.
Preparem-se para muitos solos de guitarra, porque eles amam fazer isso. Sério.

Liberi da Sempre (Tradução livre: Livres desde sempre)
Ano: 2008
Estilo: poético, calmo. Arranjos trabalhados, letras que falam sobre amor, e mesmo, metalinguagem, como "Liberi da Sempre", que dá nome ao álbum.
Curiosidades: 
♥ A música "L'Amore" é o "hino" das Sonohrinas, fãs da banda, e foi ganhadora da categoria Giovani do Festival di Sanremo de 2008, concurso de música importantíssimo na Itália.
♥ O CD teve suas versões lançadas na América Latina e no Japão. Nos países de língua espanhola como Libres, no Brasil como Love Show (com versões em Inglês, como Love is Here, da novela Malhação), e no Japão como L'Amore.

  

Metà (Tradução livre: Metade)
Ano: 2010
Estilo: Músicas românticas, mas um pouco mais intensas (até mesmo eróticas, por isso procuro não escutar ou não escuto mais algumas das músicas do álbum, como Prendimi Adesso, Solo Stasera e Seguimi O Uccidimi) e mesmo rock, como "Good Luck, My Friend", que fala sobre a partida de um amigo.
Curiosidades:
♥ A música "Baby" participou do Festival de Sanremo de 2010, desta vez categoria Big, mas foi eliminada.
♥ O CD não teve versões lançadas em outros países.
♥ A música "Metà", que dá nome ao CD, fala sobre a pena de morte.
Sonohra lançou um EP chamado A Place for Us, com versões de algumas de suas músicas em Inglês. O interessante é que este extended-play contém a música There's A Place For Us, tema de As Crônicas de Nárnia: Viagem do Peregrino da Alvorada. Os irmãos foram convidados para gravarem a versão que seria tocada na exibição dos créditos na Itália.
     


La Storia Parte Da Qui (Tradução livre: A História Começa Aqui)

Ano: 2012
Estilo: Rock, até mesmo rap, folk e eletrônica.
Curiosidades:
♥ O álbum tem uma dose de crítica social, como em "Il Re Del Nulla" com o rapper Michael Adrian e "The Sky is Yours", que fala sobre o abuso sexual de crianças.
♥ É o único CD italiano deles que tenho, já que não são vendidos no Brasil, e são muito caros quando importados.

        


Il Viaggio (Tradução livre: A Viagem)

Ano: 2014
Estilo: de tudo um pouco. Indefinido. Estilo Sonohra. Fala de liberdade, amor.
Curiosidades:
♥ Parece haver uma ligação muito legal entre os títulos do último e do penúltimo álbum. Como se La Storia Parte Da Qui estivesse deslanchando a viagem que seria o álbum de 2014.

                 

E, finalmente, escutem Incantevole (e o solo de guitarra que eu citei acima. Ok, nem tão solo assim):

2 comentários:

  1. Oie =)

    De música italiana eu só conheço Laura Paussini, Andrea Bochelli e outros tenores.
    Curti as dicas, pois adoro descobrir músicas novas *-*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia ^-^
    Gosto muito da Itália, da cultura, do idioma (O nome do meu blog também é em italiano ^-^), da música...
    Não conheço muitos cantores/bandas italianas, mas estou sempre procurando alguns para escutar. Gosto muito das músicas do Andrea Bocelli (meu sonho é um dia conhecer a Itália e ir a uma apresentação dele *-*) e das da Laura Paussini (músicas lindíssimas). Não conhecia essa banda. Obrigada pela dica ;)
    Beijinhos ^-^
    Isabelle
    Attraverso le Pagine - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena