[Resenha] Sentimento do Mundo - Carlos Drummond de Andrade

Publicado pela primeira vez em 1940, O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do "vento revolucionário" que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro. Neste livro está contido os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meio do caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação.
Para aqueles que não sabem, aqui vos fala uma pessoa que nunca gostou de ler poesia. Nunca, nunca mesmo. Nunca peguei um livro para admirar as rimas ou mesmo a ausência delas. Sempre achei complicado e subjetivo demais. Até que ingressei na turma São Paulo. É simplesmente um projeto da minha escola que visa preparar alunos para Fuvest, Unesp, Unicamp e tudo que temos direito. E Sentimento do Mundo é uma leitura obrigatória.

Juro que de primeira, eu não entendi nada e pensei que era um livro muito chato e sem sentido. Mas foi só meu professor (Lobão, seu lindo!) começar a nos explicar e eu fiquei encantada. E com sede de mais! De conhecer mais de Drummond, da poesia do Modernismo, da literatura brasileira. De descobrir o que há por trás dos poemas, do contexto, e isso é fundamental: achar o contexto. Você pode até tentar interpretar só, mas o poema ganha uma outra cara quando você entende o porquê de o autor ter usado aquela palavra, aquela expressão. Então, não sejam como eu e não criem preconceito pela poesia. Tem muita coisa por trás para se entender! Leiam um poema por dia, um de cada vez, para que vocês o entendam bem.

Sentimento do Mundo é um livro triste porque é realista. Porque tem muitas verdades. Mas a beleza dele é como o Carlos (olha a intimidade) é verdadeiro, e como ele traduz o mundo com suas palavras. Amei, sério. Ah, e meus poemas preferidos foram Mãos Dadas, Elegia 1938 e Lembranças do Mundo, que fala sobre uma moça chamada... Clara! ♥

Informações sobre o livro
Título: Sentimento do Mundo
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 86
Skoob



1 comentários:

  1. Meu poeta favorito, nem preciso dizer nada né? Poesia é uma loucura. Tem poema de tudo quanto é jeito, pra tudo quanto é gosto. Ainda estou numa fase muito egoísta, introspectiva, na qual poemas que falam de "dentro" me atraem mais do que aqueles que falam "de fora". Tenho "Sentimento do Mundo" aqui, mas ainda não li, tô esperando o ~momento~, sabe?

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena