[Resenha] A Marca de Atena - Rick Riordan


Avaliação: 4/5
Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.
Quem me conhece, sabe que sou fã de Rick Riordan e que sou apaixonada por Percy Jackson. Sendo assim, não poderia deixar de ler Os Heróis do Olimpo e querer ter todos os exemplares na minha casa. Mas, infelizmente, ser fã não significa amar tudo que o artista - ou no caso, autor - que você gosta, faz.

A Marca de Atena é o terceiro livro da saga Os Heróis do Olimpo, spin-off do best-seller Percy Jackson e os Olimpianos. Agora, temos a fusão da mitologia grega com a mitologia romana, muitas aventuras e mais um inimigo gigantesco - literalmente. Em MdA, Annabeth finalmente reencontra Percy, e agora estão todos juntos no Argo II. A missão foi reservada para ela: seguir a marca de Atena, enviada por sua mãe, que está tendo problemas de identidade e furiosa. Mas para quê ela tem que seguir essa tal marca? Pra descobrir, você tem que ler.

Desde que li O Herói Perdido, fui embalada pela fama dos livros e "gostei" sem nem pestanejar, afinal, era um livro do Rick Riordan, eu tinha que gostar. Mas, então, confessei a verdade pra um amigo, e vi que não era a única que estava vendo problemas nessa nova série do Rick. Percy Jackson é um ícone no mundo da literatura, e claro que está dando dinheiro, e claro que é positivo continuar escrevendo livros sobre ele. Mas e se os livros ficam repetitivos? É o que sinto em The Heroes of the Olympus: em todo livro, eles saem em busca de algo que "ajuda" na guerra entre romanos e gregos. Mas pelo espaçamento entre um livro e outro, você começa a sentir a história fragmentada e pensar que todos os livros são a mesma coisa, com poucas variações.

Vejam bem, eu continuo amando o Percy e vou continuar lendo a série, e acredito que vá gostar mais dos volumes que estão por vir. Mas o livro não me empolgou muito, não me deixou grudada, com a apreensão e ansiedade que eu sentia demais enquanto lia PJO! O cliffhanger deste terceiro livro é muito legal, mas não conseguiu mascarar o que eu vinha sentindo sobre a série no todo. Sem falar que eu cresci: iniciei a leitura de Percy Jackson com 12 anos, e vou fazer 17 agora em 2014. O que me empolgava não me empolga mais tanto, mas continuo amando mitologia grega e achando que os 5 livros anteriores que iniciaram a estória do nosso filho de Poseidon ainda são fenomenais para mim, porque cada livro tinha seu diferencial. 

Espero que melhore daqui pra frente. E, sim, dói se despedir dos nosso amigos - e nem acredito que estou dizendo isso, alguém me cala - talvez, realmente, esteja na hora das aventuras de Percy Jackson se encerrarem. Tudo tem um fim, mesmo as coisas boas. Como diz Marte, em um dos livros da série - li MdA há tanto tempo que nem sei se é desse - a vida só é valiosa porque ela termina. Assim também são os livros: de que adianta uma estória durar éons? Ela também tem que ter um fim, e ela sempre terá seu valor, mas ela também precisa acabar.

De qualquer forma, não posso negar que Rick tem um talento pra contar histórias e mesclar com lições de mitologia, uma ótima pedida pra um jovem leitor, apaixonados por aventuras e por mitologia. Espero que vocês tenham curtido a resenha, comentem o que acharam e não me matem, por favor!

Informações sobre o livro
Título: A Marca de Atena
Título original: The Mark of Athena
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Comprar: Cultura - Fnac - Submarino - Saraiva
Adaptações cinematográficas: -




12 comentários:

  1. Poxa, que resenha diferente do usual. Eu sou uma leitora do Rick meio velhusca, tenho 28 anos, não cresci com ele, leio o autor para higienizar minha mente depois de algumas leituras mais pesadas, mas senti o cansaço da história e da repetição da formula como você, mas não me surpreendeu eu já peguei o livro esperando algo assim... você vai ver que com o passar do tempo vai ser difícil um autor te surpreender em algo. Mas, tenha fé, o Tio Rick é um autor com recursos, em "A casa de Hades" ele conseguiu me surpreender um pouco e me fez querer continuar com a série, talvez algo semelhante aconteça a você.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma das poucas pessoas que nunca leu nada do Rick Riordan e que não tem muita vontade de ler. As histórias simplesmente não me chamam muito a atenção e acho que com quase 18 anos, começar a ler uma série onde o personagem principal tem 12 anos não iria me agradar muito. Pena que você não gostou tanto do livro como os outros, acho que quando uma série se prolonga demais, esse é um dos grandes problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, mas de qualquer forma, acho que você deveria ler PJO :)

      Excluir
  3. Gosto bastante dos livros do autor
    Mas ainda não tive oportunidade de ler esse
    Já está na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Clara!
    Acredita que até hoje eu não li nada do Ricky Riordan? Comprei O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros, mas ainda não li nenhum dos dois.
    É tão ruim quando um autor que a gente gosta tanto não escreve um livro cinco estrelas, né? Gostei da sua sinceridade!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler essa "nova" série do Rick Riordan toda empolgada, mas não curti taaanto do primeiro assim como você. Eu achei que faltou que os personagens me cativassem, tanto que o segundo livro, para mim, foi bem melhor porque eu reencontrei com o Percy (<3). Ainda não li A Marca de Atena, mas espero gostar mais do que você :)
    Ah, e eu acho que esse frase do Marte é do O Filho de Netuno.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu parei exatamente neste livro, adorei essa segunda leva da série Percy Jacksom, Ele a Annabeth continuam sendo meus preferidos, estou doida para continuar a leitura e chegar logo em A Casa de Hades.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena