Retrospectiva 2013: Lufada de ar novo

Acredito que cada coisa é única. Cada momento acontece apenas uma vez, cada pessoa se conhece apenas uma vez, e por mais parecidos que os fatos possam ser, cada um deles vai ser único. Só irá acontecer um 2013 na História Mundial. Por isso, acho importante darmos valor ao que passou, por cada passo, cada respiro, porque só existe um espécime de cada um deles. 

Fui magoada, me senti triste, me senti só, mas também descobri quem são meus amigos verdadeiros. Acredito que não cumpri nenhuma das metas que fiz para esses anos. Ok, não promessas, mas metas. E foi simplesmente porque eu não me esforcei para cumpri-las. Preguiça, comodismo, e salvo exceções em que cumpri-las estava além do meu alcance. Mas tenho fé que 2014 será diferente. Enquanto isso, vejamos o que 2013 trouxe pra mim.

Depois de 14 anos da minha vida estudando na mesma escola, com cerca de 130 alunos e com amigos que eu conheço desde as fraldas, eu mudei de colégio. Entrei no Ensino Médio, e recebi a lufada de ar da mudança: vestibular, provas, estude, concorrência. Vi o que é estudar em uma organização com 14.000 alunos, e onde sua turma é mais uma na grade do professor. Vi que mesmo no meio de tanta gente, é possível ser único e conhecer pessoas importantes. Apesar disso, conheci novos amigos, que fizeram a diferneça e me ajudaram durante esta fase. Um especial agradecimento à Laila, Maria Clara, Mariana, Biazinha, Tatu, Pedroi, Leo, Pablo, Patrícia. Que o ano que vem ainda traga muito pra todos nós. Eu amo vocês. Vou mudar de turma, Mari vai sair da escola, mas isso não vai afetar nossa amizade.
Aprendi que as pessoas vão embora. Que se você não cuida bem delas, elas se cansam e vão. Que a situação inversa pode acontecer. Que faz falta. Que você vai lembrar do tempo que vocês passaram juntas, das conversas e de quando tudo era mais natural. Também aprendi que nem todo mundo vai gostar de você. Que nem todo mundo é discreto ou modesto ou legal ou simpático, ou recebeu a mesma educação que você recebeu. Que nem todo mundo vai saber o seu nome, e que descobrir tudo isso faz parte do nosso amadurecimento. 

Descobri o que é ter 16 anos, ou pelo menos, 16 anos e 4 meses, até agora. O que é ver as expectativas que você fez não acontecerem, ou mesmo acontecerem de forma inversa do que imaginava. Que faz parte de ser humano se frustrar. Faz parte não ser sempre o melhor, não tirar as notas mais altas. Faz parte sentir a competição, mesmo que não seja o certo viver tentando ser melhor do que os outros.

Outra coisa que você percebe a cada ano, é que é complicado ser cristão católico. Não somente por causa dos outros, mas porque sempre vai ser mais fácil ser uma pessoa do mundo. Tentar não ir com a onda não é facinho. Ver todo o relativismo que existe no mundo, e se você gritar "Mas não é assim!", ver as pessoas resistirem. Nem sempre a verdade é recebida de braços abertos. Na realidade, quase nunca. Mesmo pelas que se dizem católicas. Vi o que foi receber um Papa novo em minha Igreja, e quão bonito é ver 3,5 milhões de jovens se reunindo em uma cidade do mundo, por uma fé, por uma Igreja, e mais importante, por Deus, mesmo não podendo ter estado lá. 

Vi o que é sentir saudades do que já passou. De sonhos de uma vida, que agora foram realizados, e se transformam em sonhos maiores. Se antes era visitar a Itália, agora é retornar à Itália. Viajar com seus amigos para um novo país, e lembrar quase todos os dias dos momentos únicos que viveu. E depois de um ano dinâmico e de término como foi 2012, onde terminei o Ensino Fundamental, estar em um ano relativamente mais calmo. De início, de mudança de vida, como 2013. Mais calmo aparentemente, mas também agitado internamente: amizades, não-amizades, complexo de inferioridade, e a surpresa de perceber que era melhor do que pensava. Diante da perspectiva de ir para uma escola enorme e com tantos bons alunos, eu pensava que não iria acompanhar, que ia ser burra, mas me surpreendi ao saber que tive uma ótima colocação entre os alunos, e que por isso fui chamada para uma turma mais avançada ainda (eu já estava na avançada, e agora vou pra uma que prepara para USP/Unicamp e também para o Enem, e olha que eu nem sei direito o que quero da vida!)

Pessoas aparentemente saíram da minha vida, mas depois percebi que não, a distância apenas confirmou que elas estão aqui, e se sobreviveram a um ano, podem sobreviver a mais 20, 25. Descobri como nossa amizade é forte e suporta muita coisa. É muito fácil continuar sendo amigo enquanto se está na mesma escola, mas depois que a distância mostra sua presença, você vê as verdadeiras amizades. Aquelas que você leva pra vida. E muito te agradeço, WhatsApp, por nos manter em contato! (haha)

Não poderia deixar de falar dela, Marianinha, minha melhor amiga, que eu sei que faria qualquer coisa por mim. Obrigada por estar sempre ao meu lado, pela tua amizade, e por tudo que nós passamos juntas. Nada separa, não depois desse ano. Amizade instuída por Deus, eu tenho certeza. Que ainda aprendamos muito um com a outra. Passamos por uma crise em particular, mas aqui estamos! E eu estou sempre aqui, seja 2013, 2023 ou 3013. Esperando pra ir dormir na tua casa de novo...

Outra coisa que eu citei ali em cima, dei uma pincelada, mas queria me ater mais é que parei para pensar em algo que um ser humano tem que ver em outro ser humano. Eu tenho mania de me achar melhor que os outros em nível intelectual (sei que isso parece contraditório quando relembramos o que disse ali em cima, mas é que depende), mas inferior em nível estético. Eu sei que você também se sente melhor ou pior que alguém. Mas se tem algo que você tem que aprender a sempre refletir é que - por mais clichê que isso possa parecer -, ninguém é melhor que ninguém. Seja pobre, rico, branco, mulato, gênio, bonito, feio, a pessoa tem a mesma dignidade humana que você tem. Eu não sou melhor que você porque gosto de tal música, e nem você é melhor que eu porque prefere ler tal gênero de livros. Tudo bem que há coisas que não concordo, mas eu ainda tenho que aprender a respeitá-lo porque você é humano. 

Vi bem o que é trabalhar em equipe, o que é chorar e se preocupar em nome de um projeto, e o que é colocar as qualidades de cada um em ação para que o grupo se saia bem. Foi bem o English Plays, uma peça em inglês que algumas turmas da minha escola apresentam. Eu atuei, fui ensaiadora, ajudei em trilha sonora, fiz de tudo um pouco. No fim, é porque dependendo da situação, sou extrovertida e tento ser organizada. Quem é bom em botar a mão na massa, como minha amiga Laila, mostrou o que sabia fazer. E eu nunca tinha tido tanta experiência de trabalhar em equipe. No fim, nosso The Sleeping Beauty ficou uma fofura. E este ano, também tive a honra de ter um texto meu na coletânea de obras da minha escola. De todas as experiências, boas ou ruins, nós podemos tirar alguma coisa. E 2013 foi mais um ano único, cheio de aprendizado, de experiências boas, e experiências ruins.



Metinhas pra 2014? Rezar mais. Fazer a vontade de Deus. Pagar o mal com o bem. Ser mais paciente e relevar mais. Ser mais humilde, mas sem esquecer meu valor. Saber lidar com todo tipo de gente. Perceber que as coisas vão mudar não porque a entrada de um novo ano vai magicamente transformá-las, mas porque eu fiz com que as coisas mudassem. Também quero confiar mais, conseguir me abrir mais com quem eu sei que gosta de mim e me quer bem. Não deixar ninguém de lado. Ser a amiga que eu gostaria que fossem comigo. Escrever, ler, ajudar. Fazer uma dieta longa, além de exercícios físicos! Parar de criar desculpas. Só desejar o bem. Não ser invejosa, e saber reconhecer que o sucesso de alguém provavelmente é resultado de seu esforço. E que, se Deus quiser, quando ler esse post no fim de 2014, eu possa sentir orgulho e ver que eu melhorei.

Fazer com que 2014 seja melhor que 2013. Espero que vocês tenham curtido minha pequenina retrospectiva, folks! Que venha 2º ano, turma nova, vida nova, mais saúde, mais paz, para mim e para todos vocês! Deus os abençoe!







7 comentários:

  1. Que bom que 2013 foi um ano bom pra você, porque pra mim foi péssimo em todos os sentidos, até mesmo na última semana, e principalmente nela. :/
    Vamos ver em 2014!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! É muito bom quando a gente olha pra trás em um determinado ano e vê que se realizou sonhos, mas é aquela coisa - se colhe o que plantou, né. Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  3. Bah, que linda retrospectiva >< Muitos aprendizados e lições que sempre levamos de um ano que passa. E que 2014 seja muito melhor, supere todas as expectativas ;}

    Beijos
    Feliz 2014 ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Espero que 2014 seja um ano maravilhoso para você. Que você consiga realizar suas metas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oie Clara
    que linda retrospectiva. Acompanhei a anterior também, e adorei!
    Tão bom quando tiramos aprendizados - até dos momentos mais difíceis que passamos - e crescemos com todas essas experiências.
    Que 2014 seja um ano de muitas conquistas pra você.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Muito amor teu post, Claire! É isso mesmo, que sejamos a mudança a qual queremos ver no mundo <3 :)

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena