[Resenha] Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks


Avaliação: 3/5
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.
Este livro foi uma cortesia da Editora Arqueiro.

Uma Longa Jornada (título escolhido pelos parceiros, até onde eu sei, mas obrigada, obrigada) vai contar a estória de Ira, Luke e Sophia. Três pessoas que têm apenas uma coisa em comum: um amor muito forte em suas vidas.

Sophia acabou de terminar com seu namorado. Impelida por um amiga, decidiu ir a um torneio, pra ver se o tempo ficava menos nublado. É quando ele aparece, querendo tirar satisfações, e fica agressivo. E então, surge Luke: um grande caubói, que a defende e fica automaticamente interessado por ela. 

Ira ama uma mulher. Apesar de não estar mais com ele, isso nunca mudou. Agora ele está preso dentro de um carro, com membros fraturados, e assim começou a repensar sobre sua vida com sua amada.

Definitivamente, não sou uma leitora assídua do Nicholas Sparks. E começo a pensar que talvez seus livros não sejam a melhor pedida para mim. Eu esperava um drama mais excessivo em Uma Longa Jornada, mas o que achei foi um romance, que apesar de ter sua cota de tristeza, não foi o bastante para virar totalmente inesquecível. Não me entendam mal: eu acredito no amor. Mas não consigo deixar de pensar que os romances do Sparks fazem parte de uma fórmula para conquistar todas as mulheres do mundo, que sonham em encontrar o cara perfeito. Nada no enredo do livro me chamou muito a atenção, mas não posso negar que li rapidamente, ou seja: o livro me prendeu.

Não houve nada de novo, e mesmo tendo lido apenas 2 livros do Nicholas (Querido John e O Casamento), senti que qualquer outro livro que eu lesse daria no mesmo, só mudando os nomes dos personagens, e, claro, da doença. Mas acredito que não apenas Uma Longa Jornada, mas todos os livros do Nicholas têm uma mensagem em comum: o poder do amor.

Informações sobre o livro
Título: Uma Longa Jornada
Título original: The Longest Ride
Autora: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Comprar: Cultura ♥ Fnac ♥ Submarino ♥ Saraiva
Adaptações cinematográficas: -



14 comentários:

  1. Oi!
    Sei bem o que você quer dizer em relação ao Sparks... Eu mesma não consigo ler mais nada dele, não tenho paciência. Toda história é a mesma coisa...
    Respeito quem gosta dos livros dele, mas acho que ele não é realmente um escritor tão fabuloso assim. Sua escrita é ótima, mas na minha opinião, suas histórias são todas parecidas.
    Não pretendo ler qualquer outro livro dele tão cedo.

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Clara =)

    Sparks é assim mesmo ... tem livros muito bons, mas como o tempo eles se tornam cansativos. Consigo no máximo ler dois livros dele por ano, mas sempre dou um bom intervalo entre um e outro.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Eu já tive a minha fase de Sparks, não sei se iria gostar de um livro dele se lesse no momento. Infelizmente, ele não é muito inovador na hora de criar enredos, mas a narrativa é muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro o Sparks, apesar de o único livro que gostei dele foi "Um Porto Seguro". Gostei da sua resenha quem sabe eu dê uma oportunidade para "Uma longa jornada" e tire minhas próprias conclusões!


    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara, tudo bem?
    Sim, o Sparks tem essa coisa de "mais do mesmo", mas eu continuo adorando os livros dele. Não sei o motivo, deve ser alguma coisa a ver com minha personalidade romântica incorrigível.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Eu sou fã assumida no Nicholas, mas reconheço que os livros são um pouco repetitivos sim, isso porque ele só escreve sobre romances. O relacionamento entre duas pessoas e tal. Eu peguei a manha de ler os livros deles com longas distancias um do outro pra não enjoar.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  7. A pior coisa nos livros do Sparks é isso, quando você lê mais de dois livros, fica com a impressão de que tudo será a mesma coisa.
    Prefiro não ler mais nada dele e ficar só com a imagem daquele homem fofo que conheci na Bienal, rs.

    Beijo
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nenhum livro deste autor, mas assim que eu li a sinopse deste livro eu quis ler, ainda não comprei o livro, mas assim que puder vou comprar e ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Poxa, li Um Amor Para Recordar e, como eu gostava do filme, achei que iria curtir o livro. Juro que tentei, mas não deu. Não consegui gostar da escrita do Sparks, da trama, dos personagens... Achei tudo tão apelativo, tão piegas que nem tive a sensibilidade para me envolver no drama da história. Não pretendo ler algo dele de novo tão cedo...

    Um beijão, Livro Lab

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Quem não ama Sparks? Louca pra ler esse livro que me parece ser muito bom =)

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso
    Gosta de decoração? Conheça a Chevron Mania
    Não deixe de acompanhar a nossa FanPage

    ResponderExcluir
  11. Oii!!
    Mesmo o Sparks usando a mesma formula em todos os seus livros, ainda me surpreendo quando os leio, esse livro está na minha lista de desejados!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  12. Oi Clara, tudo bem?

    Eu também não sou muito fã do Nicholas Sparks, e confesso, penso como você. Seus romances seguem um linha de "fórmula secreta" que não me convence, e olha que sou uma romântica assumida. Não tenho nada contra suas histórias e até gosto de algumas, só não digo que elas sempre me agradam. No caso desse livro eu nem tentei lê-lo, rsrs

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  13. Oi Clara! Vejo muita gente falar justamente dessa 'fórmula' que o autor usa, mas, eu não sei se é porque eu ainda não li muitos livros dele (só li três até hoje), ou se é porque eu não li os mais famosos, mas eu ainda não notei essa fórmula. Claro, sempre tem o romance e a estrutura é a mesma, ele sempre aborda alguma doença ou um assunto sério assim, mas para mim as histórias são diferentes, sei lá rs. Mesmo quando não me surpreendem, eu gosto bastante da história. Mas vai de pessoa por pessoa, né? Eu gosto de ler livros nesse estilo, e não me canso deles, então talvez seja por isso que eu gosto.
    Sobre esse livro particularmente, a sinopse dele não me interessou muito, sei lá, acho que tenho mais curiosidade em ler outros livros dele antes desse. E essa capa não ajuda, preferia mil vezes o padrão anterior. Mas enfim, talvez eu leia o livro um dia, mas não estou muito animada com ele rs.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena