[Resenha] A Seleção - Kiera Cass


Avaliação: 3/5
Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.
America Singer é uma adolescente da Illéa, um país futurístico no que seria hoje os Estados Unidos. Conhecida pela bela voz, é de uma família da casta Cinco, ou a casta dos artistas, e como se não bastasse estar apaixonada por um rapaz de uma casta abaixo dela, agora a mãe está tentando convencê-la a participar da Seleção. Um dos membros da família real, príncipe Maxon, está em busca de uma esposa, e essa competição é a forma que ele tem de achar a mulher ideal. Ela resolveu fazer a vontade da sua mãe, mas não sabia o que uma foto, uma ficha de inscrição e o tempo poderiam fazer...

Pense num livro falado. Durante um tempo, todo dia que você entrava no Painel do Blogger, tinha pelo menos uma resenha deste livro. Há tempos ele fazia parte da minha lista de futuras leituras, e quando minha colega disse que o tinha - e sua continuação! - não perdi tempo. 

America é uma personagem forte e de coração bom. Mesmo dizendo o quanto não queria participar da Seleção, ela o fez pela sua mãe. Acabou que ela foi escolhida, junto com mais 35 garotas, para morar por um tempo no castelo da família real e ser uma pretendente do príncipe. Achando que ele seria um engomadinho, ela se enganou muito. Maxon é gentil, doce, e eles formam uma amizade: ela fica na competição, enquanto o ajuda a escolher uma esposa. A saudade de Aspen não consegue fazer com que sentimentos que ela nunca pensou que existiriam comecem a aflorar.

Ah, esses triângulos amorosos. Alguns são tão óbvios que são irritantes - oi, Kelsey! -, mas o de A Seleção é viciante. Você realmente não tem como saber com quem ela vai ficar. Normalmente, nós temos preferência pelo primeiro rapaz da história, né? Mas com este, é diferente. Não tem como não torcer pra que ela fique com o Maxon. Mas se nem ela sabe quem quer, fica difícil para nós sabermos.

E como toda boa distopia, tem que ter uma lado histórico na coisa. Quarta Guerra Mundial, China dominando geral, presidentes antigos, tudo que faz você ficar curioso e tentar entender o que acontece ali por trás. E, claro... Aquela palavra que começa com r.

Como estou escrevendo esta resenha depois de ter lido A Elite, fica difícil não misturar as duas estórias. Mas o que posso dizer é que este livro é viciante. No início, a leitura não andou tanto, não me despertou tanta curiosidade, mas depois... Bem, digamos que fui dormir muito tarde, mesmo tendo aula no dia seguinte. E a diagramação... Preciso falar alguma coisa sobre esta capa, galera?

Bem, é isso. Espero que vocês tenham gostado da resenha! Já leram o livro? Deixem suas opiniões sobre ele ou sobre a resenha!

Informações sobre o livro
Título: A Seleção
Título original: The Selection
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte (do grupo Cia das Letras)
Páginas: 368
Comprar: Cultura ♥ Saraiva ♥ Fnac ♥ Submarino
Adaptações cinematográficas: Havia um projeto para uma possível adaptação em forma de série, mas foi cancelado. 




11 comentários:

  1. Oie :)

    Adorei sua avaliação do livro parabéns hahaha, todos falam da Kelsey coitada hahaha isso que dá se envolver com tigres, eu estou com muita vontade de ler A Seleção mais irei esperar a série toda ser lançada aqui no Brasil, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :) Não sei ainda quando lança o terceiro, mas os dois primeiros da trilogia já foram lançados.

      Excluir
  2. Amooooo este livro. Assim como Jogos Vorazes crítica a sociedade por meio de uma "metáfora". Mal posso esperar por The One!
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, moça! E, Deus, eu morro com as capas dessa trilogia. Você já chegou a ver a do terceiro que foi liberada?! Não barrou a primeira (que, pra mim, é uma das capas mais lindas que já vi), mas é incrível. Essa série tem um capricho de design e visual muito grande. *-* Amo, amo.
    Infelizmente, ainda não a li. Mas nunca falam mal desses livros. Sempre alguém gosta de algum ponto, alguma coisa - e eu acho isso realmente importante. É claro que livro algum vai agradar todo mundo no mundo, é impossível, mas se um livro ao menos consegue conquistar a todos em algum ponto de sua criação, já vale a pena ser lido. E esse livro eu tenho muita vontade disso. *-*
    Deixa só diminuir um pouquinho minha pilha de livros de "Vou ler" ali que eu dou um espaço pra essa trilogia. ;D uihasiuahs
    Beijos!

    Meu Outro Lado: http://mon-autre.blogspot.com.br/
    @brenomtorres

    ResponderExcluir
  4. Dá pra ver que você gostou do livro, mas é uma pena que não tenha se apaixonado por ele, como eu! Sobre a capa, não tem nem o que falar! É a mais linda de todas! hahaha
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei bastante do livro, achei que a distopia e o governo podiam ter sido mais explorados pela autora, mas no mais, achei uma ótima história.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Então, eu nem gosto tanto assim de triângulos amorosos - mas como você bem destacou, esse de 'A Seleção' é realmente... viciante.
    A princípio eu não curti muito o livro, *e isso entra o fato de talvez eu estar acostumado com distopias mais dinâmicas coisa e tal* mas ele fica bem legal no fim - pontapé para 'A Elite'.
    Confesso que ainda acho que é um livro fraco. Não fiquei tão tão apaixonado pela America - e nenhum dos outros personagens 'secundários'. E só contrariando sua opinião *Haha* eu não torço pelo Maxon. #TeamAspen Hahah'

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livroosbrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu to com esse livro aqui na minha estante esperando para ser lido. Acho a capa linda e gostei da premissa, varias garotas disputando um príncipe. Quero ler mais quando o terceiro tiver pra sair.

    Fiquei triste pela serie. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  8. Eu pretendo ler, e faço figas para que ele chegue logo logo a Portugal, mas como acho que não vou aguentar, vou ler primeiro em pdf *-*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena