[Resenha] Razão e Sensibilidade - Jane Austen


Avaliação: 4/5
Este romance concentra sua narrativa nas idílicas tramas de amor e desilusão em que duas belas irmãs inglesas se envolvem - Elinor e Marianne Dashwood - quando chega a idade do casamento. À procura do amor verdadeiro, as filhas órfãs de uma família pertencente à pequena nobreza enfrentam o mundo repleto de interesses e intrigas da alta aristocracia. Marianne e Elinor representam polos opostos do universo ético de Austen - enquanto Marianne é romântica, musical e dada a rompantes de espontaneidade, Elinor é a encarnação da prudência e do decoro.
Depois de assistir, ler e amar Orgulho e Preconceito (ação que continuo a praticar), Jane Austen entrou pra lista de autores mais conceituadas pra mim. Foi o bastante pra tomar a decisão de ler todas as suas obras durante o ano de 2013. Ano passado li duas das três obras mais conhecidas dela: Persuasão e Orgulho e Preconceito, e agora, Razão e Sensibilidade.

O livro conta a história de Marianne e Elinor Dashwood, duas irmãs que após a morte do pai, começam a ter que viver de forma mais humilde, ao se mudarem para um chalé. Lá, suas personalidades serão expostas, levando-nos à apreciar mais uma das obras de Jane, envolvendo romance, ironia, e muitos Mr. e Mrs.

Acredito que não dá pra fazer um 'resumão' de um livro da Jane sem entregar a história. As coisas acontecem aos poucos, são sutis. Não é como falar de um livro que tem apenas uma premissa, de onde a história vai se desenvolver. São livros que falam sobre as pessoas da época, os costumes, o que é uma das coisas mais legais. Os romances são bonitinhos e a princípio podem até parecer previsíveis, o que Jane mostra que não é verdade.

O mais complicado de ler livros antigos é justamente a linguagem. É mais formal, sem falar que essa mania de chamar todos pelo sobrenome pode ser muito confusa. Confesso que fiquei o livro inteiro sem saber quem era quem, ou qual a diferença de uma Mrs. pra outra. Acho que no fim eu descobri (acho, né), sem falar que houve um momento que a história ficou realmente cansativa. Minhas esperanças nas personagens morreram, mas ainda bem que surgiram novamente, quando Jane deu uma desviada no caminho anterior. Acredito que ela é muito inteligente, e é engraçado pensar que esse era o propósito dela: nos enganar. Isso serve pra tirarmos na nossa cabeça que livros clássicos são chatos, antiquados ou previsíveis. Ela nos prova o contrário, certo?

Acho que todos devem dar uma chance pra essa autora. Nunca poderemos ler todos os livros do mundo, mas alguns (como é o caso dos livros da Jane) valem à pena ser lidos. São leves, e sem contraindicação. Falem nos comentários qual a opinião de vocês sobre este livro, se já tiverem lido, ou mesmo sobre a própria autora. Espero que tenham gostado!

Informações sobre o livro:
Título: Razão e Sensibilidade
Título original: Sense and Sensibility
Autor: Jane Austen
Editora: Martin Claret
Páginas: 298
Preço: Cultura - Saraiva - Leitura - Estante Virtual - Fnac
Adaptações cinematográficas: Existem diversas adaptações, mas a mais conhecida é a dirigida por Ang Lee, com atuações de Emma Thompson e Kate Winslet.




10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Clara! Já li Razão e Sensibilidade e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Gostei da resenha.
    Acredita que ainda não li esse livro?! rs
    Apenas o "Orgulho e preconceito".

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Jane é simplesmente uma diva, mas não tem como negar que esse livro é chato! Pois simplesmente não acontece nada nele, mesmo! Ainda assim, é uma leitura válida pela escrita maravilhosa da Austen e exatamente do que você falou: das enganadinhas dela! hahahah
    Beijão,
    Nic

    ResponderExcluir
  4. Esse não é o meu favorito da Austen, mas eu gosto bastante! Quero até reler quando tiver um pouco mais de tempo.

    ResponderExcluir
  5. Ah, Jane. <3
    Sério, se eu pudesse, compraria todos os livros agora, mas infelizmente só li Orgulho e Preconceito aé agora. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena