[Resenha] A Hospedeira - Stephenie Meyer


Avaliação: 5/5

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.


Um livro bem falado por R$9,90 no Submarino com uma adaptação nos cinemas em breve. Como perder a oportunidade? Compramos A Hospedeira. Comecei no fim de dezembro, terminei no começo de janeiro. Opinião geral? Positiva.

Melanie Stryder é uma humana selvagem. Isso porque nosso mundo foi invadido por aliens de forma sorrateira, e os corpos humanos foram utilizados como meros hospedeiros, uma forma de os invasores poderem usurpar nosso mundo e viverem aqui adequadamente. Afinal, os humanos para eles são bandos de terroristas que só sabem destruir ao planeta e a si mesmos. A alma que ocupa o corpo de Melanie se chama Peregrina. O que ela não esperava é que Melanie fosse resistir à ponto de suas memórias e seus pensamentos ainda estarem vívidos em sua mente, inclusive o seu amor por seu irmão, Jamie, e o homem por quem ela está apaixonada. Jared.

"O início é complicado, mas depois o livro fica bom" é um aviso que eu já havia desse livro. Então nas primeiras páginas, nem fiquei me lamentando de como a história era meio parada. Pra falar a verdade, até gostei. O livro se revelou algo que se não inesperado, anteriormente, não seria cogitado por mim: ler algo da Stephenie Meyer. Não me entendam mal, não li Twilight por causa do seu tema (vampiros e lobisomens = ocultismo disfarçado), não pela autora em si. Mas enfim, não é o caso no momento.

Tento já um resumo da história, o tema é uma ficção científica. E que premissa interessante! Achei criativa e bem pensada, e pra melhorar, bem desenvolvida. Realmente ótimo que Stephanie tenha conseguido tratar uma premissa tão promissora de forma que fizesse jus à ela. Dois corpos e um corpo. Isso teria de terminar de uma forma coerente e bem, boa, não é? E isso é o ponto mais intrigante da trama. Saber como Melanie e Peregrina iriam terminar.

Apesar dos pontos positivos, existiram também pontos negativos. Melanie ama Jamie e Jared. E Peregrina também, mesmo sem nunca ter convivido com eles. Em um trecho em particular, Peregrina conta sua vontade de abraçar Jamie, não de Melanie. Sabe... Não entrou bem na minha cabeça esse amor "instantâneo" dela. Vamos pensar que foi o corpo de Melanie que tinha abrigado o amor por Jamie, então Peregrina acabou sentindo também. O amor por Jared é outra coisa. Peregrina também ama Jared, assim como Melanie, claro. Mas o amor deles, quando exprimido por beijos, contato físico, e com a descrição de Stephenie, se tornava algo animalesco. Algumas pessoas podem achar isso normal, mas um professor meu já disse que a coisa mais bela que há é o equilíbrio. Nem pouco demais, nem muito. E o desespero que se fala no livro, "desejo", como é dito, se torna algo que em minha percepção, foi contra a pureza e a castidade que uma pessoa pode ter. 

No final das contas, o livro me agradou. Cinco estrelinhas. Outra coisa que eu gostei foi como Peregrina, como uma alienígina, observa o nosso mundo. Ela observa como os seres-humanos se auto-destroem, como em uma cena em que ela encontra um jornal que relata atrocidades que aconteceram e chora. Como realmente, nós, seres criados para o bem por Deus, pelo pecado da humanidade, conseguimos nos destruir. 
Guerras haviam assolado a superfície de quase todos os continentes. Assassinato sancionado, ordenado e malevolamente eficaz. Aqueles que viviam nas nações pacíficas olhavam para o outro lado enquanto pessoas de sua própria espécie morriam de fome na soleira de sua porta. Não havia nenhuma igualdade na distribuição dos abundantes recursos do planeta. Mais desprezível ainda, a sua descendência - a geração seguinte, que minha espécie quase adorava pela promessa que representa - com muita frequência havia sido vítima de crimes abomináveis. E não somente nas mãos de estranhos, mas também nas dos responsáveis aos quais foi confiada. Até mesmo a imensa esfera do planeta havia sido posta em risco por seus erros descuidados e gananciosos (...) (página 46).
Mas por outro lado, o livro fala sobre o senso de humanidade, e também sobre amor.
Era estranho ver a profundidade da compaixão num humano, particularmente em Doc. Eu não poderia ohar para ele do mesmo modo depois de tê-lo visto viver a dor de Walter. A sua compaixão era tão grande... ele parecia sangrar internamente com ela. (página 291)

A revisão teve uns probleminhas, como o fato da idade de Jared estar errada e erros até mesmo ortográficos. Cinto de segurança, pelo visto, agora é sinto de segurança.

Desculpem-me pela resenha enorme, mas enfim... Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Informações sobre o livro
Título: A Hospedeira 
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 557
Preço: Submarino ♥ Cultura ♥ Saraiva ♥ Estante Virtual ♥ Leitura
Série: Stephenie disse que o livro poderia ter duas continuações, mas que seriam algo "completamente diferente". (Wikipédia)
1. A Hospedeira (The Host)
2. The Soul
3. The Seeker
Adaptações cinematográficas: Estréia em 29 de março de 2013, dirigido por Andrew Niccols e com elenco de Saoirse Ronan, Max Irons, Jake Abel, Diane Kruger, dentre outros






15 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Clara! Bom, eu sou um grande fã da Stephenie e acreditei muito no potencial dela para este livro, foi algo totalmente diferente e inovador. Eu pretendo reler o livro antes do filme, pois não lembro de muitos detalhes. O que achei de interessante na história é que a autora explora muito os sentimentos humanos: amor, ódio, tristeza. E ela usa Peg para demonstrar e explicar esses sentimentos, o que torna um livro um tanto quanto ficticio e filosófico UAHSAUS Realmente muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Já li faz tanto tempo que não me lembro em todos os detalhes da história, mas concordo plenamente com o que te disseram que: "O início é complicado, mas depois o livro fica bom". Foi uma grande surpresa da Stephanie Meyer esse livro, tão diferente de Crepúsculo, mas na mesma linha sobrenatural.
    Agora quero ver a adaptação para as telonas!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  3. Oi, Clarinha.
    Esta é a segunda crítica positiva que eu vejo.
    Mas apesar disso, não tenho muita vontade de lê-lo.
    Ele sempre está em promoção no Submarino! :)
    Parabens pela resenha.

    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse livro( confesso que li o começo 3 vezes . hahaha) ! Mas você tem razão , tem muitos erros na escrita. E qual a verdadeira idade do Jared ? Sempre achei estranho ele ser bem mais velho que a Melanie.
    Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Já tinha vontade de ler o livro e agora estou com mais vontade de ler, espero ler muito em breve. :)

    ResponderExcluir
  6. Estou com bastante vontade de ler A Hospedeira agora que vai ter um filme, pra poder fazer uma comparação legal. A premissa do livro realmente parece ótima e a ideia de ter duas mentes em um só corpo me deixou curiosa pra saber como isso vai terminar. É uma pena que a revisão não esteja das melhores, mas sei que em breve vai sair uma versão nova (com a capa do filme) e espero que eles corrijam esse errinhos!
    Luh
    http://blog.fomedelivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Clara, tudo bem?
    Mesmo com sua resenha positiva não lerei A Hospedeira, eu peguei muita raiva da Stephanie graças ao Crepúsculo hahahaha
    Até bate a curiosidade as vezes, mas depois passa hahahaha.

    Beijos, até^^
    http://www.natocacomacoruja.com/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena