[Resenha] Rosa dos Ventos - Marcus Nery


Avaliação: 1/5
Vítima de uma armação desleal e maquiavélica da Máfia Italiana, Celine Silva é acusada de assassinar os próprios pais e sentenciada à prisão perpétua. Após ser presa, sofrer os mais humilhantes abusos na cadeia, carregar a morte de duas pessoas na mente, ela descobre toda a verdade que a levou pagar pelo crime que não cometeu com a ajuda do advogado de sua família, Carlton Rubens. Sem alternativas que não seja sair da prisão, Celine planeja destruir seus inimigos com um plano traçado com extrema argúcia, capaz até mesmo de assolar o poderoso submundo da Máfia Italiana, julgado por muitos como praticamente indestrutível. 
Rosa dos Ventos apareceu por acaso na minha casa. Minha irmã conseguiu com a amiga dela, e eu não pude deixar de ler. Acredito que não tinha muitas expectativas para o livro. Ainda bem, porque se o livro já não foi bom quando se começa sem muita euforia, imagina se esperasse muito dele. 

Carlos e Helena Silva são um casal passando por dificuldades. Após muita luta, tentar atravessar a fronteira norte-americana com o México, serem presos, sofrerem, eles conseguem crescer na vida. Têm uma filha chamada Celine, nome dado por experiências passadas da vida de seu pai, e sempre a mimaram, o que levou à Celine ser uma criança gordinha de tanto comer. Claro que não poderia deixar de fora os doces da empresa milionária de seus pais: D&C Inc, que com seu grande poder atraiu o olhar da Máfia. E ela não ficou nada contente com a resposta pra esse olhar.

Marcus Nery é um autor nacional. Independentemente disso, a sensação que se tem ao ler o livro é que ele foi o primeiro do autor, que ele é inexperiente e que não deve ter prestado muita atenção. Li a mesma expressão "o pão que o diabo amassou" umas quatro vezes, o que deu um ar repetitivo, o que se apresenta também em outras partes do livro. Os diálogos dos personagens eram estranhos, óbvios, coisas que ninguém diria como um ser-humano normal. Tipo, você está sozinho em um canto e fala que agora você mudou pra uma pessoa diferente pra si mesmo. Quem faz isso?

Quanto a história em si, acho que o enredo foi meio fraco, sem falar que para um final como aquele, deveria haver uma lição de moral nos atos de uma das personagens. Como quando uma pessoa tem muita inveja e acha que está certa, e no final não recebe uma lição que a faz perceber que estava errada, mesmo quando todos sabemos que a inveja não é uma coisa boa.

Às vezes eu sentia que tinham personagens demais, e mesmo que eles fossem necessários, eram parágrafos e parágrafos descrevendo personagens secundários. Haviam partes imorais durante a leitura, o que pode tornar o livro inadequado. 

E quanto à alguns acontecimentos da história, coisas que provavelmente não aconteceriam na vida real, mas que aconteceram no livro sem uma explicação lógica, que nos faça pensar: "ah, nessas circunstâncias, até que poderia ser". Que tipo de país deixa uma pessoa provocar a morte de outras mesmo que indiretamente e não faz nada?!

Concluindo, achei o livro amador. A resolução dos problemas de Celine pode até ter sido bem construída, bem montada, detalhada, mas incoerente com a vida real. Não sei se o autor tem mais algum livro, mas esse primeiro que li dele teve partes pesadas, explícitas, o que me leva a pensar se outros livros dele, mesmo que de assuntos diferentes, poderiam ter o mesmo elemento presente.

Informações sobre o livro
Título: Rosa dos Ventos
Autor: Marcus Nery
Editora: Novo Século
Páginas: 376
Skoob
Preço: Cultura - Estante Virtual 


4 comentários:

  1. Oi,Clara!
    Quando vi esse livro pela net fiquei bem a fim de lê-lo. Só que até o momento não tinha lido nenhuma resenha até que você expôs com clareza que o livro não é lá essas coisas. Gostei muito da resenha e passo a vez para outro livro.
    Bjs!

    Zilda
    Cachola Literária

    Tem resenha no ar! Procura-se um marido - Carina Rissi http://goo.gl/fb/884aO

    ResponderExcluir
  2. Uau, fiquei impressionadíssima com a sua resenha, e vou procurar até mesmo mais resenhas ou até mesmo o próprio livro el si para conhecer mais e saber o que acho dos fatos descritos, fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada pelo elogio e pelo comentário :)

      Excluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena