[Resenha] A Maldição da Pedra - Cornelia Funke


Avaliação: 5/5
Jacob Reckless descobriu um mundo mágico, escondido atrás de um espelho do escritório do pai, um lugar em que fadas, bruxas, unicórnios e tritões convivem com seres humanos e no qual os aspectos mais sombrios dos contos de fadas se tornam realidade. É lá que Jacob vai passar a maior parte do tempo, longe do seu irmão mais novo, Will. Muitos anos depois, Will descobre a passagem e segue o irmão. Mas lá, no Mundo do Espelho, acaba sendo atingido por uma maldição: aos poucos se transformará em uma criatura terrível, com pele de jade. Nessa terra cheia de perigos, Jacob finalmente percebe o quanto o irmão caçula significa para ele, e vai precisar usar toda a sua esperteza, coragem e espírito de aventura para reverter o feitiço, antes que seja tarde demais.
Cornelia Funke é uma autora conhecida minha pela trilogia Mundo de Tinta. Após ver o filme Coração de Tinta, me deu vontade de ler o livro, e assim li toda a trilogia. Agora chegou a hora de conhecer mais dos seu trabalho, começando por esse livro, o primeiro volume de Reckless.

O pai de Jacob Reckless sumiu quando ele ainda era um menino. Um dia explorando o escritório abandonado do pai, encontra um bilhete. Descobre o segredo por trás e se vê no Mundo do Espelho, onde começou a visitar em suas escapadas. Mas as coisas se complicaram quando seu irmão caçula, Will, descobriu como entrar e foi atingido por uma maldição que transforma sua pele em pedra. Agora Jacob terá que dar um jeito para consertar o ocorrido antes que seja tarde demais.

Pra mim, que já li outros livros da Cornelia, começar esse livro foi abrir as portas pra beleza. Ela escreve maravilhosamente bem, com descrições que se não lindas, envolventes. Ela consegue criar um outro mundo. É incrível! A história pode não ser completamente inovadora, claro, por ser de fantasia, maldições e um trajeto para quebrá-las não são novidade. Mas com Cornelia adquirem beleza. 
A chave estava logo atrás do portão, como ele prometera. Clara a recolheu e acariciou o metal cinzelado. As vozes dos fogos-fátuos enchiam o ar como o zumbido de abelhas. Um corvo grasnou nas árvores. Clara, contudo, prestava atenção em outro ruído: o tic-tic cortante, que escurecera o rosto de Jacob de preocupação e o fizera voltar à floresta. Quem o esperava lá fora e fazia da casa de uma devoradora de crianças um refúgio seguro? (Página 44)
Os capítulos do livro são curtos, o que já é um ponto positivo. As personagens que Cornelia cria são ótimas. Jacob é corajoso; Will é calmo e namora com Clara (que pra falar bem a verdade, nem sei direito o que dizer sobre ela). Fux é forte, mas ao mesmo tempo tem sentimentos. As criaturas criadas por elas são mágicas, ou mesmo sombrias. As pequenas lendas, histórias, do mundo que ela cria, interessantes. A diagramação do livro é linda! Ele tem várias ilustrações feitas pela própria autora e uma capa laminada e fosca ao mesmo tempo, acho que poderia dizer.

Quanto ao enredo, não é nada de muito inovador. É uma história de fantasia, mas nesse ponto, não existe história ruim. Existem autores ruins. E Cornelia, no momento, não se enquadra nessa categoria.

Informações sobre o livro
Título: A Maldição da Pedra 
Autor: Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras
Páginas: 241
Série: Reckless
1. A Maldição da Pedra
2. Fearless





10 comentários:

  1. Eu estou para terminar a trilogia, mas com certeza a escrita da autora me cativou. Porém, confesso que no segundo volume a história decaiu para mim. Os livros são longos e uma parte deles se torna uma novela da Globo (enrola, enrola para durar uns meses a audiência).

    Enfim, ainda assim meus olhinhos brilharam sedentos por ler essa nova história dela.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pausa para surtar com o titulo do segundo livro: FEARLESS! Desde que eu te conheço você me fala dos livros da Cornélia e não só tenho vontade de ler a trilogia Mundo de Tinta como esse também. Como você disse o enredo não é muito inédito, mas eu amo fantasia então com certeza vou adorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu tinha que surtar, né, Rieri? Hahahaha! Você tem que ler!

      Excluir
  3. Após ver o filme, eu também fiquei morrendo de vontade de ler Coração de Tinta, mas nunca encontro ele por um preço bom - acho um abuso as editoras cobrarem mais de R$29,90 num livro.
    Pelo seu entusiasmo pela autora, fiquei morrendo de vontade de conhecer o trabalho dela. Adorei a história, mesmo que essa de maldição + trajeto pra quebrá-las seja algo manjado, o autor realmente consegue transformar esse cliche em algo completamente diferente e conquistador.
    E não poderia concordar mais com a sua última frase, que fiz questão de copiar até: É uma história de fantasia, mas nesse ponto, não existe história ruim. Existem autores ruins. Uma boa história escrita por um bom autor tem tudo pra fazer sucesso.
    Beijos, Carol - Le-Rêveur ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que que você concorda! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Oie
    nunca vi o filme,mas o livro parece ser muito interessante. Eu acho que desde que a autora saiba trabalhar o enredo, e deixá-lo instigante, nem me importo com o fator inovação. E hoje em dia é difícil ver um livro de fantasia que traga algo inédito.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara!
    Eu também já li um livro da Cornelia, que é o "Coração de Tinta" (acho que todos começam por este, rs), e adorei!! A capacidade que ela tem de tecer uma trama envolvente com personagens bem característicos é incrível!! Mas, mesmo assim, não prossegui. Achei "Coração de Tinta" estória de um livro só, e não quis me decepcionar.
    Vou ver com "A Maldição da Pedra"!!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena