[Resenha] As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle


Avaliação: 3/5
O cenário é Baker Street, virada do século XIX para o século XX em uma Inglaterra cavalheiresca e genial, ao mesmo tempo, problemática e ambígua. Sherlock Holmes é um famoso detetive, em tanto excêntrico, que tenta solucionar mistérios acompanhado por seu fiel escudeiro Watson. O livro traz os doze primeiros contos do autor, publicados entre julho de 1891 a junho de 1892 na Strand Magazine.
Nunca havia lido nada sobre Sherlock Holmes, e confesso que até o filme tenho preguiça de ver. Quando minha amiga comprou esse livro na Bienal, vi minha oportunidade e depois de um tempo, ela me emprestou.

O livro é uma junção de histórias publicadas na época por Doyle no jornal. Também podemos ver algumas ilustrações de algumas cenas.

Sherlock Holmes vive na Baker Street e até certo tempo atrás, morava junto com seu amigo médico. E é justamente ele que se responsabiliza por relatar as aventuras de seu amigo detetive, que tem uma astúcia e um poder de observação impressionantes. O livro tem diversos contos, poderia-se dizer, de algumas páginas, sempre com um problema e a tentativa de uma resolução.

A personalidade e as observações de Holmes deixam o livro realmente mais interessante, e a forma como ele soluciona os problemas é o diferencial do livro. Ele observa detalhes que nós, apenas espectadores, provavelmente nunca notaríamos, e ele sabe onde procurar. Podemos perceber essa sua incrível inteligência já quando seus clientes chegam, por exemplo, em que pela sua aparência, ele consegue dizer onde eles estiveram e o que fizeram.

Apesar disso, o livro não me prendeu, e me vi torcendo pra terminá-lo logo. É uma leitura boa, mas eu não estava com muita paciência.

Informações sobre o livro
Título: As Aventuras de Sherlock Holmes
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: Jorge Zahar
Páginas: 415






6 comentários:

  1. O filme, na minha opinião, foge muito do que é o Sherlock Holmes verdadeiro! Não vale a pena. Quanto ao livro, já li várias histórias do Sherlock e acho ele demais! Sou fã

    ResponderExcluir
  2. Acho que só li 2 livros do Sherlock e gostei de apenas 1. Eu prefiro o detetive Poirot da Agatha Christie.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro com as histórias de Sherlock Holmes, mas um dia ainda pretendo fazer isso. Nem os filmes eu ainda vi.
    Já li resenhas de pessoas que amaram e outras odiaram completamente o Sherlock, acho que justamente por isso é um livro que vale a pena ser lido. Só tenho que esperar estar no clima para encarar um personagem tão investigativo quanto ele.rs
    beijos!

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena