[Resenha] A Cura Mortal - James Dashner

Essa resenha pode conter spoilers dos dois primeiros livros da série, Correr ou Morrer e Prova de Fogo.


Avaliação: 4/5
Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível, uma solução mortal, sem retorno.
E chega o fim da trilogia Maze Runner. Que desfecho James Dashner criou para essa história incrível? Os dois primeiros volumes foram verdadeiros mistérios. No início, eu nem sabia do que se tratava - até minha irmã falar o gênero do livro, daí eu já tive uma breve suposição -, mas nem por isso deixou de ser um enigma. Você pode ler a resenha dos dois primeiros livros clicando aqui e aqui

Thomas passou pelas duas primeiras grandes Variáveis: o Labirinto e o Deserto. O Fulgor se espalhou pelo mundo, e cidades estão passando por tentativas de quarentena para que não se espalhe ainda mais. O desafio agora é saber em quem ele deve confiar: em Teresa? Em Brenda? No CRUEL?

Eu confesso que no início do livro estava com tantas suspeitas de tudo e todos quanto o Thomas. Após os últimos capítulos de A Prova de Fogo, você realmente entra na história e não sabe mais em quem confiar, em quem fala a verdade, e se afinal: o CRUEL é bom?

Falando com minha irmã ela falou que A Cura Mortal era como um A Esperança da vida, em Jogos Vorazes. Não concordei muito com ela, estava gostando da leitura, mas o fim meio que... bem, não supriu tanto minhas expectativas. Talvez não pudesse ter um desfecho diferente, afinal, mas mesmo assim. É porque a história vem com tantos mistérios nos outros livros, que você chega esperando um fim bombástico.

James Dashner foi um troll. Só digo isso. Coisas acontecerão com pessoas muito queridas para os leitores dessa trilogia. O ritmo do livro é super rápido, difícil de largar. Devo ter lido em uns dois dias. A diagramação continua no padrão dos livros anteriores, mas até agora eu não "saquei" bem a capa.

A solução final para o problema da pandemia do Fulgor se revela grandioso, e o CRUEL continua te deixando em dúvidas. Afinal, eles são bons ou não? Toda vez que alguém falava para os Clareanos e os outros participantes que tudo havia acabado, você era induzido a acreditar que não, não acabou. É uma história que você aprende a não confiar em ninguém. O livro é repleto de mistérios e te gruda na história, e isso é um grande ponto à favor.

Mas eu não gostei muito da forma como tudo acabou. Não achei que foi bem esclarecido, e acho que para entender melhor as coisas teria que ler The Kill Order, que ainda nem tem tradução para o português. Eu vi uma pessoa comentar no Skoob que a história não deixava pontas soltas, mas eu achei que deixou sim.

Em geral, a trilogia é muito boa, e é justamente o desenvolvimento da história que a faz ter essa qualidade, e não o seu final. 

Espero que tenham gostado da resenha! Não deixem de comentar e falar a opinião de vocês :)

Informações sobre o livro
Título: A Cura Mortal
Autor: James Dashner
Editora: V&R Editoras (Vergara & Riba Editoras)
Páginas: cerca de 362
Série: Maze Runner
3. A Cura Mortal
4. The Kill Order (prelúdio, acredito)

6 comentários:

  1. Oi Clara!
    Eu já li os dois primeiros da trilogia, e o primeiro me encantou, embora ao segundo eu tenha enrolado um pouquinho, mas não deixado de amar também! Estou louco para saber o desfecho!! Mais louco que aqueles que contraíram a Fúria! rsrs
    Ainda quero saber qual a desculpa do CRUEL (e do autor), para fazer aqueles experimentos chamados Variáveis esquisitos apenas para descobrir a cura de uma epidemia!! Tem de ser uma explicação MUITO das boas, porque uma coisa parece não ter nada a ver uma com a outra! rs
    E COMO ASSIM o autor foi um troll?? Quem vai morrer?? O Nute? A Teresa?? Não, não me conta!! rs. Quero descobrir sozinho! Já basta em 'Jogos Vorazes', que me contaram que a... ia morrer. Mas enfim!
    Quero ler o livro LOGO!! Mal estou aguentando de ânsia!
    E este The Kill Order é uma prequela? Não tinha ouvido falar.
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      Eu não sei o que significa "prequela", rs, mas é um prelúdio, pelo que sei!

      Excluir
  2. Oie Clara!

    Não conhecia essa série, mas pelo o que li na sua resenha acho que ela não faz muito meu estilo não rs...

    Parabéns pela resenha!

    bjus e feliz natal;***


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que nem quis ler a resenha porque eu gosto de tirar as minhas opiniões sem ler o que as pessoas falam dessa série em especial, que se tornou uma das minhas favoritas desde o primeiro livro. Acho que vou logo começar a ler este terceiro e tirar minhas dúvidas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi!
      Quando ler, não esqueça de me mandar o link da resenha :)

      Excluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena