[Eventos] Bienal Internacional do Livro do Ceará

Dos dias 8 a 18 de novembro aconteceu a X Bienal Internacional do Livro do Ceará, com o tema: "Padaria Espiritual: O pão do espírito para o mundo", no novo Centro de Eventos do Ceará. Recentemente, vi uma amiga minha postando no Facebook uma foto com as compras dela. Vários livros. Pensei que todos tinham sido 10 reais por uma má interpretação de comentários, e não via a hora de poder ir pra Bienal.

No dia 14 de novembro foi o dia da minha escola fazer um passeio pra lá. Já havia tido outra experiência com uma Bienal, mas não havia sido muito gratificante, devido aos preços. Tinha esperança de dessa vez ser diferente. Não fui com a escola, e sim aproveitei o feriado para ir com meu pai e meus irmãos no dia 15. Nesse ponto, minhas esperanças já não estava muito altas, por ver o que meus amigos haviam comprado. Livros em faixa normal de preço - ou até mais alto - de livrarias. Faltava eu tirar minhas próprias conclusões.

Chegando lá, o primeiro problema foi achar vaga no estacionamento. Parece que a cidade inteira resolveu ir para a Bienal no mesmo dia e na mesma hora. Minhas amigas me viram dentro do carro e chamaram minha atenção, falando que haviam conseguido conhecer a Thalita Rebouças (pense na inveja?). Pois bem, após rodar, meu pai conseguiu onde estacionar e entramos.

Espaço grande, mas ao mesmo tempo os estandes eram apertados, principalmente os de promoções. Mas apenas passando em um, tirei a conclusão de que se o livro é barato, no mínimo era de auto-ajuda, marketing, ou algo do tipo. Perdi minhas esperanças. Minhas percepções desapontadoras só aumentavam à medida que eu andava por aquele espaço. Os preços estavam muito altos, não dava pra comprar nada com desconto. Consegui comprar dois livros, cada um por 10 reais, mas vocês com certeza nunca ouviram falar.

Era inevitável - e revoltante - andar pela Bienal do meu estado lembrando dos vídeos de quem foi pra de São Paulo. Pessoas que conseguiram comprar um livro de uma editora grande como a Intrínseca por 2 reais, se me recordo bem, era de chatear. E de causar inveja.

Haviam algumas apresentações de artistas em um palco lá, mas nada que me interessasse. O preço da comida? Não pesquisei, mas se uma pipoca daqueles saquinhos amarelos era 2 reais e uma do tipo "branca" era 5 (se não me engano), podemos supôr o preço das outras coisas.

No fim, a Bienal foi uma grande decepção para mim. Não tinha nada de interessante, e as editoras realmente boas não estavam lá, apenas "revendedoras". Nem pra aprender nada tinha. Havia uma espécie de "balão gigante" com algo sobre a caatinga, que eu não ia entrar na fila de jeito nenhum. Na hora de ir embora nem me senti decepcionada por ter que ir. Só queria saber de ir comer alguma coisa depois de um passeio chato como aquele. 

Intervenção (autorizada) da Carol: Como a Clara me deu um espacinho, então aqui vão as minhas impressões da Bienal, que não foram muito diferentes das dela.
Os preços estavam realmente exorbitantes. Fico me perguntando: Qual é a finalidade de um evento literário em que não há promoções? Para quem ia comprar livros acadêmicos, acabou se fartando, mas quem estava interessado em literatura de puro entretenimento saiu perdendo.

A Clara não se interessou muito pelas apresentações, mas eu já achei o ponto mais alto e significativo dessa bienal. Foram trazidos músicos que se relacionavam com a literatura. Antes do show, havia um pequeno bate-papo com as impressões literárias do cantor. Apesar de ter que esperar muito tempo na fila para assistir à apresentação, acabou valendo apena. Assisti ao show do Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii/agora do Pouca Vogal, que foi realmente muito bom. Ele também falou um pouco dos livros que lançou e do processo que relacionava um pouco a literatura com a música. E claro, cantou vários sucessos como Até o Fim, Pra ser Sincero, Terra de Gigantes, Era um Garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones, Parabólica, entre outros.

Um ponto que me deixou decepcionada foi a falta de muitos livros e a repetição abusiva de outros. Você encontrava em quase todos (para não dizer em todos mesmo) os stands vários exemplares de A Sombra da Serpente, Fallen e Cinquenta tons de Cinza. Por incrível que pareça, acho que só vi um exemplar da edição definitiva das Crônicas de Nárnia exposto, assim como os três últimos livros de Harry Potter. Literatura brasileira estava praticamente escondida em um canto para que ninguém notasse. Eu estava procurando por mais livros do George Orwell que não fossem 1984 e A Revolução dos Bichos (pois já havia lido) e me surpreendi ao simplesmente não encontrar nenhum outro. Até no próprio stand da Companhia das Letras estava em falta. A opção foi esperar para ir na Saraiva e comprar por um preço abusivo um exemplar de A Flor da Inglaterra. As únicas aquisições que pude fazer foram três livros da Agatha Christie (porque eram de bolso e com preços mais acessíveis) e Divergente (que já tem resenha no blog). Só com esses quatro livros, gastei um verdadeiro absurdo.

A bienal foi realizada no Centro de Eventos e a estrutura foi realmente muito grande, mas senti que o estoque de livros era mais pobre e escasso do que o da bienal passada, além da ausência de stands que vendiam livros por preços realmente atraentes (saudades da Fanzine! Comprei excelentes livros por 20 e 10 reais). A maioria dos passantes também não estava comprando nada. Uma sacola ali e acolá com um ou dois livros e pronto. Fico pensando no porquê de um evento de proporções tão grandes manter preços igualmente estrondosos...

4 comentários:

  1. Que bacana
    Amo esse evento, apesar de ter ido só no de Brasilia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei conhecer seu blog
    Seguindo!
    Fui ano passado aqui em Recife!
    Gostei!
    Beijos
    Rizia- Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. No final, também não achei a Bienal lá essas coisas. Soube desde o começo que as editoras legais não estariam lá, por isso já fui preparada para os preços. Não comprei nada de livro recente, só um de literatura cearense e um clássico nacional, os únicos que estavam com preços bons.
    No mais, eu gostei da estrutura, de como o evento foi montado. Pra mim, ficou lindo (:

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa as bienais são oportunidades de acompanhar os lançamento,poder tietar autores,comprar muitos livros ou realizar trocas.

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena