[Resenha] Os Colegas de Anne Frank - Theo Coster

Eu estava realmente numa terrível ressaca, mas não literária, e sim de blogs. Eu estava sem paciência pra nada, e me sentia péssima. Vocês podem perceber o período de desatualização - ou não -, mas agora eu espero voltar. Sei que já falei isso, mas acho que todos vocês que têm blog há mais tempo passaram pelo mesmo que eu estou passando - ou passei. 

O livro que vou resenhar hoje é "Colegas de Anne Frank", que li já faz um bom tempo.


Avaliação: 5/5
Transformado o encontro também em livro Os Colegas de Anne Frank é um relato emocionante e surpreendente de seis ex-alunos sobreviventes do Liceu Judaico. Nele, Theo Coster revela não somente uma nova face de Anne Frank que não constava em seu diário, mas também histórias de ingenuidade e luta pela sobrevivência durante o duro período da Segunda Guerra Mundial. 
Eu já havia lido O Diário de Anne Frank no início do ano, e para completar, resolvi ler esse, que a mãe da minha amiga tinha. Talvez você inicie o livro pensando que vai ser a vida da Anne contada pelo ângulo de outras pessoas, simples relatos de antigos amigos dela, mas não é apenas isso, e foi algo que gostei bastante no livro.

Theo Coster já estudou com Anne Frank no Liceu Judaico. Ele resolveu reunir antigos amigos para pegar relatos, um pouco de cada, para algo que se transformou numa ótima história. Além de falarem sobre a Anne (que na realidade o que menos falaram foi sobre ela, acredito), seus amigos falaram sobre como eles enfrentaram o período da Segunda Guerra e da perseguição sofrida pelos judeus, o que eu achei super interessante.

Fatos como de alguém que foi salva da morte da câmara de gás porque os alemães acharam que já havia gente suficiente, ou que os russos chegaram bem na hora para libertação, duas coisas bastante interessantes podem ser lidas, como cada um vivia na época, e a imagem que tinham de Anne Frank, a garota alemã moradora da Holanda eternizada por um diário.

O Holocausto é simplesmente um tema que interessa pessoas de todas as idades, seja adolescente ou adulto. "Os Colegas de Anne Frank" é mais uma lembrança dessa época que nunca pode ser esquecida, e por isso recomendo, não apenas por isso, mas por que o livro é bastante interessante. Leiam-no, e também "O Diário de Anne Frank", vocês não vão se arrepender.

Informações sobre o livro
Título: Os Colegas de Anne Frank
Autor: Theo Coster
Editora: Objetiva
Páginas: -




9 comentários:

  1. Eu tinha dúvidas semelhantes às suas de que seria a história dela contada sob outro prisma.
    Parece bem melhor. Ainda não li o original, e tenho muita vontade.

    Vou pensar em adquirir esse (já vi em algumas promoções da submarino).
    E, sim, o Holocausto e a própria 2ª guerra são assuntos que me interessam muito. Parece quase sádico, mas esses temas que lidam com momentos trágicos da sociedade me interessam porque gosto de ver os comportamentos sociais. (não sou psicológoa nem psiquiatra. Nem louca hehe)


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante a ideia do livro e, assim como você, também gostei do fato de que não gira apenas em torno da Anne Frank, mas também de outros fatos relacionados com o período vivenciado por essas pessoas, que experimentaram muitos desse horrores na pele. A época é triste, mas conhecimento é poder e acho que por mais doloroso que seja, não podemos tentar, dessa forma temos alguma chance de não repetir os erros horríveis do passado. Quero muito ler O Diário de Anne Frank, mas me interessei igualmente por esse e acho que pode ser até melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda! Muito obrigada pelo comentário!
      O Diário de Anne Frank é realmente único (tem resenha no blog), e claro, é um documento histórico, mas também Os colegas de Anne Frank. Tenho certeza que você vai gostar de qualquer um dos dois que você ler.

      Excluir
  3. Complementando a palavra que ficou faltando acima: "não podemos tentar esquecer, dessa forma..." rs

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda quero muito ler O Diário de Anne Frank,e com certeza lerei esse como complemento :)

    ResponderExcluir
  5. adoro livros sobre esses fatos historios,mas quero primeiro ler O diário de Anne Frank :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog,muito interessante a resenha.Também já havia lido O Diário de Anne Frank, Colegas de Anne Frank é um verdadeiro tesouro histórico sobre os terríveis fatos que infelizmente aconteceram no período da Segunda Guerra e da perseguição sofrida pelos judeus,são as memórias ou lembranças desse grupo de pessoas que são sobreviventes,que não escaparam totalmente,porque guardam em suas vidas marcas profundas deixadas por esse evento trágico.
    São pessoas que tiveram a "sorte" de escaparem com vida,mas mesmo com suas vidas destroçadas pelos horrores,famílias separadas,amizades,amores,sonhos,vidas interrompidas...
    "O Diário de Anne Frank",também é um livro extraordinário não apenas por que é um diário da própria mas por conter informações de uma menina naquele momento, escrevendo sobre tudo o que estava acontecendo em sua vida,existem,filmes,séries,documentários,recomendo o Filme Escritores da Liberdade mostra Miep Gies, a mulher que ajudou a esconder Anne Frank e sua família dos nazistas em Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial, ela escondeu e salvou o diário pessoal de Anne.
    http://professor-josimar.blogspot.com.br/2010/01/mulher-que-ajudou-esconder-anne-frank.html
    Em 6 de julho do mesmo ano, os quatro membros da família Frank, ao lado de outros quatro clandestinos, se refugiaram em um esconderijo montado na parte de trás da casa, construção que também era sede da empresa familiar, Opekta. Durante dois anos, Miep Gies e três colegas ficaram responsáveis por passar alimentos e cuidar da segurança dos procurados.
    "Não sou nenhuma heroína. Fiz apenas o que pude para ajudar", declarou há alguns anos Miep Gies. Os oito clandestinos foram denunciados e detidos em 4 de agosto de 1944, e enviados ao campo de concentração. Após a passagem dos nazistas, Miep Gies descobriu no esconderijo os manuscritos de Anne Frank e os conservou com cuidado. Ao fim da guerra, entregou o diário a Otto Frank, único sobrevivente.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, eu amo livros que falem sobre a guerra. Ainda mais de um posto de vista mais real. Apesar da algumas vezes a escrita muuuuuito biográfica. Mas anfim, li o Diário de Anne Frank e gostei demais. Nunca tinha ouvido falar deste livro. Ótimo post!

    http://contandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Conheço a história da Anne Frank muito por alto e tenho bastante vontade de ler O diário. Os colegas tava bem baratinho na submarino esses dias, ainda pensei de compra, se soubesse que era tão bom teria arriscado, só que essa é a primeira resenha sobre ele que leio. Qndo tiver a promo de novo, não vou perder.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena