[Resenha] Correr ou Morrer - James Dashner


Avaliação: 5/5
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 
Thomas. Ele só lembra do seu nome. De repente acordou em um elevador, sem saber sua idade, de onde vem, ou por que está ali. Uma porta acima dele se abre, e garotos começam a falar. Ele não entende nada. Descobre que está na Clareira. O que é Clareira? Sozinho, tem que se virar para descobrir o que faz ali, junto com todas aquelas pessoas com um vocabulário estranho, com palavras como "trolho", "plong" e "mértila". O que eles sabem é que lá fora há um labirinto, e toda noite as portas dele se fecham, antes que sejam atacados por algo que mora lá dentro. Mas a chegada de Thomas começa a trazer consequências estranhas, e o dia a dia dos moradores da Clareira muda. Mas por que?

Eu nunca havia ouvido falar dessa série (que na realidade é uma trilogia com um livro extra de prelúdio, parece, mas que contém spoiler. Enfim, não sei), e do nada um amigo meu da escola aparece com ele. Minha irmã pede emprestado, e logo começo a ler.

O fascinante dessa história é você começar sem saber absolutamente nada. E eu recomendo para quem vai ler, não pesquise nada sobre, nem mesmo o gênero, porque você vai acabar tendo uma pré-suposição. Vá e mergulhe no livro sem saber de nada, sem imaginar se é uma fantasia, ficção, romance, enfim.

Quanto à narrativa, rápida e sem delongas. Vai direto ao ponto, boa para uma leitura mais dinâmica e para quem não gosta de muitos detalhes. Penso que minha leitura teria sido mais prazerosa ainda se eu não tivesse sabido qual o gênero do livro. Por isso digo e repito, não pesquisem nada sobre ele. Já o desenvolvimento também foi muito bom, e é isso que eu vou comentar. Quero manter o mistério. (Muahahaha!)

A diagramação está ótima. Capa e sinopse misteriosas, folhas amarelas e a fonte em um bom tamanho. Nunca havia lido nada de James Dashner, mas penso que esse livro seja uma amostra do talento dele e do que ainda está por vir.

Quanto aos personagens, não achei nada demais, como "Oh, caramba! Que divo!", e bem, o Thomas não é essas coisas todas. Já a Teresa pode ser considerada uma pessoa mais corajosa, ou que aparenta ser corajosa, mas a vida de todos os habitantes da Clareira é um grande mistério, não é?

Por ter uma continuação, deixa um gancho enorme para o próximo livro. E eu realmente recomendo que você nem leia a sinopse do segundo, porque tira boa parte do mistério (sim, eu li, poxa. E não sei se vai ser melhor que o primeiro). A sinopse de Correr ou Morrer não é reveladora, ajuda a despertar o mistério, mas fique apenas com a sinopse. E prepare-se para se surpreender.
- Mas que droga, estou com medo.
- Mas que droga, você é humano, então tem de estar com medo. (página 361)
Informações sobre o livro
Título: Correr ou Morrer
Autor: James Dashner
Editora: V&R Editoras (Vergara & Riba Editoras)
Páginas: 427
Skoob
Preço: Cultura - Saraiva - FnacSubmarino - Estante VirtualLeitura
Série: Maze Runner
1. Correr ou Morrer
2. Prova de Fogo
3. A Cura Mortal
4. The Kill Order
Adaptações cinematográficas: Direitos comprados pela 20th Century Fox
ATUALIZAÇÃO! Filme sai em setembro de 2014.

4 comentários:

  1. Oie
    gostei muito da sua resenha, quero ler esse livro já faz um tempo, parece mesmo excelente.

    http://www.lostgirlygirl.com/

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa,muito boa a resenha.
    Nossa acordar (num elevador)sem saber absolutamente nada: quem é, de onde veio,porque está la´? Fiquei curiosa para ler o livro e descobrir o que acontece.

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena