[Resenha] O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Depois de mil eras, aqui estou eu novamente. Desculpem-me, mas tava lenta essa semana. Hoje trago uma nova resenha pra vocês, de uma releitura.

O garoto-problema Percy Jackson tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Li esse livro já faz um bom tempo, então resolvi reler a série pra poder relembrar como era a história. Infelizmente meu ritmo de leitura não tava dos melhores, e como eu já tinha lido a história antes, não tinha mas aquilo de "não quero largar", porque eu já sabia (mais ou menos) o que acontecia.

Percy Jackson é um nova-iorquino de 12 anos que nunca teve uma vida muito normal. Em um dia na sua escola, sua professora de Matemática se transforma em um monstro com asas de morcego, perguntando onde alguma coisa estava. Percy naturalmente não entendeu nada, e seu melhor amigo, juntamente com seu professor de latim tentam convencê-lo de que não aconteceu nada. Depois de diversos acontecimentos, Percy vai parar em um acampamento muito especial, e é enviado para uma missão para resgatar um artefato poderosíssimo, do qual ele foi acusado de roubar.

Esse foi o primeiro livro que li do Rick Riordan, de certa forma um livro que abriu ainda mais as portas da leitura pra mim, que me fez virar uma de tantas pessoas que foram conquistadas pelo talento de Rick Riordan de fazer uma aventura com até mesmo aula de História no meio se tornar divertida.

A narrativa de Rick na saga de PJ é em primeira pessoa, o que é bom, porque nós podemos ver as piadinhas do Percy e sempre estar pelo ponto de vista do protagonista, assim o que é importante está em foco. A história é equilibrada, com descrições e diálogos na medida certa. Pode ser considerada uma série infanto-juvenil, mas para mim, pra quem gostar de aventura e fantasia, pode ser uma boa pedida. Durante a leitura você ainda vai aprendendo sobre a mitologia grega, porque pelo que percebi, algumas aventuras do Percy são baseadas em mitos gregos, mas de uma forma moderna, o que é genial.

Eu recomendo demais esses livros, principalmente pra quem está começando sua vida literária agora. Eu já lia antes de ler esses livros, mas tenho a impressão que com eles, não sei, comecei a ler ainda mais. Aproveitem as promoções que podem ter do box inteiro com todos os livros juntos, ou então em que os exemplares estão com um preço bom.

No final do livro, ainda tem o primeiro capítulo do segundo, uma tática muito boa do Rick pra nos manter grudadinhos e na expectativa.

Espero que tenham gostado da resenha. Até mais!

Informações sobre o livro
Título: O Ladrão de Raios 
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 385
Preço: Cultura - Saraiva - Submarino (livro) e box - Fnac - Estante Virtual
Série: Percy Jackson e os Olimpianos
1. O Ladrão de Raios
2. O Mar de Monstros
3. A Maldição do Titã
4. A Batalha do Labirinto
5. O Último Olimpiano
6. Os Arquivos do Semi-deus (livro extra)
Adaptações cinematográficas:
Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios
2010 l Canadá, Estados Unidos l 118 min
Dirigido por Chris Columbus
Protagonizado por Logan Lerman (Percy Jackson), Alexandra Daddario (Annabeth Chase) e Brandon T. Jackson (Grover Underwood)
Disponível em DVD

Avaliação:



6 comentários:

  1. Estou com esse livro aqui em casa, e todo mundo fala que é ótimo, assim que eu conseguir emprestado o resto da série vou ler todos de uma vez só. Adorei a resenha!

    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Se já me conhece né Clara, nem precisa comentar que Rick Riordan é meu autor favorito e eu amo essa série. Aliás, tudo que é feito pelo Riordan é ótimo. Parabéns pela resenha, ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha muito preconceito com essa série e depois que vi o filme esse ano até fiquei curiosa. Peguei emprestado com meu cunhado (que detestou) os três primeiros.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, esses livros são uma ótima pedida pra quem ainda não tem muito o hábito da leitura. Aposto que quem começa a ler, não consegue parar até ler a série toda (comigo foi assim! Eu peguei todos na biblioteca da universidade, e eu pegava um por semana, porque lia muito rápido!). Os livros são muito, muito bons, e esse negócio de colocar a mitologia na era atual é mesmo genial!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Estou louco para ler essa série de livros,vi o filme e gostei bastante,os livros devem ser melhores ainda...ótimo post.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Quando a gente gosta mesmo de uma série dá uma tristeza quando lemos o último livro...
    Mas claro, uma hora tem que acabar, né!!
    Esse livro é o primeiro de uma série ma-ra-vi-lho-sa!!
    *PJ feelings*
    Ah, e parabéns pela resenha Clara! Gostei muito

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena