[Resenha] A Filha do Ferro - Julie Kagawa


Avaliação: 4/5
Meio princesa encantada de Verão, meio humana. Meghan nunca se encaixou em lugar nenhum. Abandonada pelo príncipe de Inverno que ela acreditava amá- la, agora é prisioneira da rainha encantada de Inverno. Com a guerra iminente entre Verão e Inverno, Meghan sabe que o verdadeiro perigo vem dos encantados de Ferro - encantados cujo organismo contém ferro e que só ela e seu príncipe ausente chegaram a ver. Mas ninguém acredita em Meghan. Pior, os poderes de encantada de Meghan foram bloqueados. Ela está presa em Faery e só pode contar com os próprios recursos. Confiar em alguém seria tolice. Confiar em um possível traidor poderia ser fatal. Mas, mesmo enquanto desenvolve uma resistência de ferro, Meghan não pode ignorar os sussurros da saudade em seu coração humano.
 Esse foi o segundo livro que comprei na lojinha da Editora Underworld. Assim como O Rei do Ferro, esse tem a capa linda. A diagramação está maravilhosa, o problema mesmo é a revisão. Encontrei defeitos como em um mesmo parágrafo repetirem o nome da personagem, ou trocar uma letra e "espada" acabar virando "escada". Urf. Farei o máximo pra não contar spoilers, mas se tiver, aviso, ok?

Meghan Chase tem 16 anos e descobre que é filha de um rei das fadas do Verão, Oberon. No primeiro livro, seu irmão Ethan de quatro anos não é mais o mesmo, e dentre as soluções que ela tem que tomar, estão ir para o Nevernever, a terra das fadas. Existem duas cortes: Inverno, a Unseelie, e Verão, a Seelie. Elas são arqui-inimigas. Mas irão aparecer novas caras e bem, ferro, se é que vocês me entendem.

Depois do fim do livro um, Meghan tem que continuar no mundo das fadas. [spoiler] Ela tem um acordo com Ash e não pode sair de lá, porque ele o ajudou a achar seu irmão. Para piorar tudo, o Cetro das Estações, que é passado entre as duas cortes conforme as estações do ano, foi roubado pelo Reino do Ferro, e imediatamente a corte Unseelie acusa à Seelie, e Meghan sai em busca do cetro. O plano do Reino do Ferro era justamente causar uma guerra, provocar a destruição das cortes e depois tomar o poder. Durante o caminho passará por desafios, terá que enfrentar seu coração partido, e o olhar gélido de um príncipe que tomou seu coração. [fim do spoiler]

A fórmula de Os Encantados de Ferro parece um pouco com a de Percy Jackson e os Olimpianos (mesmo tendo sido escrita antes - obrigada pela informação, Bom Humor Literário!). Uma mestiça que tem que ajudar a salvar o mundo (ou seria um dos mundos?). A narrativa de Julie Kagawa é fluida, mas me irrita nela o fato de colocar sensualidade onde não é necessário e deixar uma criatura de 16 anos precoce. Eu gostaria de conseguir entender romances, entender o por que de a menina estar tão apaixonada, mas acho que amor não se explica, né? É uma grande história com amor proibido, seres mágicos, inverno e verão, triângulo amoroso, bem, um pouco de tudo.

Sabe quando um livro é legal mas não é grande coisa? É exatamente assim com A Filha do Ferro. É um livro bom, mas não ótimo, must read ou espetacular. Acho que justamente por isso, por não ter me impressionado muito, que a leitura não foi melhor. Quanto à comparar com o primeiro livro da série, acho que esse é melhor, e o final é tipo: uau! Independentemente do significado do número de estrelas, decidi colocar quatro.

Informações sobre o livro
Título: A Filha do Ferro
Autora: Julie Kagawa
Editora: Underworld
Páginas: 348
Série: Os Encantados de Ferro




5 comentários:

  1. Que capa linda, Oh my gosh!
    O livro parece ser muito bom, sua resenha foi maravilhosa.
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/
    @GarotadoLivro

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essa série está na minha lista de leitura há um século!! Haha
    Ainda acho tempo pra ler! (Espero)
    Beijos!
    http://www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
  3. Já tive muita vontade de ler essa série, mas a vontade passou. Um dos motivos é a revisão, você não é a primeira pessoa a reclamar. Se eu resolver um dia ler, provavelmente será em inglês, assim eu não passo por esse problema. (mas as capas dessa série são maravilhosas!)

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre achei a história dessa série meio confusa, daquelas que você lê a sinopse, mas não parece ficar muito claro, por isso nunca tive interesse em ler, mas com suas resenhas da série eu percebi que ela tem um atrativo legal e penso até em dar uma chance.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clarinha!
    Acho super chato encontrar muitos erros de revisão e essa é uma reclamação recorrente que tenho visto em relação aos livros da editora Underworld.
    Já tinha ouvido falar sobre essa série, mas confesso que ela não me chama muita atenção apesar de gostar bastante do gênero fantasia.
    Não sei se foi só impressão, mas senti que a autora não soube desenvolver muito bem o lado romântico do livro, me deixou com a sensação que foi um tanto forçado e sem paixão - tipo, daqueles que não passa muito sentido e identificação ao leitor, que acontece apenas, e a gente chega a achar algumas partes desnecessárias como aconteceu com você. Acho que romance bem escrito é aquele que o leitor consegue sentir as emoções da protagonistas, consegue entendê-la em sua totalidade, por mais que vez ou outra não concorde com suas atitudes.
    Parece ser um livro legal, mas apenas mediano. Do tipo que é mais do mesmo. Pelo menos o final te agradou mais!
    Beijão!

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena