[Resenha] As Crônicas de Nárnia - A Cadeira de Prata - C.S.Lewis

Oi, pessoal, tudo bem? Vocês lembram que eu tava resenhando As Crônicas de Nárnia e que tinha parado de ler pra ler outros livros? Pois é, como meu estoque de livros acabou (fail. Tem alguns, mas não quero ler), eu fui terminar de ler essa crônica e continuar o livro. Afinal, só falta uma crônica, que eu já comecei a ler. Então hoje eu trago a resenha de A Cadeira de Prata, a penúltima crônica na ordem cronológica.

"Como se chega até lá?", perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. "Do único modo possível", sussurrou Eustáquio, "por magia". Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.
Que sinopse, hein? É, gente. Nárnia é cheia de maravilhas mesmo. Eustáquio voltou da expedição ao Oriente com seus primos Lúcia e Edmundo, além do Príncipe Caspian, que, na realidade, se tornou Rei Caspian X. Eustáquio acabou se tornando uma pessoa melhor. Um dia encontra Jill, uma garota da sua escola, chorando, porque tinham implicado com ela e vai lá conversar. Jill, à princípio, se mostra relutante, até que Eustáquio começa a falar de uma terra mágica. Nárnia.
- Como você chegou lá? - perguntou Jill, também um pouco encabulada.
- Da única maneira possível: magia.
(página 523)
Juntos, partem para Nárnia. Jill acaba "mandando" Eustáquio para outro lugar e tem um encontro com Aslam, que lhe dá uma missão e passos para que ela seguisse, e ela deveria sempre repetir, para que não esquecesse. Sua missão é encontrar uma pessoa que há muito sumiu, e então encontram um novo amigo, Brejeiro, que os ajuda nessa empreitada. Não dá para deixar de prestar atenção no Brejeiro e na sua peculiar capacidade de ver o lado ruim de tudo. Foi ele que falou uma frase que os fãs de Nárnia acham linda, que no final do post vou colocar como quote. Não vou falar muito sobre a história, acho que é mais legal que vocês descubram no momento que estiverem lendo (porque vocês vão ler, certo?)
- Bem - disse Brejeiro -, essas enguias vão levar um tempo enorme para cozinhar; vocês são capazes de desmaiar de fome. Conheci uma menina... mas é melhor não contar essa história. Coisa que eu não gosto é de deprimir os outros. (página 550)
Depois de ouvir falar que As Crônicas de Nárnia têm coisas baseadas na Bíblia, é meio inevitável para mim ir lendo e relacionando os fatos com coisas relacionadas à Deus. Uma coisa que eu percebi - que não sei se era intenção do Lewis - foi da vontade de Deus. Os seus planos. Que quando os seguimos, as coisas sempre vão dar certo. Deus não é alguém impessoal; atualmente muitas pessoas tem uma atitude deísta, como se Deus fosse apenas o Criador, e que Ele fica no lugar Dele olhando o que a gente faz. Não é assim. Deus tem uma missão para cada um de nós. Vocês já experimentaram descobrir qual é? Pode ter certeza: por mais que não pareça, esse plano sempre lhe levará à felicidade. Eu vejo as instruções que Aslam dá como um caminho para Jill e Eustáquio. Como Deus dando um caminho para nós, sabe? Quando Jill vai fracassando em sua missão de relembrar as etapas e obedecer o que Aslam fala, as coisas se desencaminham.

São essas e outras coisas que fazem As Crônicas de Nárnia serem uma leitura tão positiva. Eu poderia falar tanto e tanto sobre os valores humanos atualmente, gente! Quem sabe eu faça um post só sobre isso depois? Enquanto isso, eu peço à vocês que leiam Nárnia. Deixem de lado aqueles livros que não te levam à nada, que ensinam valores errôneos, ocultistas - bruxaria, feitiçaria, retorno de mortos -, errados, liberais - sexo antes do casamento -, e vá para alguma coisa que alimente sua alma. Vocês já pararam pra pensar: será que Deus quer isso pra mim? Pode ser considerado apenas um livro, ou apenas um filme, apenas um seriado. Mas o que aquilo está fazendo na sua mente? Ao ler alguns livros que com cenas eróticas, com pessoas com valores errados, eu comento aqui, entenderam?

Bem, eu espero que vocês tenham gostado da resenha. Vocês podem até achar que Nárnia tem um ritmo meio lento, ou que a história não é muito surpreendente, mas vão lendo prestando atenção nos atos de Aslam, no mundo criado por C.S.Lewis, pelos valores que são passados. Por favor.
Por isso é que prefiro o mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniamo, mesmo que Nárnia não exista. Assim, agradecendo sensibilizado a sua ceia, se estes dois cavalheiros e a jovem dama estão prontos, estamos de saída para os caminhos da escuridão, onde passaremos nossas vidas procurando o Mundo de Cima. Não que as nossas vidas devam ser muito longas, certo; mas o prejuízo é pequeno se o mundo existe é um lugar tão chato como a senhora diz. - Brejeiro, página 599.

Informações sobre o livro
Título: A Cadeira de Prata (ACDN 6)
Autor: C.S.Lewis
Editora: Martins Fontes
Páginas: 100
Avaliação:


3 comentários:

  1. Eu nunca li nada das Crônicas de Nárnia, já ouvi falar daquele livro bem grosso, só que é tão grande... Ótima resenha!

    http://leianoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só você ler uma crônica por vez! Obrigada! :D

      Excluir
  2. Preciso continuar a ler esse volume único ... vergonha, só li o 1° livro =/
    Parabéns pela resenha querida!!!!

    Como assim seus livros para ler acabaram???? Quem dera, tenho tantos na fila que as vezes fico meio agitada =/
    Quer algum emprestado???? Bricadeirinha hahahahah

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena