[Resenha] O Filho de Netuno - Rick Riordan

Atenção: essa resenha pode conter spoilers do livro "O Herói Perdido". Se não quiser saber nada mesmo, não leia nem a sinopse.  O primeiro parágrafo da resenha está liberado.


Avaliação: 5/5
Em O Filho de Netuno, Percy está confuso após acordar de um longo sono e não sabe muito mais que o próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de meios-sangues, mas surpreendentemente o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.
"O Filho de Netuno" é o segundo livro da saga "Os Heróis do Olimpo", espécie de spin-off de "Percy Jackson e os Olimpianos". Se "O Herói Perdido" meio que dava para ser lido sem ler a saga anteriormente, se você quiser aproveitar melhor a leitura recomendo que leia PJ primeiro, pois "O Filho de Netuno" tem referências a experiências anteriores do Percy.
Percy estremeceu. Tivera péssimas experiências com navios de cruzeiro. (pág. 349)
A série "Os Heróis do Olimpo", pelo que percebi até agora, é narrada em terceira pessoa, dividido em conjuntos de capítulos, que focam (os conjuntos) em um dos personagens. Em OHP conhecemos três novos personagens: Jason, Piper e Leo. Jason perdeu a memória e foi para o Acampamento Meio-Sangue. Percy estava desaparecido. Em OFDN descobrimos seu paradeiro: ele também não lembra de sua vida e foi parar no acampamento romano de semi-deuses: Acampamento Júpiter. A princípio, ele lembra de um nome: Annabeth. 
Mas a imagem também o entristecia. Ele pensou em Annabeth e se perguntava se viveria para vê-la de novo. (pág. 335)
Acho que o retorno de Percy depois do primeiro livro era algo que muitas pessoas aguardava e bem, finalmente ele está de volta! Rick Riordan voltou ótimo como sempre, um livro perfeitamente equilibrado, com descrições para que entendamos o cenário e o ambiente, e diálogos que nos mostram a interação das personagens. Sem falar nas lições de valores humanos, como da amizade.

Depois de ter derrotado Cronos, os problemas de Percy não acabaram, infelizmente para ele, mas felizmente para nós (porque as histórias não terminaram!) e eles precisam lutar contra os gigantes e assim salvar o mundo. Juno (ou Hera) tem um plano em prática, e uma parte dele tem relação com a perda de memória de Jason e Percy.

Revemos alguns amigos antigos e conhecemos novos, então ao mesmo tempo que lembramos daqueles momentos de fãs de Percy Jackson com o Acampamento Meio-Sangue, e podemos conhecer outras coisas que a imaginação de Rick e suas inspirações criaram.

Como Percy vai para um acampamento romano, conhecemos a mitologia romana (mais sabedoria para nossas mentes! Obrigada, tio Rick!) e também todas as diferenças desse acampamento. Percy parte em uma missão com seus novos amigos e começam as aventuras, problemas, e claro, as piadas do tio Rick! Devo dizer que fiquei meio irritada com um rapaz (que não vou citar o nome) que acha as piadas do Rick sem graça e temo que ele esteja me influenciando e que eu esteja observando com olhar mais crítico. Argh.

Não vou falar muito mais sobre a trama para não soltar spoilers e o livro não perder a graça, mas eu realmente recomendo a leitura. O final é curioso e nos deixa com aquele gosto de quero mais! Pra quem terminou, pode ver o Rick lendo o primeiro capítulo (que talvez esteja mais curto), ou ir no Percy Jackson Brasil e procurar o primeiro capítulo de A Marca de Atena, que infelizmente não consegue saciar nossa sede pela continuação! 
A filha da sabedoria caminha solitária, a Marca de Atena por toda Roma é incendiária. (pág. 322)
Informações sobre o livro:
Título: O Filho de Netuno
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 432



11 comentários:

  1. Sua resenha ficou ótima e me deu mais curiosidade para ler o livro. Já comprei ele e estou terminando um livro para começar a ler ele. Os quotes me deixaram sem folego e todas as suas observações me fizeram crer antes de ler o livro que esse será mais um incrível do TIO RICK! O último quote - a marca de atena - AAAAAAAA ANSIOSO pela continuação. Eu realmente quero saber como essa série vai terminar e qual será o destino dos personagens. ANSIOSO!

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Será que eu sou a única pessoa que nunca leu e não tem vontade de ler Rick Riordan? Os livros são super elogiados, mas eu ainda não consegui me convencer!

    Gabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Gabi, mas sério, o Rick Riordan é incrível demais! O jeito de escrever dele é maravilhoso, equilibrado, ele tem livros ótimos! Dê uma chance! :D

      Excluir
  3. Ok, não li a resenha, já que só li o primeiro e o o aviso de spoiler foi bem claro. Mas vi que você deu 5 estrelas e isso já é o bastante pra me deixa MUITO animada :D Li O Herói Perdido há algumas semanas e AMEI! Nossa, foi como se eu tivesse sido levada de volta pros livros de Percy Jackson pela primeira vez! Achei a história simplesmente genial! E pelo visto, posso esperar o mesmo da continuação!
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, desculpa, eu quis dizer que tinha spoilers do primeiro livro, mas se você já leu O Herói Perdido pode ler a resenha tranquilo! Nossa, como sou estúpida. hahaha

      Excluir
  4. Confesso que ainda não dei inicio a série "Os Heróis do Olimpo" mas acredito que seja muito boa pq o autor escreve maravilhosamente bem.
    Terminei a pouco a série do Percy que já estava na minha estante a tempos e antes de iniciar outra série longa quero terminar outras que ainda estão no aguardo, mas parabéns pela leitura!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu não li Percy Jackson e não tenho nenhuma vontade de ler, por isso fiquei meia perdida na resenha. Mas entedo a empolgação dos fãs, são mais fatos para o enredo orginal, mais livros, ... e isso impede de a série acabar por assim dizer.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série de PJ acabou mesmo. Ela tem um fim, mas não tem, ao mesmo tempo. Assim, acabou porque o Rick encerrou, mas ele fez O Filho de Netuno com spin-off e acabou puxando mais histórias. Devemos ter em mente que a mitologia grega deve ser vasta, então ele ainda pode exercitar a sua imaginação e ainda nos dar mais histórias!

      Excluir
  6. Oi Clara!!

    Quando li esse livro pensei: cadê a ação? Até comentei isso na resenha que fiz lá pro blog. Achei o início bom, o meio ficou fraco, parecia que ele estava enchendo linguiça pra fazer um livro grande, e o final foi bem estilo Rick Riordan.

    Em suma, gostei muito dele!!

    Ótima resenha essa sua e seu blog é lindo demais!
    Beijo

    Ana Caroline

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena