[Resenha] Dom Casmurro - Machado de Assis

Oi, gente! Então, tô aqui com a resenha de um clássico brasileiro: "Dom Casmurro", de Machado de Assis. Quem já conhecia, pode ver minha opinião e quem ainda não conhecia, que tal conhecer um pouco agora?


Avaliação: 5/5

Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.
À medida que o tempo passa, ele, com ajuda de Capitu e também José Dias, vão tentando achar um jeito de escapar do seminário, e afinal ele consegue. Isso que vos conto não deve ser considerado um spoiler, porque, afinal, quem já ouviu falar um pouco de Dom Casmurro sabe mais ou menos o que acontece.

Nós percebemos na narração em primeira pessoa, mesmo com uma linguagem mais robuscada (pelo menos a edição que eu li), que Bentinho é uma pessoa ciumenta. Louco por Capitu, mas ao mesmo tempo com aqueles ciúmes, até mesmo do mar. Ele que nos conta a história, pelo seu ponto de vista, por isso um dos maiores dilemas do livro fica mais complicado de ser decifrado. Acontece que depois que se casam, depois das contínuas tentativas de que Capitu engravidasse, finalmente acontece e ela tem um filho, Ezequiel. O problema é que o menino é muito parecido com seu grande amigo, Escobar, e tudo aponta para uma possível traição de Capitu. E essa traição é um dos maiores dilemas da literatura brasileira, porque pela narrativa em primeira pessoa, feita por Bentinho, e pela personalidade da moça de "olhos oblíquos e dissimulados", nós só podemos ver o ponto de vista de Betinho, e assim não se sabe se Capitu realmente o traiu ou não.

Mesmo sendo um clássico, mesmo sendo antigo, o livro não é ruim. Não, não é, a história é interessante, e realmente poderia ser Bentinho escrevendo, mas na realidade quem escreve é Machado de Assis, autor que nos deixou com a dúvida. Minha professora de Português falou que o legal é isso, nós não sabermos qual é a verdade, e talvez seja mesmo. Afinal, qual seria a graça de sabermos se Capitu traiu ou não? 

Eu recomendo o livro, não apenas por ser um clássico, mas porque a história realmente não é ruim. Apesar de uma linguagem mais complicada (como já disse, pelo menos na edição que eu li), podemos entender no geral o que acontece.

Espero que tenham gostado da resenha e coloquem o livro na sua lista de leitura. Até mais!

Informações sobre o livro
Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: Moderna
Páginas: 160





5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Clara! Já li Dom Casmurro e curti bastante. É um dos meus clássicos brasileiros favoritos. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Dom Casmurro é um livro que me fascina até hoje, na primeira vez que eu o li eu era muito jovem e não havia percebido como Bentinho distorcia os fatos com sua narrativa, então na minha visão Capitu tinha com certeza traído ele, o que me fez gostar do livro nessa época foram atos desumanos que o protagonista cometeu com seu filho (não posso especificar mais pq seria spoiler) mas depois que eu cresci eu percebi que na verdade as coisas não estavam tão claras, e realmente não dá pra saber se Capitu traiu ou não.
    Enfim, essa é a melhor obra de Machado e um dos meus livros preferidos.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Clássico de ensino Médio; eu nunca li esse livro, mas não foi por falta de oportunidade e sim por não sentir o desejo de ler esse livro; está na estante, mas um dia ainda leio

    http://enfimshakespeare.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O livro é muito bom, e acho que todos que já leram ficam cientes da genialidade de Machado de Assis. A história é escrita de forma a nos fazer imaginar que Bentinho é real - é o livro com o narrador mais real que já li na vida. Muito difícil separar a imagem de narrador/escritor. Apesar de tudo, não posso negar que acho a narrativa chata e lenta. Mas, como diz meu professor, quem consegue superar essas barreiras é presentado com uma ótima história!
    Um beijo, Ni

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Machado de Assis é um gênio. Adoro as obras dele,princiapalmente quando ele fala com o leitor e usa a ironia. Vocês já leram "A cartomante e outros contos " ? Apenas os contos dele. Muito bom !

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena