[Resenha] A Esperança - Suzanne Collins

Primeiramente, antes: se não quiser saber spoilers dos dois primeiros livros, não leia a resenha. Sinalizei algumas partes com fortes spoilers de "A Esperança".


Avaliação: 4/5

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Depois de Katniss ter lutado na arena duas vezes, uma nos Jogos Vorazes e outra no Massacre Quartenário, quando uma nova regra coloca antigos vencedores novamente para a luta, ela agora está no Distrito 13 para participar da revolução contra a Capital, o centro do poder de Panem que se diverte às custas de outras vidas. Peeta não está mais com ela. E seu coração ainda não conseguiu escolher entre ele e Gale, seu melhor amigo. 

Gente, como fazer essa resenha? Eu não sei bem o que dizer do livro. Na realidade, eu me sinto meio estranha quanto à trilogia. Como se eu tivesse perdido alguma coisa. Será que eu li rápido demais? Eu não era das mais rápidas lendo, mas li "A Esperança" em uns 4 dias. Mas vamos lá.

Em "A Esperança" nós não somos apresentados novamente à arena, mas temos um outro combate. Os rebeldes estão contra a Capital, e Katniss está entre eles. O problema é que Peeta está fora do alcance de Katniss,  enquanto ela vai caminhando na revolução, com a proposta de ser o rosto dos rebeldes, tem que suportar o que Snow lhe proporciona, de ver Peeta em tal situação. E devo dizer, o que acontece com ele não é das coisas mais "tranquilas".

Quanto ao enredo, eu achei não meio perdido, mas... é, seria meio perdido? Talvez não muito bem estruturado. Suzanne não nos deu um final em que todos terminam maravilhosamente feliz, do tipo: "Ah, a vida não podia ser melhor!". Preparem o coração. Quando você vê, o livro já terminou. Como vocês que estão lendo aqui provavelmente já leram Jogos Vorazes e Em Chamas, eu tenho um comentário a fazer: eu não entendi pra onde foi o romance fingido de Katniss e Peeta. Sim, e agora? Todo mundo descobriu que era um fingimento na Capital? Foi uma coisa que não me pareceu clara. Tem um certo momento em que houve um comentário sobre isso, mas eu não entendi bem. Se souberem, por favor, me avisem.

E minha opinião quanto à Katniss... acho que é mais ou menos. Sendo a protagonista, eu acho que acabo meio que gostando um pouco dela. Mas talvez, quem sabe pela própria personalidade de Katniss somado à tudo que ela passou na vida, por isso que ela seja daquela forma, no contexto do livro (talvez a pessoa possa simplesmente ser assim pela falta de Deus na vida real.)

- Trecho com spoiler de A Esperança -

Gente, e o Finnick ter morrido, gente? Tinha que ser o Finnick? Depois que nós descobrimos porque ele eram assim... Ele tinha que morrer? E Prim? Por que matar Prim? Pra deixar a história mais trágica? Mas Suzanne que sabe. Definitivamente não é a história mais feliz do mundo. 

Quanto ao fim do conflito, não deveria ter havido uma super batalha, rebeldes fronte à Capital, tiros, barulhos, surpresas? Mas não. Katniss simplesmente acorda e tudo acabou, exceto a morte de Snow (é assim, não é? Não me lembro bem)

E Coin? Alguém por favor me explica: foi Coin que mandou soltar as bombas? Ela estava completamente pro mal? E por que Katniss matou Coin? Pra se vingar pela morte de Prim?

E Peeta realmente não voltou pra aquele amor que ele tinha pela Katniss? Ele foi telessequestrado e ficou por assim mesmo? Foi uma certa reviravolta na história. E Gale, gente? Simplesmente foi pro Distrito 2 sem dizer: "Tchau, Katniss"?

E por que Katniss e Haymitch disseram "Sim" para a existência de um novo Jogos Vorazes ao invés de um massacre contra a população da Capital? E se não existiam mais jogos, ela matou Coin justamente pra isso? Pra que o plano de um novo Jogos Vorazes se extinguisse?

- Fim do trecho com spoiler de A Esperança -

Resumindo um pouco do que falei acima, não foi claro à minha mente o fim de alguns personagens, um esclarecimento total e completo no fim da história. E também em momentos de batalha, ou de fuga, não sei bem como explicar, mas é como se eu ficasse confusa, sem entender bem o que acontecia. Talvez fosse sono, rapidez na leitura, os dois, ou talvez realmente a descrição não tenha sido muito boa. Quem sabe tudo junto. Acho que conflito mesmo, entre a Capital e os rebeldes não tem. Daquele tipo: "Vamos ao ataque total!" e bam bam bam. Talvez até tenha tido, mas eu tenha me esquecido. 

Depois de tudo isso, eu recomendo a trilogia. O diferencial e as surpresas de Suzanne merecem ser lidos. 

A América do Norte foi destruída na história, não foi? Mas pessoal, será que algum dia nós mesmos não iremos destruir esse mundo que temos? Provavelmente, nos países com o nível de democracia que temos não teremos um governo como o da Capital, mas e quanto aos nossos biomas, nossa fauna e nossa flora? Se não me recordo mal, Katniss cita algo em um dos livros falando como se seus antepassados tivessem feito o que bem entendessem com o planeta sem que lembrassem das gerações futuras. Será que é isso que estamos fazendo? Gastando, consumindo, destruindo, sem nos importar que se o mundo não acabar até lá, se Jesus não voltar até lá, as próximas gerações, talvez até nossos tataranetos, estarão vivendo nesse mundo? E se a água acabar? É melhor que a humanidade tome consciência antes que seja tarde demais, e preste atenção no que acontece no governo, no país, antes que estejamos encurralados nas pessoas eleitas por nós mesmos. Sei que estou englobando mais de um ponto, mas é importantíssima que tenhamos consciência em que escolhemos pra subir no nosso governo. Depois quem toma as consequências somos nós.

E aproveito o post para fazer um comentário: hoje, dia 25, estávamos na aula de Filosofia e minha professora fez um comentário sobre as secas no Nordeste, que estão fazendo uma campanha para arrecadar alimentos e etc, se não me engano, para as pessoas que estão sofrendo com a seca. Mas isso acaba! Esses programas assistencialistas acabam. O que o nordestino precisa é de irrigação, programas inteligentes. E cadê os políticos sérios? A Califórnia é o estado mais rico dos EUA e fica no meio de um deserto, meu povo! Eu ainda não posso votar, mas vocês que podem, por favor, votem conscientemente. E que o brasileiro não se acomode com o que não está bom no país.

Espero que vocês tenham gostado da resenha e perdoem a falta de atualização. No momento eu quero ver o filme "Jogos Vorazes"... Vocês sabem dizer quando chega em DVD? 

Até a próxima, se Deus quiser!

Informações sobre o livro
Título: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas:
 424

Trilogia: Jogos Vorazes
1. Jogos Vorazes (The Hunger Games)
2. Em Chamas (Catching Fire)
3. A Esperança (Mockingjay)
Preço: Cultura ♥ Saraiva ♥ Submarino ♥ Box da trilogia





4 comentários:

  1. Adorei sua resenha, principalmente por estar tão bem estruturada e fazer analogias com pontos tão importantes como a conservação do planeta. Quanto ao lançamento do dvd, ele estará nas locadoras dia 22 de Agosto e para venda dia 21 de Novembro. Espero que goste do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D
      Agosto? Poxa... :/ Mas obrigada pelas informações.

      Excluir
  2. Poxa até agora não li nenhum livro dessa série, só vi o filme que amei!
    Seguindo o blog!
    Convido a para seguir
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Clarinhaaaaaaaaaaaa. Adorei sua resenha de A Esperança, eu estou lendo ele e quase acabando. Não me importo com spoilers, na verdade para mim eles não fazem diferença afinal mais cedo, ou mais tarde eu acabaria sabendo.
    Enfim... seguindo o blog.
    Please me ajude a divulgá-lo.

    ;D

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena