[Resenha] As Crônicas de Nárnia - O Sobrinho do Mago - C.S.Lewis

Oi, gente. Como vão vocês? Hoje trago a resenha de uma história que eu li já pela segunda vez. Infelizmente o que fizemos da trilogia de Jogos Vorazes pela internet foi cancelado, então teremos que pedir novamente.


Avaliação: 5/5
A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
C.S.Lewis nos apresenta a crônica em que é retratada a aventura de Digory e Polly, duas crianças, as primeiras a verem o país mágico de Nárnia. Nele entendemos como tudo começou, as explicações do que vemos na história que começou com tudo nos cinemas, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", enfim, é o início. 
No escuro, finalmente, alguma coisa começava a acontecer. Uma voz cantava. Muito longe. Nem mesmo era possível precisar a direção de onde vinha. Parecia vir de todas as direções, e Digory chegou a pensar que vinha do fundo da terra. Certas notas pareciam a voz da própria terra. O canto não tinha palavras. Nem chegava a ser um canto. De qualquer forma, era o mais belo som que ele já ouvira. Tão bonito que chegava a ser quase insuportável.O céu do oriente passou de branco para rosa, e de rosa para dourado. A voz subiu, subiu, até que todo o ar vibrou com ela. E quando atingiu o mais potente e glorioso som que já havia produzido, o sol nasceu.
Polly e Digory se conheceram no verão. Digory, muito triste pelo que acontecia com sua mãe e por ter que morar na cidade de Londres, estava com o rosto encardido de tanto chorar, e  ainda por cima estar com as mãos sujas de terra e passar no rosto. Se tornaram colegas e começaram a explorar e brincar juntos, até que vivem uma aventura muito além dos limites do lógico e racional, que mexe com magia, maravilhas e outros mundos.

Você que não conhece Lewis, precisa ler essas crônicas. Temos alusões à Bíblia (que se não me engano ele disse que não tinha se baseado nela. Mas será?), Jesus e ensinamentos do bem, pelo que entendi. Mas você não se sente empurrado à nenhuma religião, eu acho:
- Mas não posso dizer isto a este velho pecador, como também não posso consolá-lo; ele mesmo se colocou fora do alcance da minha voz. Se eu lhe falasse, ouviria apenas rosnados e rugidos. Oh, Filhos de Adão, com que esperteza vocês se defendem daquilo que lhes pode fazer o bem!
Até mesmo com a Segunda Guerra Mundial:
– Ainda não, Filha de Eva. Ainda não. Mas estão caminhando para isso. Não é impossível que um homem perverso de sua raça descubra um segredo tão pavoroso quanto o da Palavra Execrável, e use esse segredo para destruir todas as coisas vivas. Breve, muito breve, antes que envelheçam, grandes nações em seu mundo serão governadas por tiranos parecidos com a imperatriz Jadis: indiferentes à alegria, à justiça e ao perdão.    
 Quem vai ler, não espere uma coisa que pare o coração e lhe faça morrer de curiosidade, porque a história é bem simples e é justamente uma introdução das histórias de Nárnia. Acho que o que mais temos são ensinamentos, e claro, poder apreciar as paisagens criadas por ele. O que eu digo é: não percam a oportunidade de ler esse livro. 
- Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as árvores caminhem! Que os animais falem! Que as águas sejam divinas! 
Informações sobre o livro:
Título: O Sobrinho do Mago - C.S.Lewis (edição Volume Único)
Autor: C.S.Lewis
Editora: WMF Martins Fontes 
Páginas: 98
Preço: Submarino - Cultura - Saraiva (volume único) l Cultura - Saraiva



2 comentários:

  1. Nossa, eu senti tudo o que você disse aí! Acho que o livro é muuito bom, com as comparações bíblicas.. É tudo muito perfeito ! Adoro a meneira como Lewis escreve.. é envolvente e mágico ! E eu prefiro "O SObrinho Do Mago' do que "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa' (mas não quer dizer que não gostei, adorei.. mas achei o 1°melhor..)
    Enfim, é muito bom, e acho que todo mundo deveria ler :)

    Fernando

    http://nerdliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que resenha legal, parabéns =)
    Tbém estou estou lendo o volume único e esse foi o que terminei e resenhei tbém =)
    concordo com vc é uma ótima leitura =)

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena