[Resenha] O Fantasma da Ópera - Gaston Leroux


Avaliação: 5/5

É noite de gala na Ópera de Paris. Os Srs. Debienne e Poligny se despedem do cargo de diretores da Ópera com um último recital. Porém, nos corredores do teatro, uma figura misteriosa caminha como uma sombra e desaparece sempre que é vista. No subsolo, o maquinista-chefe é encontrado morto. Esse é o legado que os antigos diretores deixam a Armand Moncharmim e Firman Richard: a perturbadora presença do fantasma da Ópera. Ao ignorar os caprichos do Fantasma, os novos diretores têm que lidar com uma trágica seqüência de eventos que culmina no desaparecimento repentino da cantora lírica Christine Daaé. É em meio a esse clima de suspense e de terror que somos levados ao labirinto sombrio que é o subsolo da Ópera de Paris.
Meu musical preferido, O Fantasma da Ópera já encantou plateias por todo o mundo. As mais diversas cantoras maravilharam espectadores com as notas alcançadas por elas durante a música tema. Mas, como quase todo bom filme, este veio de um livro. E eu não seria uma fã se não lesse o que deu origem à esta história que não deixa de fascinar!

Considerado por muitos como um romance gótico, por conter horror, tragédia, ficção, romance e mistério, Le Fantôme de l'Opéra nos conta a história de Christine, Raoul e Érik, a maior interrogação da ópera de Paris, um dos participantes deste triângulo amoroso e um abismo emocional e psicológico. Para alguns, imaginação, para outros, assombração. Mas uma coisa é certa: as coisas não aconteciam normalmente naquele templo da arte. Christine tem que se decidir entre seu amor de infância, Raoul, ou a criatura que lhe causa tanto admiração quanto medo.

O que me surpreendeu enquanto lia este clássico (♥) foi em perceber como foi uma leitura dinâmica. Não foi enfadonha, mas, claro, não poderia deixar de ser "menos rápido". Os diálogos não são muito naturais, vale ressaltar, mas só deixa tudo mais dramático, trágico e, é, dramático, que convém dizer que não foge nada do objetivo do livro. Comparado ao filme, óbvio que há mais detalhes, mas quando se trata de música, nenhuma descrição substitui o som, não é? De qualquer forma, é um livro maravilhoso e que pretendo reler no futuro. 

Para inspirá-los, não poderia deixar de citar mais do musical. É apenas o mais visto no mundo e acredito que nenhuma outra obra tenha recebido tantas adaptações quanto esta. O filme com Emmy Rossum e o espetáculo do Royal Albert Hall são obras primas da arte, que não podem deixar de ser vistas por nenhum amante de musicais. Fiquem com alguns vídeos e não deixem de comentar :)

Informações sobre o livro
Título: O Fantasma da Ópera
Título original: Le Fantôme de l'Opéra
Autor: Gaston Leurox
Editora: Farol Literário
Páginas: 336
Skoob
Comprar: CulturaFnacSaraivaSubmarino
Série: -
Adaptações cinematográficas: diversas.





5 comentários:

  1. É uma obra muito famosa mesmo, principalmente por causa do musical, mas eu nunca me aprofundei nele. Porém tenho bastante curiosidades por clássicos assim, então vontade para ler é o que não me falta. Adorei a resenha.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Minha banda preferida gravou cover de The Phantom Of The Opera e é tipo, minha musica preferida há uns 4 anos. Procura no youtube a versão do Nightwish, é sensacional. <3

    Eu morro de vontade de ler o livro! Já até tenho aqui em casa, só falta tempo mesmo. Vou tentar ler no meu desafio.

    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  3. Conhecia o musical, mas lendo sua resenha fiquei com vontade de ler o livro!

    Adorei o blog, seguindo.

    BJs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Também é meu musical favorito! Adoro a história, mas jamais li o livro. Ainda não consigo imaginar como deve ser ler um musical. Quero muito <3

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena