[Resenha] As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa - C.S.Lewis

Oi, gente! A minha última resenha foi da primeira crônica na ordem cronológica de "As Crônicas de Nárnia", chamada "O Sobrinho do Mago". Se quiserem ler, basta clicar aqui.

Agora estou trazendo pra vocês a resenha da segunda crônica, também na ordem cronológica. Apesar de ter lido no Volume Único, colocarei uma imagem exclusivamente para essa crônica. Espero que gostem!


Avaliação: 5/5
"Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.
Provavelmente algum de vocês já viu o filme "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", não é? Essa crônica é justamente a versão escrita da história. E claro, boa como todas as outras.

Curioso que Lewis não escreveu em ordem cronológica, desde a criação até o que acontece com Nárnia no final. Ele foi montando as histórias, que depois foram organizadas, e assim podemos escolher entre aos dois modos de ler. É a segunda vez que leio, e novamente estou lendo pela ordem cronológica. Mas quem quiser ler pela ordem de publicação, começaria por essa crônica.

Encontramos os irmãos Pevensie na época da Segunda Guerra Mundial, saindo de Londres e indo para casa de um senhor, enorme, com salas e quartos, e um curioso guarda-roupa em uma sala vazia. Lúcia, enquanto explorava a casa com seus irmãos, o descobre. E encontra um mundo totalmente diferente atrás daquele móvel de madeira, que passa por um momento de tristeza, onde é sempre inverno, e nunca Natal. Mal sabe ela que faz parte, juntamente com seus irmãos de uma antiga história desse mundo encantado, que está sob o poder da Feiticeira Branca, que se auto-denomina Rainha de Nárnia. Ninguém acredita em Lúcia, mas depois de um tempo, eles mesmos estão todos em Nárnia, e claro, com problemas, pois nesse maravilhoso país existe uma perseguição aos humanos, chamados Filhos de Adão e Eva e enfrentam um caso de traição.
Só então viu que havia uma luz em frente, não a dois palmos do nariz onde deveria estar o fundo do guarda-roupa, mas lá longe. Caía-lhe em cima uma coisa leve e macia. Um minuto depois, percebeu que estava num bosque, à noite, e que havia neve sob os seus pés, enquanto outros flocos tombavam no ar.
Imagino que quem leu esse livro já sabe como ele termina. O filme foi bem fiel ao livro, e como já disse sobre "O Sobrinho do Mago", quem espera algo de tirar o fôlego e de matar de aperreio, não irá encontrar. Mas Nárnia é tão linda, mágica, e o livro ainda nos dá ensinamentos, e assim não dá para morrer sem ler essas crônicas. Mesmo.

Encontramos no livro alusões à histórias bíblicas, e quem tem algum conhecimento pode acabar captando. Quanto à diagramação, as páginas são brancas, com uma ilustração no início de cada de capítulo, e uma letra pequena. Talvez ela tenha sido reduzida para reduzir o livro, mas mesmo assim, quando se junta tudo, dão mais de 700 páginas. Quem quer ler sem se muito, pode ler uma crônica, dar uma parada para ler outra coisa, e depois voltar para outra crônica. 

E uma dica: pra quem consegue ler e ouvir música ao mesmo tempo (acho que até pra quem não consegue dá certo), vocês podem ir ao YouTube, pesquisar "Narnia Soundtrack" e a cada momento de leitura, achar uma faixa adequada ou que vocês gostem para ouvir enquanto lê. Como muitas das músicas não têm letras (se não todas. Acho que se alguma tiver, deve ser só a dos créditos, isso se ela tiver), não atrapalha tanto. Mas fica à critério de vocês.

Assim como na resenha anterior, o que eu digo é: não percam a oportunidade de ler esse livro.

Informações sobre o livro:

Título: "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa"
Autor: C.S.Lewis
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 83






3 comentários:

  1. Oi!
    Gostei muito da resenha!
    Já li As Crônicas (volume único) e AMEI! também já assisti a todos os filmes lançados. Me impressiona muito a capacidade de criar um verdadeiro mundo que esse autor teve. Incrível!
    Um Super Beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro volume unico e ainda estou lendo Principe Caspian! Nao tem como nao amar as historia de CS Lewis.
    Amei!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Clara!
    Eu ainda não li o meu volume único, mas vontade não falta.
    Já dei uma espiadinha nos primeiros capítulos, e apaixonei ainda mais. <3
    Beijos.

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena